Pardais dourados (Passer luteus)

Outras espécies que não estejam incluídas nas categorias acima.

Moderador: Tiago Neves

Pardais dourados (Passer luteus)

Mensagempor Miguel Isidoro » sábado, 13/jan/2007, 19:39

Olá a todos,

Estive esta tarde numa loja e o vendedor, que já conheço há alguns anos, tinha lá 3 belas fêmeas de pardal dourado(Passer luteus). Infelizmente não tinha nenhum macho. Já vi várias vezes esta espécie à venda mas nunca em tão bom estado e fiquei com muita vontade de tentar cria-los, mas tenho muitas dúvidas:

1)Será que consigo arranjar machos, ou é complicado?

2) é uma espécie fácil de criar?

3)quais as condições necessárias para os criar (dimenções dos viveiros/gaiolas, temperaturas, alimentação, ninhos etc)?

Se alguém me puder dar algumas indicações sobre esta espécie ficarei muito grato

Com os melhores cumprimentos,

Miguel Isidoro
Miguel Isidoro

Registado: quinta, 02/nov/2006, 17:21

Mensagempor AvilandiaPT » sábado, 13/jan/2007, 21:39

Miguel,

Duas questões, tens a certeza que eram todas fêmeas? Nesta espécie os machos têm um plumagem diferente em reprodução (amarela) e de "inverno" (quase igual às fêmeas).
Eu tenho uma pequena colónia destes passarinhos que tem criado nos últimos anos e também tenho tentado alargar a colónia.
Não são particularmente exigentes, são basicamente coloniais (se possível), e criam relativamente bem, embora pouco comparado com outras espécies.
Se ajuda alguma coisa os meus estão na rua, num viveiro de 8mt e criam a partir de Maio até Agosto-Setembro normalmente. Alimento vivo adoram, mas no geral na alimentação não são nada esquisitos.
Já criaram tanto com ninho livre (curioso que é construido com pequenos paus) como em caixas de madeira

Neste momento o mais complicado talvez seja mesmo arranjares mais aves para formar a colónia já que criadores são poucos.

Cumprimentos,
Ricardo M.
ImagemImagemImagem
AvilandiaPT

Registado: domingo, 15/Oct/2006, 08:26

Pardais dourados

Mensagempor Miguel Isidoro » sábado, 13/jan/2007, 22:40

Obrigado Ricardo,

Há muito que acho esta espécie interessante mas nunca encontrei exemplares aceitaveis nas lojas. Desta vez uma das fêmeas éstá maravilhosa e as outras duas estão muito melhor que o costume!

Sinceramente pareceram-me 3 fêmeas pois, para além de não terem o amarelo típico dos machos, as costas também são diferentes das dos machos.

Penso que as vou comprar.

Imagino que não seja uma espécie economicamente rentável mas não deixa de ser uma espécie carismática (pelo menos para mim!) que me atrai imenso.
Se conseguir machos, muito bem, se os não conseguir,espero que no final desta época de criação te possa comprar 1 ou 2 machitos...Eh.Eh.Eh!

Uma vez mais muito obrigado pelos esclarecimentos.

Miguel isidoro
Miguel Isidoro

Pardais dourados

Mensagempor Miguel Isidoro » terça, 23/jan/2007, 19:44

Finalmente tive oportunidade de ir à loja comprar os 3 pardais dourados :D !!!!

2 estão espectaculares, 1 está bastante depenado...
Porém, já não tenho muita certeza de que se trate de 3 fêmeas. O depenado não me vou atrever a especular mas os outros dois são pouco diferentes um do outro (um é mais claro do que o outro, será casal?)

Miguel Isidoro
Miguel Isidoro

Pardais dourados

Mensagempor AvilandiaPT » quarta, 24/jan/2007, 00:05

Miguel,

Possivelmente sim, os machos são mais escuros no dorso do que as fêmeas embora com a mudança de plumagem possa haver dúvidas...
O bico dos machos também é mais escuro, especialmente em reprodução, vê se notas alguma destas diferenças ou penas amarelas algures nessa ave mais escura. As fêmeas têm uma tonalidade mais bege, os machos amarelo claro mesmo em plumagem de inverno.

O ideal seria conseguires acabar com 1 macho e duas fêmeas já que esta espécie comporta-se como colonial.
Ricardo M.
ImagemImagemImagem
AvilandiaPT

Pardais dourados

Mensagempor Miguel Isidoro » quinta, 25/jan/2007, 19:00

Olá Ricardo,

Neste momento estou encantado com o estado das 3 aves, até o que está depenado, para além da falta de penas, está em grande forma.

Parce-me que o mais sensato é ceder-te os 3 pardais por 3 razões:

1) tens mais experiência do que eu com esta espécie
2) não existem muitos pardais dourados à venda neste momento
3)mais importante do que eu ter o prazer de ter pardais dourados é obter o maior número de crias com uma certa diversidade genètica

Por tudo isto, se os quiseres podes leva-los.

Com os melhores cumprimentos

Miguel Isidoro
Miguel Isidoro

Pardais Dourados

Mensagempor AvilandiaPT » quinta, 25/jan/2007, 23:48

Miguel,

Antes de mais muito obrigado pela oferta. Já tinhamos falado sobre isso em privado e mantenho a minha ideia inicial se concordares. Da minha parte desde que tenhas interesse em tentar criar com eles acho muito boa ideia que tentes criar pelo menos um casal ou 1 macho e duas fêmeas e trocarmos uma dessas aves por uma das minhas crias para renovar assim a minha pequena colónia, já que como dizes não aparecem muitos.

Digo isto porque, tal como fiz com os mandarins de Timor, acho importante que as aves pouco comuns sejam repartidas por um grupo de criadores com intenções de as reproduzir. Se houver algum azar (e que por vezes acontecem!!) será mais seguro e evitasse perder todo o trabalho. Com os mandarins de Timor perdi muitos machos no segundo ano e neste momento foram essas aves que mandei para um criador amigo que recuperaram a linha dele e minha!!

Por isso da minha parte será como preferires, caso queiras tentar a criação fazemos a troca que tinhamos falado, caso contrário terão espaço nesta colónia obviamente e farei todos os possíveis por conseguir criar mais alguns este ano. Estamos ambos conscientes que por muito sucesso que tenham, sendo melhor que nada, precisamos de muito mais gente interessada nestas aves e muitos mais criadores para fazer um trabalho estável.

Cumprimentos,
Ricardo M.
ImagemImagemImagem
AvilandiaPT

Pardais dourados

Mensagempor Miguel Isidoro » sexta, 26/jan/2007, 10:41

Ricardo,

É verdade que se acontecer algum imprevisto é bom que existam outros criadores a quem recorrer mas, no caso dos pardais dourados creio que há muito poucos para poderem estar "espalhados". Para mais, e como já reconheci, não tenho nenhuma experiência com o género passer.
Por isso, e também porque são aves que gostam de viver em colónias, acho melhor irem os 3 para tua casa.
Se há a hipotese de alguém os fazer criar essa pessoa és tu.

Miguel Isidoro
Miguel Isidoro

Mensagempor JGON » segunda, 12/fev/2007, 16:06

Foi com muito interesse que li este tópico, mesmo desconhecendo a espécie, para que outros como eu possam ver rapidamente do que aqui se falou, coloco aqui uma imagem recolhida por pesquisa na NEt :D .

Imagem
JGON

Registado: terça, 14/nov/2006, 14:45

Pardais dourados

Mensagempor Miguel Isidoro » segunda, 26/mar/2007, 21:13

Olá Ricardo,

Enviei-te uma mensagem privada. :)

Miguel Isidoro
Miguel Isidoro

Voltar para Outras Aves