Identificação do arquitecto do ninho

Outras espécies que não estejam incluídas nas categorias acima.

Moderador: Tiago Neves

Identificação do arquitecto do ninho

Mensagempor Antonio Lambe » quinta, 19/ago/2010, 15:25

Caros Colegas,

Tenho tentado repetidamente encontrar a maneira de abrir um tópico novo neste fórum...

Espero que possa aproveitar vosso grupo para fazer uma consulta. Encontrei no jardim há umas semanas o encantador ninho da imagem anexa isolado com fibra de Chorisia speciosa numa Caryota mitis. Mas não sei sei se o arquitecto foi uma mejengra (Parus sp) ou qué. Alguém pode ajudar?

Muito obrigado.

Antonio Lambe <info@AAmbiental.org>
Anexos
Nidito.JPG
Nidito.JPG (98.65 KiB) Visualizado 6601 vezes
Antonio Lambe

Registado: segunda, 16/ago/2010, 00:14

Re: Olá a todos!

Mensagempor ferreira » quinta, 19/ago/2010, 15:57

Boa tarde.
Mejengra não é de certeza pois fazem o ninho em buracos.
Poderá ser de alguma felosa, toutinegra, papa moscas, ou até mesmo de rouxinol do Japão caso o ninho tivesse sido construido na zona entre Cascais, Ericeira e Sintra. Qualquer destas aves constroi ninhos em locais baixos e em taça.

Cumprimentos, Ferreira
ferreira

Registado: quarta, 29/nov/2006, 19:29

Mensagempor Antonio Lambe » quinta, 19/ago/2010, 19:00

Olá Ferreira,

Agradeço a resposta rápida e informativa desta tarde. Escreveu:

> Mejengra não é de certeza pois fazem o ninho em buracos.

Não tenho porquê duvidá-lo. Mas isto é inesperado. A maioria da terra aquí no Algarve, especialmente agora, está como concreto. (A 200-300m ao lado de uma ribeira, contudo, sim há bastantes túneis de bilheró.) E há bastantes árvores mas, aparte daqueles furados por carpinteiros, principalmente pinheiros mortos, poucos têm furos.

> Poderá ser de alguma felosa, toutinegra, papa moscas, ou até mesmo de rouxinol do Japão caso o ninho tivesse sido construido na zona entre Cascais, Ericeira e Sintra.

Desculpe. Deveria ter esclarecido que falo do Barlavento (W) algarvio. Se isto modifica suas respostas, espero que me dirá.

> Qualquer destas aves constroi ninhos em locais baixos e em taça.

Muito obrigado. E com aquele tipo de material e tão pequeno (diámetro interior <10cm), suponho. Pode recomendar um lugar na 'net onde ouvir os cantos? Porque isso me dará bastante pista.

Cumprimentos,

Antonio
Antonio Lambe

Mensagempor ferreira » quinta, 19/ago/2010, 19:24

Boa tarde.
Reafirmo o que disse, as mejengras só fazem ninho em buracos, um simples tubo de polgada e 1/4 ao alto é mais que suficiente.
Falo nas regiões de Cascais, Ericeira e Sintra porque é o Habitat em Portugal do invasor rouxinol do Japão.
Se está a falar do Barlavento embora só tenha conhecimento nas margens das ribeiras da região interior de Loulé pode muito bem ser o invasor ainda no principio Face carmesim Uraenginthus (bengalensis) que se esteja a deslocar para a região do Arade ou para ribeiras do Barlavento.
Só por curiosidade, essa sumauma que tem na mão estava dentro da taça ou a fazer copa, se estava a fazer copa a quase que diria que é mesmo de face carmesim já que é o unico invasor que se conhece no Algarve mas no Sotavento interior.

Cumprimentos, Ferreira
ferreira

Re: Identificação do arquitecto do ninho

Mensagempor Antonio Lambe » sexta, 20/ago/2010, 01:05

Caro Ferreira,

Obrigado por outra resposta pontual:

> Reafirmo o que disse, as mejengras só fazem ninho em buracos, um simples tubo de polgada e 1/4 ao alto é mais que suficiente.

Muito bem.

> Falo nas regiões de Cascais, Ericeira e Sintra porque é o Habitat em Portugal do invasor rouxinol do Japão.

Sim, entendí. Sintra apresenta, sem dúvida, um habitat particular. (Fui convidado ao Palácio de Monserrate para observar a restauração esta primavera.) Mas se o exótico oriental já está estabelecido em Cascais também sugere que eventualmente se espalhará por boa parte do país.

> Se está a falar do Barlavento embora só tenha conhecimento nas margens das ribeiras da região interior de Loulé pode muito bem ser o invasor ainda no principio Face carmesim Uraenginthus (bengalensis) que se esteja a deslocar para a região do Arade ou para ribeiras do Barlavento.

Então se sentirá em casa aquí onde tenho bastantes Ficus benghalensis!

> Só por curiosidade, essa sumauma que tem na mão estava dentro da taça ou a fazer copa,..

Fazia copa, coisa que nunca tinha visto antes. Como vê-se na imagem também, parte desta fibra foi incorporada no tecido da taça. Outra interessante casualidade: o kapok (sumaúma original) vem de uma árvore das Bombacaceæ da Ásia tropical. A Chorisia mencionada, fornecedor deste 'algodão', pertence às Bombacaceæ neotropicais!

> se estava a fazer copa a quase que diria que é mesmo de face carmesim já que é o unico invasor que se conhece no Algarve mas no Sotavento interior.

Ferreira, você poderia ter razão: o jardim com o ninho está no interior barlaventino a ~10km da costa. Isto me provocou a fazer um pouco de investigação, começando com Aves.com onde encontrei, novemente, seu Uraenginthus bengalensis (sic). O nome correcto parece ser Uraeginthus bengalus (ou 'Red-cheeked cordon-bleu') que, após de tudo, é africano e não asiático. E também é MUITO vistoso. Mas quê opina disto:

"The nest is a large domed grass structure with a side entrance in a tree, bush or thatch." ( http://en.wikipedia.org/wiki/Red-cheeked_Cordon-bleu ) ? [Poderia ser a descrição do ninho de um Ploceus.] Por um lado aquele 'chapeu' de foto poderia ser para um futuro 'dome'. Mas tenho dúvidas por duas razões: a 'taça' parece estar acavada; e de nenhuma maneira podemos considerar a este ningo como 'large'.

Como sempre, seus comentarios serão benvindos.

Antonio
Antonio Lambe

Mensagempor Pedro121 » sexta, 20/ago/2010, 09:33

Boas

Ninhos não são a minha especialidade, mas de qualquer modo podemos descartar já todas as espécies que fazem ninhos em buracos como os Chapins (Parus e afins) e os Frigilindeos, podemos também descartar as felosas, sendo assim o que resta? Bem, existe é um facto a hipótese de ser uma exótica, mas as existentes no Algarve estão confinadas as zonas húmidas e de resto o ninho é demasiado “fofo”, se não fosse pelo improvável da localização eu diria que era um ninho de um Chapim de mascarilha, ao contrario dos verdadeiros chapins ele não faz ninho em buracos, mas a minha aposta é de que seja que seja o ninho de um chapim rabilongo que também não faz o ninho em buracos.
Pedro Ramalho
Pedro121

Registado: terça, 17/Oct/2006, 09:46

Mensagempor ferreira » sexta, 20/ago/2010, 12:08

Bom dia.
Para o Sr. António Lambe peço desculpa do (bengalensis) pois os olhos atraiçoaram-me por os nomes estarem ao pé um do outro e não ter feito uma correcção.
Quanto ao Rouxinol do Japão, não, fixou-se nessa região e não se espalha pelo resto do país, assim como o Bengalim mosqueado (Amandava amandava) outro invasor que se fixou na região do Caia (Elvas) e não sobe nem desce na bacia hidrográfica do Guadiana.
Para o Sr. Pedro Ramalho, O Face carmesim não é uma ave de zonas especificas húmidas preferindo antes zonas de cultivo e o Algarve interior não é assim tão seco como se pensa, só para a Ria Formosa desaguam 54 linhas de água. Qualquer das maneiras é a unica zona do país onde são avistados com frequência e infelizmente capturados é na região dos Conselhos de Loulé e São Brás de Alportel
Não conheço em Portugal aves europeias a fazerem ninho com copa (fechados) nem tão pouco aves migradoras a não ser o Papa figo.

Cumprimentos, Ferreira
ferreira

Mensagempor Pedro121 » sexta, 20/ago/2010, 12:46

, assim como o Bengalim mosqueado (Amandava amandava) outro invasor que se fixou na região do Caia (Elvas) e não sobe nem desce na bacia hidrográfica do Guadiana.

http://www.flickr.com/search/groups/?m= ... i+vermelho

A maioria destas fotos foram tiradas perto de Alcacer.

Eu já os vi perto de Alcochete.

Quanto ao ninho fechado, bem:

http://www.google.pt/images?hl=pt-PT&cl ... 74&bih=826

O chapim de mascarilha é um nidificante esporadico, mas os seus ninhos são, bem...obras de arte

Por outro lado o chapim rabilongo não é um artista, mas os seus ninhos são tambem...

http://www.google.pt/images?um=1&hl=pt- ... =&gs_rfai=

Quanto ao façe carmesin, enfim, é interesante, mas mais interesante é a situação do capuchinho de cabeça branca, ou mesmo do capuchinho de cabeça preta.

Se alguem tiver curiosidade os dados das exoticas estabelecidas em Portugal estão aqui:

http://www.avesdeportugal.info/avesdeportugal.html (são as que estão marcadas como categoria C)
Pedro Ramalho
Pedro121

Registado: terça, 17/Oct/2006, 09:46

Mensagempor ferreira » sexta, 20/ago/2010, 17:45

Boa tarde Sr. Pedro Ramalho.
Desconhecia que havia duas espéciesde chapins que faziam o ninho fechado em Portugal, portanto estamos sempre a aprender, do mesmo modo embora já tivesse lido sobre os bengalins mosqueados no vale do Sado mas segundo afirmam coisa esporádica, portanto ainda não abundantes para se dizer que estão fixados como acontece na região do Caia que aí sim, são bastantes bandos e infelizmente também bastantes bandos apanhados.
Quanto aos capuchinhos, ainda no principio deste mês quando fui ao Montijo passou há frente do meu carro um bando razoável no Passil, não deu para notar se havia de cabeça branca uma vez que não ia a contar de os ver, embora soubesse da sua existência nessa zona do Vale do Tejo.

Cumprimentos, Ferreira
ferreira

Voltar para Outras Aves

Quem está ligado:

Utilizadores a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 2 visitantes