TurtleEyes
Mensagens: 2
Registado: sexta, 23/dez/2016, 17:18

Pisco de peito ruivo [ajuda]

Boa noite :)
Sou nova por aqui.... infelizmente, não venho pelas melhores razões!!!
Encontrei uma cria d episco presa em cola para apanhar ratos. Fui com ela ao vet, que a tirou da cola, pos maionese pa tirar o excesso de cola, etc, etc, etc....
Fiquei de repetir a maionese e banho 1h depois.. ok... tirei qualquer coisa, mas continua muito lá! Fiquei de dar glicose, que me deram numa seringa de hora em hora, já dei as doses que tinha, e já lhe dei uma dose de papa de bebé (recomendado pela vet). O bichito parece arrebitado, saltita (raramente e quando "cai" da minha mão) e olha curioso para mim. No entanto a cola continua lá.... :( adorava soltar o bicho, a mãe esteve a chamá-lo quando escureceu!
Ando para aqui em pesquisas e pensei em cortar penas.... não, não o vou fazer porque tenho medo!!! Mas... será esta uma solução? Ele está pior numa das asas, no fundo, já separei as peninhas todas, mas voltaram a juntar, tenho de insistir na maionese! nas costinhas tb tem alguma e no peito é onde tem mais e não consigo mexer lá com muita facilidade..... Isto porque estou a mexer nele sozinha, e so com uma mão não consigo separar as peninhas! Posso parecer toto a dizer isto, mas n tenho qualquer experiência com pássaros, mas quero muito fazer o melhor pelo bichinho!
Basicamente, gostava que me dessem dicas... ele está a ingerir bem tudo o que leh tenho dado (as 4 doses de glicose e 1 dose de papa). tenho dado 0,1ml de 1.30/1.30 ou 2/2h (tenho 3 filhos, não consegui controlar o tempo que a vet me disse de hora em hora). estava a pensar daqui a cadito dar 0,2 de papa pa depois ir dormir mais descansada, porque nem sei se durante a noite precisa de hora em hora!
Dicas, por favor... :(
ruben10PT
*****
Mensagens: 904
Registado: sábado, 28/fev/2015, 20:59
Localização: Porto

Re: Pisco de peito ruivo

Olá,

Uma cria de pisco-ruivo em dezembro? :shock:
Algo de errado se passa.. Se possível coloque umas fotos.

Quanto a remover a cola, embora utilizado por um veterinário, maionese não me parece uma boa solução até porque mesmo que remova a cola, confesso que desconhecia este efeito, vai ficar com sempe vestígios de maionese, que a ave pode ingerir.. Tente com liquido de remover visgo por exemplo, talvez seja melhor solução. (https://www.olx.pt/anuncio/lquido-para- ... 4ea22daa71)

Bom Natal a todos! :wink:
Armando Moreira
*****
Mensagens: 1263
Registado: sábado, 14/out/2006, 22:38
Localização: Maia - PORTUGAL
Contacto: Sítio web

Re: Pisco de peito ruivo

:( ola a Todos!

para tira a cola dos ratos o melhor é comprar SUPER GEL no Continente na secção de acessorios para automovel. Isso remove e dilui a cola sem afetar as penas ou a pele da ave.

Não sei de que regiao do país é, mas se for da zona do grande Porto o melhor é levar a ave e entregar a ave selvagem em Gaia no Parque Biologico pois la recebem estes animais. Eu ja entreguei no dia de Natal uma ave de rapina ferida numa asa encontrada nos campos na vespera de Natal o segurança de serviço assegurou me que mesmo nesse dia seria vista por uma veterinaria da parte de tarde,

Se for de outra região do país esta metida numa carga de trabalhos pois por lei não pode ter essa ave na sua posse, mesmo com a melhor das intenções... Tenha cuidado, pois as multas são pesadas e é crime (não a quero assustar mas apenas alertar 8) )

Cordiais cumprimentos a todos e votos de Boas Festas :)
ilidio diogo
Mensagens: 26
Registado: terça, 22/dez/2015, 10:15

Re: Pisco de peito ruivo

Dá-me a ideia que a pessoa deve estar no Brasil , pois nesta altura aqui não ha crias , quanto a tirar a cola se não tiver outros meios tente tirar com cinza ou caso não tenha utilize farinha pelo menos deixa de pegar
ruben10PT
*****
Mensagens: 904
Registado: sábado, 28/fev/2015, 20:59
Localização: Porto

Re: Pisco de peito ruivo [ajuda]

Viva,
Dá-me a ideia que a pessoa deve estar no Brasil , pois nesta altura aqui não ha crias , quanto a tirar a cola se não tiver outros meios tente tirar com cinza ou caso não tenha utilize farinha pelo menos deixa de pegar
Amigo, isso é ainda mais improvável que haver uma cria de pisco em dezembro, a espécie em questão só existe na Europa, podendo no máximo ser avistada durante o inverno num ou outro local do norte de África, na América não existe seguramente.

Cumprimentos
Avatar do Utilizador
cable-man
****
Mensagens: 482
Registado: terça, 11/dez/2007, 01:43
Localização: Tomar - Portugal
Contacto: ICQ Sítio web

Re: Pisco de peito ruivo [ajuda]

No rotulo da cola dos ratos diz para retuirar com gasolina.
Naos ei ate que ponto a gasolinaa nao sera prejudicial ao bicho, apenas estou a dizer o que vem escrito no rotulo.
Viveiro e resumo geral de tudo: viewtopic.php?f=33&t=7475&p=54187#p54187
Updates na Pagina3
TurtleEyes
Mensagens: 2
Registado: sexta, 23/dez/2016, 17:18

Re: Pisco de peito ruivo [ajuda]

Desculpem não ter voltado.... ele morreu na manhã seguinte e sinto uma culpa enorme!!! pus lhe a maionese e dei banho com água morna e de seguida ia secar com secador (tudo indicação da vet).. mas entre banho e secador demorei um cadito e deixei o se calhar a apanhar frio! Por favor, não me culpem mais do que já me sinto culpada! :( penso no bicho a toda a hora!!! sinto que na noite anterior ele estava bem arrebitado com aquele olhar curioso e de manhã nem estava na caixa onde o deixei e estava tão arrebitadinho (embora não tenha fugido e deixou se apanhar!)
em epoca de natal e com 3 filhos, foi uma estupidez mas nem me lembrei de um excelente vet de exóticos que me acompanha com as turtles, mas pronto......
sou de vila do conde! Não que perceba de passaros, mas achei que era cria e a vet confirmou.. e realmente vi um adulto (porque era maior) a insistir a piar! já tive crias numa casa de banho (longa historia - ou não, foi apenas uma janela aberta e dp deixamos ficar) mas não lhes mexi nem nada, fizeram a vida normal deles com os pais e fui vendo a evolução deles!
fotos, tirei algumas, mas não sei por aqui...... :(
seja como for, agradeço a disponibilidade e espero não voltar a precisar de usar as dicas, mas de uma próxima é vet de exóticos ou parque biológico, mesmo!!!
Avatar do Utilizador
borllock
Site Admin
Mensagens: 3848
Registado: domingo, 01/jul/2012, 16:23

Re: Pisco de peito ruivo [ajuda]

Acho que não se deve sentir culpada, tudo o que fez foi a pensar no bem da ave.
Dificilmente a ave escaparia, sendo cria ou não, aves selvagens quando capturadas duram pouco tempo em cativeiro.
De qualquer das formas fiquei curioso acerca da espécie e idade da mesma, caso posso colocar as fotografias é só clicar em "responder" e depois em baixo clica onde diz "Anexar ficheiro" e escolhe a fotografia que está em algum local no seu computador.
Cumprimentos,
José Jesus

Porto - Penafiel

Visitem: https://placeofbirds.wordpress.com/
ilidio diogo
Mensagens: 26
Registado: terça, 22/dez/2015, 10:15

Re: Pisco de peito ruivo [ajuda]

Pena a ave ter morrido mas a culpa não foi sua , tambem (e não leve a mal) não teve muita sorte com a vet como lhe chama , penso que quer dizer veterinaria, é que receitar maionese talvez estivesse a pensar noutra coisa. Quanto a achar que o passaro era novo diz isso pelo tamanho ou pela cor ? é que esse pisco em novo é todo castanho com pintas castanhas amareladas sendo que adultos ja têm o peito ruivo. Vai ver que para a proxima vai correr melhor Bom Ano

Voltar para “Outras Aves”