A história

Outras espécies que não estejam incluídas nas categorias acima.

Moderador: Tiago Neves

A história

Mensagempor boavida » terça, 19/dez/2006, 00:58

Saudações fraternas


Gostaria de saber se alguém percebe de tentilhões.
Como se criam em cativeiro?
e qual é o código de canto Português destes magnificos passarinhos?
a Historia da Ornitólogia sobre estes passarinhos e os homens é importante.

O modo de os apanhar, o porquê do corte das asas destas aves? será devido ao visgo que os passarinheiros usam?
Noutro dia ao falar com um conhecido , disse-me que se tivesse luvas dos hospitais , tinha um visgo de boa qualidade, como é que se fazia antigamente?
Apercebi-me que algumas pessoas , principalmente na leziria do Tejo , as pessoas antigamente ,divertiam-se na caça de aves de canto, porque não existia rádio, televisão e outras coisas apelativas.
Contaram-me que o tentilhão para cantar tem de estar tapado.
Mas não entendo a razão. disseram-me se ave tem as aves cortadas, só canta passado um sem estar tapado, será isto verdade ou estarei a escrever barbaridades?

Cumprimentos a todos
Boavida
Avatar do Utilizador
boavida
***
 
Mensagens: 224
Registado: domingo, 26/nov/2006, 02:16
Localização: Lisboa

A história

Mensagempor boavida » quarta, 28/mai/2008, 11:14

Saudações, a história ficou no silêncio dos homens que os criaram? :?
Avatar do Utilizador
boavida
***
 
Mensagens: 224
Registado: domingo, 26/nov/2006, 02:16
Localização: Lisboa

Mensagempor vitor anastacio » quarta, 28/mai/2008, 16:28

Boa tarde quando era novo e me dedicava a captura desta especie e outras para ter em viveiro criei muintos tentilhoes apesar de nunca terem criando em cativeiro e estavam num viveiro com 9m2,quanto ao ter as penas cortadas nunca fiz e acho que e um"crime" cortar qualquer pena a qualquer ave,quando ao que foi referido no post anterior não e necessario o tentilhão estar tapado para cantar pelo contrario desde que a ave ande ha vontade melhor e o canto,visto ser uma ave espectacular tanto pelo canto como pela beleza da plumagem e pena que alguns passarinheiros tratem mal as aves em cativeiro.Quanto a fazer o chamado visgo tem muinto ~que se diga apesar de haver ha venda em varias casas que vendam aves tambem podemos fazer em casa,apesar de ser um "segredo" os ingredientes para fazer um, bom visgo,quando e referido as luvas de hospital pode ser feito com outro tipo de borracha onde leva borracha ,petrol ,agua e outros componentes para fazer o visgo ,fiz varias vezes e todas as aves que apanhava antigamente era com visgo casaeiro,apesar de dar menos trabalho comprar uma lata que fica por 2,5 euros .
Vitor Anastacio criador de Psitacideos.
www.vitoranastacio1973.spaces.live.com
Avatar do Utilizador
vitor anastacio
Site Admin
 
Mensagens: 494
Registado: segunda, 16/Oct/2006, 19:42
Localização: setubal

Mensagempor Luis Grencho » quarta, 28/mai/2008, 16:57

Boas.
Eu como o Vitor conta, tambem apanhei alguns ao visgo e tive alguns durante varios anos em gaiola que chegaram a cantar bem sem estar tapados, o estar tapado era para as aves se ambientarem melhor e cantar pois são algo timidas e arriscas , mesmo na natureza e assim tapadas não se assustavam tanto para não se debaterem.
Vi no estado selvagem muitos ninhos que posso garantir que e um dos mais perfeitos no mundo das aves, de tal maneira camuflado que por vezes era bastante dificil acha-los, são completamente camuflados com musgos e liquens da vegetação circndante e forrados por dentro com cabelos, penas e pequenos tufos de arvores que parece pintado tal a cimetria e perfeição.
É sem duvida uma ave magnifica da nossa fauna, acerca de concursos de canto ouvi vagamente mas não tenho informação sobre o mesmo.
Cumprimentos.

Luis Grencho

Criação Agapornis Roseicollis
STAM BZ081

http://rosibird.webnode.com.pt/
Avatar do Utilizador
Luis Grencho
*****
 
Idade: 48
Mensagens: 1076
Registado: domingo, 24/fev/2008, 02:33
Localização: Benavente

canto do tentilhão

Mensagempor Brancolas » sábado, 07/mar/2009, 16:17

Caros amigos,

Já deu para perceber que não entendem muito de tentilhões, acompanhei de perto alguns especialistas na matéria e com eles aprendi algumas coisas que não me importo de partilhar, mas primeiro vou fazer algumas considerações que me parecem pertinentes sobre o canto do tentilhão:

A primeira está relacionada com esta actividade centenária que para muitos é considerada uma arte, arte essa difícil de apreender e decifrar, onde são necessários bons professores, muita experiencia e gosto pela actividade para que a transmissão dos conhecimentos seja bem feita e permita aprender a identificar bem os diferentes tons, por diversas vezes já tive a oportunidade de tentar explicar ao cidadão comum a imensa diversidade de cantos e posso dizer que não é uma tarefa fácil e é comum dizerem que soa sempre tudo ao mesmo.

A segunda consideração está relacionada com o lamento aqui postado fórum sobre a falta de depoimentos referentes a este tema, creio que a principal razão se prende com o facto de que o pessoal dos pássaros, os verdadeiros passarinheiros, com sabedoria para poderem ilustrar convenientemente esta arte são maioritariamente idosos e pouco dados a computadores, internet e fóruns, preferem juntar-se aqui e ali em pequenos grupos com os seus passarinhos a beber uns copos enquanto fazem apostas ou contam histórias sobre antigos campeões de canto.

A terceira consideração que posso fazer é que existem cada vez menos entendidos na matéria principalmente porque existem actualmente menos variedades de cantos o que limita o conhecimento dos novos “aficionados” e que tem como consequência directa a alteração dos critérios standard dos cantos, das regras dos concursos e até dos códigos de conduta do “passarinheiro”.

Prometo que oportunamente publicarei um resumo sobre os diferentes cantos para que quem não domina a arte possa pelo menos saber o que existe e como se classifica.
Avatar do Utilizador
Brancolas
***
 
Mensagens: 120
Registado: sábado, 07/mar/2009, 00:38

Anterior

Voltar para Outras Aves

Quem está ligado:

Utilizador a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 1 visitante