A aves com o canto mais bonito da nossa fauna encontra-se entre os insectivuros é o rouxinol comum tambem gosto muito da tutinegra de barrete preto e da Cotovia-arbórea. É a minha opinião.
O pintassilgo colocaria-o na minha lista, mas o verdelhão e o milheiro de longe os punha, não por não terem qualidade de canto, mas porque há quem os supere! É o caso do tentilhão, do próprio pintarroxo, rouxinol, melro, toutinegra barrete preto...Mas são opiniões!
Gosto bastante do Rouxinol do Japão e vejo bastantes a vender . Aqui fica o link do youtube de um um, não é o melhor exemplo mas aceita-se: http://www.youtube.com/watch?v=O5HpXAQGM8U Cumprimentos.
Para mim é o pintassilgo e o pintarroxo, alem de ter um cantar lindo não e muito repetitivo em comparação a outras aves. O roixinol não tenho muito conhecimento do seu canto mas pelo que vi postado o link do youtube aqui neste tópico pareceu-me que tinha semelhanças com um melro. Isto pode ser estupido o que estou a dizer mas para mim deu-me a parecer
Parecem ser travessos espectaculares, mas nos primeiros tempos, primeiro que saibamos se são machos ou fêmeas é complicado O seu amigo conhece algum método de ver facilmente o sexo destes travessos?