Avatar do Utilizador
Pedro Lé
***
Mensagens: 113
Registado: segunda, 16/out/2006, 22:31
Localização: Figueira da Foz

Canária x canário de moçambique

Olá a todos!
Queria perguntar aos membros aqui do fórum se me sabem dizer qual a melhor canária para cruzar com o canário de moçambique! Sei que o ideal é uma de fundo escuro e de preferência amarela, certo? Mas gostaria de saber uma raça ou "mutação" aconselhável para levar os filhos (híbridos) a exposição!


Mt obrigado
Miguel Isidoro
***
Mensagens: 247
Registado: quinta, 02/nov/2006, 16:21

Olá a todos,

Pedro,

Antes de mais é preciso dizer que nesse cruzamento a maior dificuldade é a diferença entre o período de acasalamento da canária e do canário de Moçambique, isso aliás já foi referido neste fórum.

Uma vez ultrapassada essa dificuldade, há a questão da cor da canária.
Eu escolheria uma melânica não importa qual a série: negra, castanha, ágata, isabel, . Não importa porque o macho pertence a serie negra.
A cor de fundo é mais importante: pode ter como cor de fundo o amarelo, o branco recessivo (os resultados são iguais) e o branco dominante, neste caso terá hibridos machos e fêmeas clássicos e mutados podendo todos ser expostos. Creio, mas não garanto, que a cor de fundo vermelha deve ser evitada na medida em que os híbridos seriam laranja e logo, desclassificados. Mas, repito: não tenho a certeza a 100%.

Com os melhores cumprimentos,

Miguel Isidoro
Avatar do Utilizador
Pedro Lé
***
Mensagens: 113
Registado: segunda, 16/out/2006, 22:31
Localização: Figueira da Foz

Muito obrigado!
Pedro121
*****
Mensagens: 2752
Registado: terça, 17/out/2006, 09:46
Localização: Caldas da Rainha

Miguel Isidoro Escreveu: A cor de fundo é mais importante: pode ter como cor de fundo o amarelo, o branco recessivo (os resultados são iguais) e o branco dominante, neste caso terá hibridos machos e fêmeas clássicos e mutados podendo todos ser expostos.
O branco dominante é uma exelente opção, por acaso alguem tem fotos de hibridos resultante do cruzamente com um branco dominante? não necesariamente de canarios de moçambique, podem ser de qualquer carduelis ou serinus.
Pedro Ramalho
Miguel Isidoro
***
Mensagens: 247
Registado: quinta, 02/nov/2006, 16:21

Olá a todos,

Pedro,

"O branco dominante é uma exelente opção",

É... em teoria!

Na prática, acho que já será muito bom se se conseguir arranjar canários lipocrómicos branco dominante.
Tenho as maiores dúvidas quanto à possibilidade de se conseguirem encontrar, em Portugal, canários melânicos com cor de fundo branco dominante...

Mas tentar não custa :wink:

Com os melhores cumprimentos,

Miguel Isidoro
Pintassilgo
Mensagens: 48
Registado: quarta, 25/out/2006, 13:55
Localização: Leça da Palmeira

Olá amigo Miguel Isidoro, não é que eu entend muito de canários de cor mas um canário melanico de fundo branco nao pode ser um Negro Branco? Os usuais cinzas ou pretos que nas exposições sao os negros brancos?
Que se for esses até se arranja bem não?
Abraço,
Sérgio Melo
Miguel Isidoro
***
Mensagens: 247
Registado: quinta, 02/nov/2006, 16:21

Olá a todos,

Sérgio,

" um canário melanico de fundo branco nao pode ser um Negro Branco? Os usuais cinzas ou pretos que nas exposições sao os negros brancos?
Que se for esses até se arranja bem não? "

É verdade que "negros brancos" são comuns em Portugal, ou pelo menos não são muito dificeis de encontrar. O problema é que esta denominação está incompleta... Na verdade a maioria dos "negros brancos" são "negros brancos recessivos" ora, usar uma femea destas ou uma negra amarela (verde) é exactamente igual.

Mais raro e é o que interessa aqui é o "negro branco dominante". Esses é que dúvido que apareçam muitos.

Com os melhores cumprimentos,

Miguel Isidoro
pedro376h
*****
Mensagens: 1750
Registado: sexta, 13/abr/2007, 11:09
Localização: águas boas - oliveira do bairro
Contacto: Sítio web

boas,
para obter hibridos não sei até que ponto não seria engraçado utilizar canários de porte, como por exemplo os fife fancy. e nesta raça, o que não faltam são aves de fundo branco dominante. tanto lipocromicas como melanicas.
e como os tamanhos até são mais aproximados, era capaz de ser mais uma coisa a favor.
um abraco,
pedro duarte
visite http://pedroduarte.blogspot.com
Miguel Isidoro
***
Mensagens: 247
Registado: quinta, 02/nov/2006, 16:21

Olá a todos,

Pedro, o problema é que nas exposições penso que não são admitidos híbridos com canários de porte e segundo percebi o objectivo é expor os híbridos.

Com os melhores cumprimentos,

Miguel Isidoro
Pintassilgo
Mensagens: 48
Registado: quarta, 25/out/2006, 13:55
Localização: Leça da Palmeira

Olá Miguel Isidoro, pronto então assim ja entendi a situação melhor. ihih O meu forte são mais os lizard e pintassilgos.. canários de cor claro que vamos entendendo aos poucos e conheço as raças mas nunca as criei.. gosto mais do porte nos canários.

Obrigado pelas explicações.
Ando a pesquisar umas coisas sobre este tópico e já encontrei mais umas dicas de como se tirar híbridos claros mas como ainda nao sei mesmo em concreto.. deixo aqui umas notas na proxima quando tiver tudio mais exclarecido.
É o que faz ter ido dar um passeio a espanha.. descobre-se logo umas coisitas interessantes ihihi
Abraço,
Pintassilgo.

Voltar para “Outras Aves”