Miguel Isidoro
***
Mensagens: 247
Registado: quinta, 02/nov/2006, 16:21

Canários de Moçambique

Olá a todos,

Vou lançar uma "mini-polémica" (ou talvez um tema de reflexão!)

Em Portugal fala-se recorrentemente em "canários de Moçambique" e "cantores de Africa", mais raramente de " canários de Moçambique gigantes" (seja lá isso o que fôr!)...

Tendo Portugal as ligações históricas que tem com África, como é possível que espécies que vivem em Angola, Moçambique, São Tomé e Príncipe (etc) nunca tenham aparecido em Portugal e tenham sido relativamente comuns na Bélgica, Holanda, Alemanha etc.???
A mim, causa-me aluma confusão :roll:

Com os melhores cumprimentos

Miguel Isidoro
Pedro121
*****
Mensagens: 2752
Registado: terça, 17/out/2006, 09:46
Localização: Caldas da Rainha

Re: Canários de Moçambique

Miguel Isidoro Escreveu: Tendo Portugal as ligações históricas que tem com África, como é possível que espécies que vivem em Angola, Moçambique, São Tomé e Príncipe (etc) nunca tenham aparecido em Portugal

Miguel Isidoro
O problema é que foram demasiados comuns, na década de 80 e mesmo na de 90 podias facilmente comprar centenas e até milhares de importação por preços irrisórios, e foi por isso que nunca ouve muitos com interesse em criar a ave. Eram simplesmente demasiado comuns.
Pedro Ramalho
Miguel Isidoro
***
Mensagens: 247
Registado: quinta, 02/nov/2006, 16:21

Canários de Moçambique

Olá a todos,

"O problema é que foram demasiados comuns, na década de 80 e mesmo na de 90 podias facilmente comprar centenas e até milhares de importação por preços irrisórios"

Não Pedro. Não estava a falar de canários de Moçambique! Esses sim, apareceram em grande número em Portugal.

Neste caso estava a referir-me às várias espécies de "Serinus" que, embora vivendo em países com os quais temos ligações históricas, nunca chegaram ao nosso país e foram abundantes noutros paises da Europa.
Isso é que me parece estranho!

Com os melhores cumprimentos,

Miguel Isidoro
astavares
***
Mensagens: 220
Registado: quarta, 06/dez/2006, 21:30
Localização: Porto

Canário de Moçambique

Boa noite a todos.

Caro Miguel, quanto a mim o facto das aves que refere serem abundantes noutros países e não em Portugal tem uma razão de ser, que me perdõem todos se erro mas chama-se LUCRO FACIL senão vejamos por exemplo o país vizinho; muito mais avançado em tudo em termos ornitológicos pois são criadores/ornitólogos o que não acontece connosco.

Nós queremos juntar 1 pintassilgo a uma canária e tirar logo hibridos;

Nós queremos juntar 1 canário de moçambique com uma canária ou outra ave e tirar logo hibridos, e por aí fora.

Não temos PACIÊNCIA para esperar por resultados para experimentar novas mutações etc., etc..

E depois o que acontece é isto, tudo é moda, agora são os exóticos e as aves de bico curvo e daqui a algum tempo quem tiver outro género de aves e que não se deixe iludir com as modas estará na mó de cima a pedir couro e cabelo por passarinhos que à pouco tempo eram vendidos ao preço da uva mijona.

Peço de novo desculpa, porque não somos todos assim, mas que é uma grande maioria que ninguém tenha dúvidas.

Há que chamar o boi pelo nome.

Na maior parte dos casos de sucesso veja-se a partilha que existe, de conhecimentos entre criadores. ZERO.

O que não acontece, tão frequentemente, noutras paragens, com outras mentalidades.

Ainda nas últimas exposições que fui visitar vi mutações de cardenalitos da venezuela que eram vendidas a € 250,00!!!, vi cardenalitos comuns a serem vendidos a € 200,00 em Espanha e falo neste país por ser o mais pertinho, as mutações de cardenalito e os próprios cardenalitos são vendidas muito mais baratas.

Isto para falar só nos passáros mais na moda, porque de mutações de verdilhões, por exemplo, nem vale a pena falar.

Os pintassilgos, por exemplo, cá não se podem ter.

Como se pode produzir em cativeiro fauna europeia se as autoridades proibem a sua posse?

Em Espanha HÁ ANOS QUE SE CRIAM EM CATIVEIRO, cá quem os cria deve-os vender com anilhas de ouro e diamantes em virtude do exorbitante preço que pedem. Isto são apenas alguns de muitos exemplos.

Como pode, em Portugal, a ornitologia avançar quando:

As autoridades impõem regras do género fazer prova de que os progenitores de uma determinada espécie foram criados em cativeiro??!!
Para se criar em cativeiro primeiro temos de os "apanhar";

Os pseudo criadores, e digo pseudo porque pelo que me toca gosto de partilhar os meus parcos conhecimentos, ocultam métodos, conhecimentos, e outros quando quem tem a sorte de obter uma mutação, um hibrido dificil, uma criaçãoo em cativeiro de uma ave dificil de criar, sonega o conhecimento adquirido e procura de imediato ganhar o totoloto com essas descobertas?

Repare Amigo Miguel que da pergunta que coloquei em 4 QUATRO fóruns, só o Senhor e o Senhor Ferreira, tiveram a gentileza de partilhar o "pouco" sabiam com quem nos lê.Acredita que só vocês os dois é que têm conhecimentos nesta matéria?

Se, como espero, tiver sorte com as Canário de Moçambique, virei aqui dizê-lo e como fiz.

Se de alguma forma fui injusto com alguém que leu este meu comentário, humildemente peço desculpa porque não foi, nem é minha intenção ofender quem quer que seja.

Apenas manifesto a minha opinião que vale o que vale e só isso.

Saudações ornitológicas.

Arturo Santini Tomaso.
Miguel Isidoro
***
Mensagens: 247
Registado: quinta, 02/nov/2006, 16:21

Canários de Moçambique

Olá a todos,


Caro Arturo, creio que não me exprimi bem.

O que me causa confusão é o facto de existirem espécies nativas dos PALOP, tão ou mais interessantes que os canários de Moçambique que nunca (ou só esporadicamente) chegaram a Portugal; paradoxalmente, os cantores africanos, que não vivem em nenhum PALOP, foram relativamente comuns. Até segundo uma lógica meramente economicista parece estranho.
Exemplos:

1.Serinus atrogularis (Moçambique)
2.Serinus capistratus (Angola)
3.Serinus citrinipectus (Moçambique)
4.Serinus scotops (Moçambique)
5.Serinus gularis (Angola, Moçambique)
6.Serinus menelli (Moçambique)
7.Serinus rufobrunneus thomensis (São Tomé)
8.Serinus citrinelloides (Moçambique)
9.Serinus canicollis (Angola)
10.Serinus sulphuratus (Angola, Moçambique)

Quanto à falta de união entre criadores creio que lentamente as mentalidades estão a mudar, este fórum é um exemplo disso

A questão de fauna europeia já foi amplamente debatida e já tive oportunidade de exprimir a minha opinião: é absurdo o que se passa em Portugal!

Já quanto à Espanha tenho de discordar!
Em Espanha praticam-se os preços mais altos da Europa!!!
Os cardinalitos clássicos em Espanha são frequentemente vendidos por 100€ cada. Na Bélgica, Itália, Alemanha ou Holanda vendem-se por 50€!
Já me pediram em Espanha 900€ por uma fêmea de cardinalito isabel (na Bélgica, na altura custavam 500€)

Por cá penso que é impossível venderem-se os clássicos por 50€. Porquê?
Desde logo porque a alimentação é muito mais barata lá do que cá! Nesses países um criador paga em média um terço do que um criador português (IVA, transporte e lucro dos lojistas, tudo contribui para encarecer os produtos). Nestas condições, praticar esses preços cá é, assim, virtualmente impossível.
É claro que já me pediram o dobro do preço pedido em Espanha mas nesse caso era uma pessoa que comprava em Espanha e revendia cá com uma margem de lucro “muito generosa”… O criador deve estar atento a essas situações.

Com os melhores cumprimentos,

Miguel Isidoro
Pedro121
*****
Mensagens: 2752
Registado: terça, 17/out/2006, 09:46
Localização: Caldas da Rainha

“Repare Amigo Miguel que da pergunta que coloquei em 4 QUATRO fóruns, só o Senhor e o Senhor Ferreira, tiveram a gentileza de partilhar o "pouco" sabiam com quem nos lê.Acredita que só vocês os dois é que têm conhecimentos nesta matéria?”

Tudo bem, tiveste poucas respostas, mas por acaso pesquisaste nesses fóruns por tópicos sobre o canário de Moçambique, é que mesmo aqui o assunto já tinha sido falado varias vezes, e por exemplo nos arca de Noé já tinha sido discutido N vezes e com bastante profundidade, é muito fácil dizer que ninguém ajuda, e por vezes é mesmo isso que se passa, mas também é verdade que antes de mais temos que nos tentar-mos ver se conseguimos encontrar algo sobre o tema.

É que se torna algo monótono estar sempre a responder as mesmas perguntas (não é este caso, claro, estou a falar de uma forma geral) só porque as pessoas não se dão ao trabalho de verificar se recentemente se abriram tópicos sobre o mesmo assunto que querem saber, para mim a pergunta mais chata é “comprei recentemente um casal de caturras e gostaria de saber o sexo delas?” ora esta pergunta que numa fase no arca de Noé estava a ser feita quase 1 vez por semana por pessoas diferentes, é muito difícil para mim, e porque? Porque a pesquisa deve ser feita antes de comprar a ave, e não depois, porque se comprou um”casal” deveria ter falado com o vendedor para saber como é que se vê o sexo, porque deveria ter visto os N tópicos abertos sobre o assunto antes de postar e por aí fora, a tua pergunta sobre o canários de Moçambique é pertinente, mas também é uma pergunta vulgar hoje em dia, se calhar nalguns fóruns não lhe responderam precisamente por isso.
Pedro Ramalho
astavares
***
Mensagens: 220
Registado: quarta, 06/dez/2006, 21:30
Localização: Porto

Canários de Moçambique

Boa noite!

Caro Pedro Ramalho, comungo perfeitamente do que dizes quanto ao facto de se pesquisar antes de se formularem questões que estão continuamente a ser feitas.

Não sou, nem de perto nem de longe, um expert em pesquisa via Net mas se verificares aproveitei este Tópico, creio que é assim que se chama, para formular as minhas dúvidas logo, bem ou mal pesquisei, porque este Tópico é antigo. Além disso antes de colocar aqui a questão, talvez por ser demasiado verde nestas andanças, procurei através do Google e não encontrei resposta à minha dúvida. Se calhar não soube pesquisar.

Quanto ao facto de eu afirmar que obtive respostas concretas e concisas só de duas pessoas, neste fórum, é verdade pois infelizmente os conhecimentos adquiridos não são, por norma, partilhados para ajudar na evolução da ornitologia.

Se te deres ao trabalho vais verificar que salvo honrosas excepções a maior parte das pessoas que me respondeu, tal como eu, são pessoas cheias de duvidas, assim as respostas às perguntas já efectuadas N vezes que eu não vi por não "ter pesquisado", devem ter também passado ao lado das outras pessoas.

Não digo que uma experiência, bem sucedida, tenha logo de ser ventilada por tudo quanto é sitio mas com tempo deveria ser partilhada.

Para terminar o Tópico da Arca, penso que te referes a um com o mesmo nome, fui que o coloquei e apesar de ser um local frequentado por algumas pessoas, que aparentemente, percebem de aves, a verdade é que não obtive resultados.

Folgo que este Tópico cujo pai, me parece foi o Miguel Isidoro, esteja a fervilhar com as mais dispares opiniões pois, quanto a mim, é um sinal da vitalidade e da atenção dos amantes de aves que o frequentam o que infelizmente parece não suceder noutros.

Não vejas, por favor, nesta minha resposta uma atitude "agressiva" embora o possa parecer.

Que fique claro que agradeço não só a quem me responde com os seus conhecimentos, como também a quem, como me parece ser o teu caso, faz criticas construtivas.

A todos as minhas saudações ornitológicas.

Arturo Santini Tomaso.
carlosbombarral
****
Mensagens: 373
Registado: terça, 17/out/2006, 23:20
Localização: Bombarral

Re: Canário de Moçambique

Boas
Caro arturo acho que está a ser um pouco injusto. Eu até compreendo o seu post mas não é a primeira vez que um post se arrasta sem resposta ou apenas com alguma resposta mais generalista.
arturo santini tomaso Escreveu: Na maior parte dos casos de sucesso veja-se a partilha que existe, de conhecimentos entre criadores. ZERO.
Olhe que neste forum até não é muito assim. Na minha opinião existe bastante partilha de informação.
arturo santini tomaso Escreveu:em Espanha e falo neste país por ser o mais pertinho, as mutações de cardenalito e os próprios cardenalitos são vendidas muito mais baratas.
Em espanha pelo contrario, na generalidade todas as aves são mais caras. E mais, embora haja muita qualidade, e alguma acima da nossa também há muita coisa vendida a preços proibitivos e sem a nossa qualidade. A diferença está no poder de compra deles.... bsata ver as instalações da maior parte dos criadores.

arturo santini tomaso Escreveu:Isto para falar só nos passáros mais na moda, porque de mutações de verdilhões, por exemplo, nem vale a pena falar.
Pois é. E cá não há? ou não podem ser publicitadas por serem proibidas?
arturo santini tomaso Escreveu:Repare Amigo Miguel que da pergunta que coloquei em 4 QUATRO fóruns, só o Senhor e o Senhor Ferreira, tiveram a gentileza de partilhar o "pouco" sabiam com quem nos lê.Acredita que só vocês os dois é que têm conhecimentos nesta matéria?
Por acaso não terá alguém tido vontade de dizer o mesmo, ou algo parecido e ao ver que eles já tinham respondido não o fez para não se estar a repetir?
Repare caro amigo que nada tenho contra si, apenas manifesto, ou melhor acuso o toque, pois sinto que este forum também é meu, passo por aqui bastante tempo... a ler, a pesquisar ( como diz o Pedro121)... e sobretudo a aprender e, enfim, a ouvir falar de aves que no fundo é o que me traz aqui!
arturo santini tomaso Escreveu:Apenas manifesto a minha opinião que vale o que vale e só isso.
Vale o que vale não. Na minha opinião é tão ou mais válida do que qualquer outra. Olhe, eu por vezes nas "disputas" que por aqui tenho de opinião até vejo que são saudáveis e podem fazer mudar as coisas.

Agora em relação ao que interessa, que se prendia com a duvida na criação do Canário de Moçambique.
Alem de tudo o que foi dito quer neste, quer no "Forum do Ferreira", penso que se não me falhou ninguém tocou num ponto importante: a quantidade de horas de luz diária.
Ñeste tipo de aves se se chegar às 16 ou 17 horas de luz não são exageradas.
De resto, como no geral, a alimentação é a base para a criação. Eu dou mistura normalissima de cánarios da versele, notando que eles não comem muita alpista, e dou uma mistura para exóticos tambem da versele bem enriquecida com painço vermelho, que eles adoram. Quanto a papas uso 50/50 amarela e feast, ambas da ornicare. Em relação ao que o Miguel Isidoro disse, é verdade, nesta altura do ano é suposto não estarem a criar, uma vez que são do outro lado, a não ser que sejam forçados através da modificação oui controlo do ambiente, nomeadamente horas de luz e humidade.
De referir ainda que lhe forneço comida viva, qiue além de os estimular para criar, lhes dá alguma proteina animal. Eu uso trelas (ou bicho da farinha = tenebrio molitor) ou grilos, os mais pequenos, ou buffalo, quando tenho.
Talvez aqui faça de uma forma que não é muito comum.
Como tenho gaiolas com fundo de rede, e eles por vezes deixam cair as larvas, notava que ficavam muito nervosos a vê-las andar por baixo da rede e por vezes até se feriam a tentar apanha-las. Assim pego numa quantidade delas e coloco-as num pequeno passador sobre um recipiente com agua a ferver, ficam mortas mas não cozidas. Assim eles já as podem apanhar e sugar sem as deixar cair. Costumo misturar as larvas na papa.

Penso que é tudo, de qualquer forma andarei por aqui se surgir alguma pergunta que eu possa responder. Ah! É claro que para ouvir alguma crítica tembém!

Cumprimentos e votos de sucesso na criação destas belas aves.
Última edição por carlosbombarral em terça, 08/mai/2007, 10:03, editado 1 vez no total.
Carlos Felicio
Miguel Isidoro
***
Mensagens: 247
Registado: quinta, 02/nov/2006, 16:21

Canários de Moçambique

Olá a todos,

Carlos,

"é verdade, nesta altura do ano é suposto não estarem a criar, uma vez que são do outro lado, a não ser que sejam forçados através da modificação oui controlo do ambiente, nomeadamente horas de luz e humidade. "

Uma vez fiz a seguinte experiência para tentar que criassem na nossa Primavera: em Setembro arranquei algumas penas da cauda, das costas e do peito bem como 2 penas em cada uma das asas (tudo isto da forma mais delicada possível, é claro) com o objectivo de "provocar" uma muda neste periodo, para além disso, coloquei-os numa sala (na minha garagem), que não tinha janelas e onde a única luz que tinha era artificial.
Resultado: em Dezembro, com apenas 8 horas de luz por dia, tinha ovos fecundados!!!

Esta espécie é, na minha opinião, curiosamente muito pouco influênciavel pelas horas de luz, pela temperatura. Creio que o meio mais seguro para os pôr a criar na nossa Primavera será usar na reprodução as últimas crias de cada ano; aquelas que, teoricamente, serão as ultimas a entrar em cio e que portanto terão, por sua vez, crias mais tarde.
Com alguma sorte e muito trabalho em 5 anos devem ser obtidos resultados positivos (creio eu)...

Com os melhores cumprimentos,

Miguel Isidoro
carlosbombarral
****
Mensagens: 373
Registado: terça, 17/out/2006, 23:20
Localização: Bombarral

Miguel
És capaz de ter razão, mas olha que se forem inibidos de criar no inverno e os induzir na nossa primavera, e eu fiz isso jogando com a luz, eles vão lá. A questão é que, infelizmente, se perde uma ou duas épocas de criação para os adaptar.
Cumprimentos
Carlos Felicio
astavares
***
Mensagens: 220
Registado: quarta, 06/dez/2006, 21:30
Localização: Porto

Canário de Moçambique

Bom dia.

Amigo Carlos Felicio, permita que o trate assim.

Relativamente ao que escreve só tenho seis palavrinhas importantes a dizer: obrigado pela sua atenção.

Já o o disse atrás, aceito todas as criticas construtivas e, por conseguinte sei dar "a mão à palmatória" quando como o senhor diz fui um bocado injusto em relação a algumas considerações que fiz, aliás o Miguel Isidoro já tinha, também por outras palavras referido o mesmo.

Vamos lá a ver se mais pessoas aproveitam o que se escreve neste fórum.

Saudações ornitológicas.

Arturo Santini Tomaso.
Miguel Isidoro
***
Mensagens: 247
Registado: quinta, 02/nov/2006, 16:21

Canários de Moçambique

Olá a todos,

Caro Arturo (Por favor trate-me apenas por Miguel, é mais informal :wink: )

Quando diz:
" Já o o disse atrás, aceito todas as criticas construtivas e, por conseguinte sei dar "a mão à palmatória" quando como o senhor diz fui um bocado injusto em relação a algumas considerações que fiz, aliás o Miguel Isidoro já tinha, também por outras palavras referido o mesmo."

Olhe que não! Eu não acho a sua critica injusta até porque conheço alguns criadores e tenho uma certa noção de como as coisas funcionam :cry: ...
Na generalidade dos casos a ajuda só não é "zero" quando lidamos com AMIGOS de verdade.

Eu apenas me limitei a salientar que neste fórum, um dos únicos portugueses que frequento, as coisas são diferentes, o que me alegra imenso :lol: .
Espero que o "espirito" deste fórum se espalhe e atinja toda a ornitofilia portuguesa, para seu (dela) próprio bem.

Com os melhores cumprimentos,

Miguel Isidoro
LuixFlip
Site Admin
Mensagens: 613
Registado: sábado, 06/jan/2007, 16:16
Localização: Sacavém
Contacto: Sítio web

ola

eu consegui adquirir esta semana uma femea de canário de moçambique, já tinha um macho, que consigo cruzar com facilidade com canárias e como tal consegui uns belos hibridos

espero agora conseguir criar canários de moçambique... as perguntas que gostava de fazer são as seguintes:

- quais seriam as medidas ideais para que se consiga ter mais sucesso na criação???

- que tipo de cuidados alimentares especiais se deve ter com estas aves???

espero que me possam responder

bom fim de semana

um abraço a todo

LuixFlip

Imagem
Armando Moreira
*****
Mensagens: 1263
Registado: sábado, 14/out/2006, 22:38
Localização: Maia - PORTUGAL
Contacto: Sítio web

PF Use a função PESQUISAR

Ola a Todos!

Desculpem se eu vou repetir o que que ja informei.


LuixFilp,

Neste fórum existe uma opção "Pesquisar" que usada convenientemente pode ser muito útil.

Se "Pesquisar por palavras-chave:" moçambique

Vai encontrar a informação que pede na sua mensagem e muito mais sobre canarios de moçambique.

Espero ter ajudado, com amizade, :)
LuixFlip
Site Admin
Mensagens: 613
Registado: sábado, 06/jan/2007, 16:16
Localização: Sacavém
Contacto: Sítio web

ola

ok Armando, peço desculpa mas por acaso ainda não tinha reparado nessa opção, vou então começar a pesquisar mais sobre certos temas que me interessam

obrigado

bom fim de semana

um abraço

Voltar para “Outras Aves”