Albano Almeida
Mensagens: 22
Registado: sexta, 29/dez/2006, 22:03
Localização: leça do balio

onde encontrar canarios de moçambique?

sábado, 30/dez/2006, 20:51

ola,boas noites,ja ha algum tempo procuro um canario de moçambique,ja procurei em diversos locais,feira do passaro aqui no porto inclusive,e nao encontro,alguem me sabe indicar um local?nao imaginava ser uma ave tao rara,ou talvez a procura seja muita...

Armando Moreira
Site Admin
Mensagens: 1263
Registado: sábado, 14/out/2006, 22:38
Localização: Maia - PORTUGAL
Contacto: Sítio web

Canario de Moçambique

sábado, 30/dez/2006, 21:49

:D Olá Albano Almeida!

É verdade os canários de moçambique, só se encontram quando chegam remessas de importação. Infelizmente são aves capturadas em África. Nem sempre resistem a quarentena, não sabemos que drogas lhe fornecem nessa altura, para desparasitar ou impedir que aves fracas e com doenças contaminem as mais resistentes.

Infelizmente a maioria dos criadores de aves canoras e ornamentais, não se dedicam a criar estes fabulosos cantores. Pois um macho canta bem., embora de plumagem não sejam aves muito vistosas. Como são importadas em grandes quantidades os preços não são muito elevados em comparação com os canários.

Penso que nesta altura quando estas aves escasseiam no mercado seria uma oportunidade de negócio. Não daria para ficar rico, mas sempre seria um bom nicho de mercado, sem concorrência nesta altura. Seria também uma forma de termos aves adaptadas ao nosso clima e estações do ano.

Gostaria de o ajudar, mas hoje também já desenrasquei um amigo que procurava uma fêmea de canário de moçambique. Como a que eu tinha ficou viúva cedi-a. Não quero desanimá-lo apenas alertar para o problema que irá enfrentar e que não é só seu.

Aqui deixo o meu reparo e comentário esperando ser útil para os visitantes deste fórum.

Se houver algum criador desta espécie seria importante ele partilhar connosco um pouco da sua experiência.

:D Votos de sucesso para a sua procura, BOAS ENTRADAS extensivas a todo o fórum.


Armando Moreira

Albano Almeida
Mensagens: 22
Registado: sexta, 29/dez/2006, 22:03
Localização: leça do balio

a esperança é a ultima a morrer: )

domingo, 31/dez/2006, 14:05

obrigado Armando Moreira,vou continuar procurando...

Armando Moreira
Site Admin
Mensagens: 1263
Registado: sábado, 14/out/2006, 22:38
Localização: Maia - PORTUGAL
Contacto: Sítio web

Onde encontrar canarios de moçambique!

terça, 02/jan/2007, 01:38

Olá a Todos!

O problema dos canários de moçambique é mais sério do que se possa imaginar. Não é fácil encontrar aves desta espécie. Por acaso passeando pela net encontrei o seguinte pedido de ajuda:

hola a todos por favor decirme donde puedo encontrar canarios de Mozambiques ya que aqui en Cordoba no los encuentro por ningun lado,en las pajarerias no los tienen y no conosco a ningun criador que se dedique a ellos.Se me murio el mio ya de mayor y es el pajaro que mas admiro.Si hay algien que los venda por favor decirmelo y cuanto me puede salir con los copste de transporte GRACIAS.


Pois é isso de andarmos todos a criar as mesmas espécies de aves, é só ver o que se passa nas exposições...

Não seria má ideia de tentar criar outras espécies menos comuns. Para bem da Natureza, diminuição de aves capturadas importadas, e para o bem da economia domestica (equilíbrio das despesas com a criação das aves).

Quem sabe se a criação de canários de moçambique daria para fazer exportação para Espanha :lol: :lol: :lol:

digo eu... :lol: :lol: :lol:

Com amizade

Armando Moreira

Avatar do Utilizador
AvilandiaPT
*****
Mensagens: 1002
Registado: domingo, 15/out/2006, 08:26
Localização: Benavente - PORTUGAL
Contacto: Sítio web

Canários de Moçambique

terça, 02/jan/2007, 16:20

Olá,

O problema dos canários de Moçambique é só mais um exemplo de que só damos valor ao que não temos.
A justificação é simples, com a maior dificuldade de importação (desde das medidas de quarentena em finais de 2001) e o encerrar (definitivo??) das importações devido à gripe das aves a situação mudou.
Realmente à alguns anos era fácil encontrar estas aves no mercado, tal como MUITAS outras. Só para se lembrarem de alguns: face laranja, guarda marinho, degolados, tecelões, bicos de chumbo, viúvas, vários lonchuras ou capuchinhos asiáticos, etc etc.
Actualmente a importação da maioria destas aves está proibida e apesar de irem aparecendo alguns aqui e ali já não aparecem na quantidade nem aos preços que era habitual.

Infelizmente, na altura em que eram facilmente encontrados ninguém se preocupou em criá-los. Ou poucos o fizeram. E por isso agora que a torneira das importações de África e Ásia fechou não existem em quantidade suficiente para as necessidades de mercado. E conseguir nesta fase reunir exemplares em número para produzir alguma quantidade já não é fácil nem tão barato. Para mais porque para se começar a trabalhar uma linha viável não será com 2-3 casais.
Para piorar as coisas a tamanha facilidade com que se encontravam e os preços baixos fez com que muitos acabassem como cantores em gaiolas de cozinha ou em viveiros comunitários de decoração, sem nunca terem qualquer objectivo de reprodução. E talvez muitos menos nas mãos de criadores (até eram mais baratos que canários e criavam pior por isso para os criadores qual era o interesse a nivel económico? Só mesmo por gostarem deles).

O problema não é só de Portugal nem do canário de moçambique é de toda a Europa (e não só) e de variadas espécies. Além disso não se esqueçam que havendo pouca oferta os preços disparam e não somos dos paises com mais poder de compra da UE...
Isso cria uma situação curiosa. Lembro-me de em 2000/2001 ter acompanhado um criador amigo norte-americano numa visita que nos fez e entre outros criadores passámos num importador onde estavam centenas de canários de moçambique na altura a cerca de 200esc cada. O comentário dele foi de que nos EUA alguns criadores pagariam uma fortuna por aquelas aves, mas a importação/quarentena era muito mais complicada. Mas por isso os que eram criados nos EUA valiam muito mais dinheiro e eram vendidos a um bom preço.

Por cá ainda estamos na fase da mudança, começam a aparecer algumas espécies novas aos poucos, em pouca quantidade, mas à medida que vão aumentando as criações os preços estabilizam e a procura também. É um processo normal do mercado.
Mas a procura não é maior do que era na altura, é mais visivel porque como não os encontram nas lojas como era habitual as pessoas têm que perguntar "quem tem?". Na prática duvido que haja realmente mais procura e duvido que se quem os cria os quiser vender por um preço mais justo para a sua dedicação/trabalho, muitas das pessoas que perguntam "quem tem" estejam realmente interessadas.
Vemos esses exemplos regularmente com algumas das espécies de africanos que criamos num grupo de criadores amigos ao ponto em que as saidas de aves desse grupo são quase que "controladas" para garantir que os poucos exemplares que há podem ser localizados e estão com alguém que os quer criar se forma consistente e não apenas para decoração ou ter mais um casalinho bonito no viveiro.

Mesmo assim, algumas espécies na prática vão estar tenicamente extintas em poucos anos da ornitologia europeia se as importações continuarem definitivamente fechadas (pelo menos as legais).

Por isso respondendo à questão do amigo Albano, a procura não é muita, a oferta é que é muito pouca... Experimente através de alguns clubes ou visitando exposições, no Norte sobretudo aparecem alguns em exposição é uma questão de procurar contactos de algum criador que os tenha, nas lojas e feiras só por sorte apanhando alguns perdidos dos tais que vão ficando viúvos e que por vezes aparecem para venda.
Ricardo M.
ImagemImagemImagem

Mich
Mensagens: 40
Registado: sexta, 10/ago/2007, 14:21

terça, 20/mai/2008, 14:01

Vi na feira dos pássaros no Porto , no mes passado um casal de canários de moçambique.Estavam a venda por 100€!!!

Avatar do Utilizador
_Tiago_Oliveira__
***
Mensagens: 118
Registado: quarta, 22/nov/2006, 21:18

terça, 20/mai/2008, 18:38

Anilhados?

Mich
Mensagens: 40
Registado: sexta, 10/ago/2007, 14:21

terça, 20/mai/2008, 20:52

Sinceramente não reparei...Mas aparentemente estavam em muito boas condições.

xef
Site Admin
Mensagens: 228
Registado: quinta, 19/out/2006, 23:29
Contacto: Sítio web

terça, 20/mai/2008, 23:02

Boas,


É relativamente frequente encontrar canários de moçambique na feira dos pássaros do Porto, não são raras as vezes em que vi vários casais em vários feirantes diferente.

Existe um feirante em particular que costuma ter sempre vários exóticos incomuns, anilhados e em boas condições, que por vezes também os tem e aí são anilhados de certeza.

Cumprimentos,

Diogo Ribeiro
***
Mensagens: 66
Registado: segunda, 04/jun/2007, 18:29
Localização: Porto
Contacto: Sítio web

terça, 20/mai/2008, 23:25

Boa noite.

Eu estive na feira em que se podiam ver esses canarios de moçambique.

Estavam realmente em muito boas condições, e como foir referido, era mesmo nesse vendedor que por vezes tem aves menos vistas por ca que eles estavam, mas nenhum estava anilhado. Eram dois machos e uma fêmea.

Cumprimentos
Diogo Ribeiro

Avatar do Utilizador
_Tiago_Oliveira__
***
Mensagens: 118
Registado: quarta, 22/nov/2006, 21:18

quinta, 22/mai/2008, 11:33

E o preço era 100€ o casal ou cada?

Cumps Tiago

Diogo Ribeiro
***
Mensagens: 66
Registado: segunda, 04/jun/2007, 18:29
Localização: Porto
Contacto: Sítio web

quinta, 22/mai/2008, 16:49

Boa tarde.

Estavam a 100 o casal.

Cumprimentos
Diogo Ribeiro

Voltar para “Outras Aves”