Página 1 de 1

Aratinga Solstitiatis

Enviado: quarta, 16/jul/2008, 01:00
por Mezanine
Boas!

Eu sou novato neste forum e precisava de umas opiniões.
(peço desculpa pelo texto extenso)

Eu tenho uma Aratinga Solstitiatis (Jandaia Sol) que foi criada à mão e é muito docil e muito mimalha, pois só quer estar com pessoas... E aqui começam os "problemas" e a minha primeira questão:
Tendo em conta que vivo num apartamento e para quem conhece esta ave ela tem o poder de dar uns "berros" muito altos quando ninguém está a brincar com ela, quando ninguem lhe dá atenção. Não sei o que posso fazer para que este tipo de situções não aconteçam. É que chega a ser "irritante" :( É que inclusivamente tenho medo do barulho pelos meus vizinhos.

A minha segunda pergunta é se dá e a vossa opinião sobre "cortar as asas". Ele foi habituado a estar em poleiro... Se o meter numa gaiola sinto que começa a ficar mais stressado e não tão docil com as pessoas.
Ele está num poleiro grande que lhe comprei onde se pode movimentar muito, mas acontece que às vezes se colmeça a enrolar no fio. Quando o solto, ele inicialmente mantem-se no poleiro e fica quase o dia todo o brincar no poleiro, mas depois sente-se livre e começa a voar pela casa... Mas o que torna isto desagradavel é o facto de ele voar e ir para cima dos candeeiros e aí fazer certas e determinadas coisas menos desejadas...

Mais uma vez peço desculpa pelo texto tão extenso, mas era para explicar a minha situação!

MUITO OBRIGADO e cumprimentos!

Re: Aratinga Solstitiatis

Enviado: quarta, 16/jul/2008, 20:51
por Pedro121
Mezanine Escreveu:para quem conhece esta ave ela tem o poder de dar uns "berros" muito altos quando ninguém está a brincar com ela, quando ninguem lhe dá atenção. Não sei o que posso fazer para que este tipo de situções não aconteçam.
Ola

bem, existem varias técnicas para tentares condiciona-la a não gritar, eu não percebo muito do assunto, mas se fores as listas de mail americanas sobre as Sois e pesquisares deves ter lá tudo explicado, de qualquer modo é uma característica natural desta espécie e pode ser trabalhoso evitar o comportamento

Mezanine Escreveu:Ele está num poleiro grande que lhe comprei onde se pode movimentar muito, mas acontece que às vezes se colmeça a enrolar no fio. Quando o solto, ele inicialmente mantem-se no poleiro e fica quase o dia todo o brincar no poleiro, mas depois sente-se livre e começa a voar pela casa... Mas o que torna isto desagradavel é o facto de ele voar e ir para cima dos candeeiros e aí fazer certas e determinadas coisas menos desejadas...
O problema inerente aos poleiros é que para alem de poderem acontecer acidentes podencialmente fatas para as aves, são aborecidos, para tentar resolver o problema existem no mercado gaiolas cuja parte de cima se abre e onde se coloca um opoleiro, são preferiveis ao poleiro tradicional.

Quanto as fezes existem á venda nas lojas online dos USA e penso eu nas do UK fraldas apropriadas para aves, pessoalmente acho algo estranho, mas entre cortar assas ou usar fraldas..., a outra opção é mudares os candeeiros para um modelo em que ele não consiga pousar.

Enviado: quinta, 17/jul/2008, 10:00
por agapluti
Eu há pouco adquiri uma conure de cabeça preta (nandayus nenday) que é uma parente das solistialis, e também li que era das espécies mais barulhentas, mas para já não é muito. Apenas de manhã começa a vocalizar e faz isso durante 10/15 minutos depois cala-se. Isto é um comportamento instintivo pois quando acordam dirigem-se para a zona de alimentação em bando (isto na natureza) e vocalizam para não se perderem ou assim, não me lembro muito bem. Uma vez li que os conures criados à mão geralmente são menos barulhentos que os criados pelos pais.
Quanto ao poleiro e á corrente, por favor compre-lhe uma gaiola daquelas que o Pedro121 disse. Uma amigo meu que tem uma caturra esteve na sua situação e também achava que a coitada da caturra ia stressar, mas depois comprou uma gaiola daquelas que abrem em cima e ela agora quase nunca está no poleiro só mesmo quando ele a chama para vir paa fora da gaiola.
Cumprimentos
Eduardo

Enviado: quinta, 17/jul/2008, 11:32
por Mezanine
Desde já obrigado pelas vossas opiniões...

Vou então pesquisar sobre a melhor forma de o manter mais calmo e não "berrar" tanto.
Agora quanto ao assunto, poleiro-gaiola. Qual é a diferença entre um e outro? E quais são os perigos do poleiro... Ele já está no lopeiro desde sempre e até à bem pouco tempo lhe comprei um novo e nunca reperei em qualquer perigo para ele.

Enviado: quinta, 17/jul/2008, 11:49
por pedro376h
boas,
penso que um dos perigos iminentes, sera a ave poder enrolar-se toda na corrente, e nao te aperceberes :wink:

Enviado: quinta, 17/jul/2008, 21:18
por agapluti
Poleiro- Permite estar em contacto directo com a ave. mais liberdade de movimentos. Pode ser utilizado nas horas em que a ve está solta, mas sem corrente. A ave pode sentir-se desprotegida e voar se assustada (se tiver a corrente pode partir a perna)
Gaiola- De vários tamanhos e espessura entre barras, deverá escolher A que se adequada à sua ave, tanto em tamanho como em espessura entre barras. Existem vários modelos om a mesma espessura e deveescolher o maior que consiga comprar. A ave sente-se mais segura. As barras dem ser horizontas para o psitacídeo trepar. Não permite um contacto físico tão intenso como no poleiro.
O melhor é mesmo a gaiola que dá para abrir em cima, pois assim junta as qualidades de ambos.
Cumprimentos
Eduardo

Enviado: sexta, 18/jul/2008, 01:44
por Mezanine
Muito obrigado por estas informações...

Sempre pensei que (informações que me deram) que o poleiro seria melho para lee... Mas afinal...
Vou tentar ver o que será melhor para ele.