Cumprimentar, agradecer... custa assim tanto?!

Erros de funcionamento, dificuldade nos acessos, sugestões, novidades e actualizações, etc.

Moderador: joseveiga

Cumprimentar, agradecer... custa assim tanto?!

Mensagempor Dolfo » quinta, 28/jun/2007, 15:08

Olá a todos,

O que vou dizer não se aplica óbviamente aos membros mais antigos, mais assíduos do Forum.
O que se passa é que tenho reparado que alguns dos membros mais recentes, ou menos assíduos do Forum, ao postarem as suas perguntas, dúvidas, não usam algumas das regras mais básicas e elementares da boa convivialidade, tais como cumprimentar, sei lá, um simples "Olá", um "Bom dia", como também esquecem o simplíssimo "Obrigado", já para não falar de raramente alguns utilizarem o elementar "Por favor"...
Será assim tão difícil? Custa assim tanto?

Confesso que normalmente tenho uma certa relutância em responder a questões de pessoas que não usam este mínimo dos mínimos das regras da boa convivência (e quando o faço não me consigo impedir de responder da mesma forma, sem um "Olá", nem "Cumprimentos"), e acredito que outros pensam como eu e que se as perguntas e dúvidas fossem formuladas utilizando algumas destas pequenas regras, decerto essas pessoas obteriam ajuda mais detalhada e mais rápidamente.

Por favor, façam um pequeno esforço, para aqueles que não usam estas pequenas fórmulas de "politesse" garanto-vos que não dói, não custa mesmo nada, e todos ficamos a ganhar :wink:

Cumprimentos,

Dolfo
Dolfo

Registado: quinta, 25/jan/2007, 02:56

Aldeia global

Mensagempor Armando Moreira » quinta, 28/jun/2007, 16:02

:D Ola a Todos!

Dolfo, infelizmente tenho de concordar e já abordei aqui este assunto.

Neste mundo virtual por de trás do nosso monitor existem pessoas, que tem sentimentos e que interagem connosco. Não temos presença física, mas lembro que as pessoas estão lá.

Nas aldeias todos se conhecem e cumprimentam-se também nesses locais existe um espírito de entre ajuda.

Pergunto onde esta a diferença entre o mundo real e virtual nesta aldeia global?

Com amizade, :)
Armando Moreira
Site Admin

Registado: sábado, 14/Oct/2006, 22:38

Mensagempor cjdmc » quinta, 28/jun/2007, 16:44

Boas tardes,

apesar de ter aqui, neste forum, pouquissimas intervenções, comparado com outras pessoas, mas já tenho muitos anos de boa educação.

Realmente solidarizo-me com essa situação, a Saudação não se deve negar a ninguém.

E o "por favor" e "obrigado" cabe em todo o lado.

Em relação a mim, caso tenha alguma vez falhado, foi mesmo sem querer !! :oops:

Um abraço a todos .

Carlos Costa.
cjdmc

Registado: sexta, 13/abr/2007, 10:41

Mensagempor BrunoSilva » quinta, 28/jun/2007, 21:26

Olá a todos,

E como já foi tudo dito, apenas tenho de dizer que concordo com tudo o que foi atrás mencionado.

Cumprimentos.
Imagem

Cumprimentos,

Bruno Silva | STAM 316AG
BrunoSilva

Registado: terça, 13/mar/2007, 11:35

Mensagempor BrunoSilva » quinta, 28/jun/2007, 21:29

Olá a todos,

E como já foi tudo dito, apenas tenho de dizer que concordo com tudo o que foi atrás mencionado.

Cumprimentos.
Imagem

Cumprimentos,

Bruno Silva | STAM 316AG
BrunoSilva

Registado: terça, 13/mar/2007, 11:35

Mensagempor Dolfo » quinta, 28/jun/2007, 21:46

Amigo Armando, amigo Carlos Costa, amigo Bruno,

Obrigado pelo vosso apoio, suporte, compreensão, e por serem daqueles que nunca esquecem as boas maneiras mesmo neste mundo virtual, do qual este Forum é, para citar o amigo Armando, uma "aldeia" como muitas outras, da qual nós, os seus membros, somos os seus"habitantes".
Assim sendo, tal como refere o Armando, custa-me de facto entender porque alguns se esquecem de tão elementares regras, que como diz o Carlos Costa, "cabem em todo o lado".

Em relação a mim, caso tenha alguma vez falhado, foi mesmo sem querer !! :oops:

Carlos, falhar todos falhamos, não há ninguém perfeito, e não é óbviamente isso que está em causa :wink:

Aquilo a que me refiro são, é claro, aquelas pessoas que o fazem por sistema e que chegam aqui e não participam, não dão nada à nossa aldeia, mas que quando "aqui d'el rei", limitam-se a fazer perguntas (sem o mínimo das tais regras de boas maneiras!), como se isto fosse 1 serviço pago (e mesmo aí, claro, nunca fica mal o "por favor" e o "obrigado") onde os que podem ajudar estivessem aqui à disposição de quem chega, para os servir, como se tivessem alguma obrigação de fornecer toda e qualquer informação "gratuitamente" (ou seja, sem sequer os elementares "Por favor" e "Obrigado").

Felizmente que a imensa maioria dos membros não cabe de todo nesta categoria :D

Já o referi no 1º post do tópico e volto a repeti-lo, utilizar 1 mínimo de boas maneiras torna tudo mais agradável para todos, incluindo para os visados, se é que me faço entender :wink:

Os melhores cumprimentos,

Dolfo
Dolfo

Mensagempor LuixFlip » quinta, 28/jun/2007, 22:37

ola

infelizmente também tenho que concordar com tudo o que foi escrito anteriormente... e como o amigo Carlos também referiu, se alguma vez me esqueci das regras de boa educação foi sem intensão

;)

um abraço a todos

LuixFlip
LuixFlip
Site Admin

Registado: sábado, 06/jan/2007, 17:16

Mensagempor xef » sexta, 29/jun/2007, 12:06

Viva,

Penso que ninguém esquece os cumprimentos por mal, já esquecer-se de agradecer é outra história.

O que se passa é que estamos num fórum e os fóruns costumam ter uma "netiqueta" própria em que essas questões de iniciar cada mensagem com um cumprimento são esquecidas.
Frequento diversos fóruns nacionais e internacionais especialmente sobre tecnologia, videojogos ou generalistas.
A mim não me faz propriamente confusão, porque os participantes costumam manter conversas continuas e bastante activas e não faz muito sentido estarem-se a cumprimentar de 5 em 5 minutos por exemplo. Nesse caso é uma questão de hábito.

Neste fórum criou-se uma "netiqueta" um pouco diferente, mais pessoal. O que não acho mal.
Mas compreendo aqueles que se esquecem, podem não estar ainda ambientados a este fórum.

Bruno
xef
Site Admin

Registado: quinta, 19/Oct/2006, 23:29

Mensagempor Dolfo » sexta, 29/jun/2007, 13:48

Olá LuixFlip, olá Xef,

Obrigado pelos vossos posts.

Penso que ninguém esquece os cumprimentos por mal, já esquecer-se de agradecer é outra história.

Xef, eu utilizei a palavra "esquecer", mais para ser simpático e não criar atritos do que outra coisa. Na realidade não penso que os que por regra não usam nenhuma das fórmulas que referi o façam por esquecimento, e as palavras que definem tal comportamento seriam decerto mais "cruas", ou eventualmente até "agressivas" para alguns, de modo que... :wink:

O que se passa é que estamos num fórum e os fóruns costumam ter uma "netiqueta" própria em que essas questões de iniciar cada mensagem com um cumprimento são esquecidas.

Compreendo o que queres dizer, e na minha forma de ver isso aplica-se quando já se iniciou uma conversa que segue no mesmo dia com vários posts, posts resposts, etc. Aí é normal que se utilize a saudação no 1º post, e o mesmo não seja obrigatóriamente necessário nos seguintes. Mas o "obrigado" e o "por favor", não vejo razão para não se manterem ao longo da conversa.

Mas bom, para que fique claro, refiro-me sobretudo aos:
- 1os posts dum novo tópico, com perguntas, dúvidas, e onde não vês nenhuma das fórmulas a que já me referi (basta percorreres os diferentes tópicos para encontrartes alguns exemplos).
- novos posts a meio dum tópico, de alguém que até aí não tinha participado nele, com perguntas, e sem utilizar nenhuma das ditas fórmulas (mais uma vez basta percorreres os diferentes tópicos para encontrares alguns exemplos).

Frequento diversos fóruns nacionais e internacionais especialmente sobre tecnologia, videojogos ou generalistas.

Eu também frequento pelo menos 1 boa dúzia de Forums sobre os mais variados temas (sobretudo internacionais; a bem dizer actualmente este é o único Forum nacional em que participo activamente, embora seja membro de mais um nacional) e na imensa maioria deles as fórmulas a que me refiro são geralmente utilizadas.
Como referiste antes, a saudação não se justifica necessáriamente a partir do 2º post com a mesma pessoa (mas o "obrigado" e o "por favor", como diz mais acima o amigo Carlos Costa, "cabem em todo o lado"!), mas se outra pessoa entrar na conversa, aí parece-me que a saudação já faz todo o sentido.
Mas claro, esta é apenas a minha opinião.

Outra coisa é escrever-se o nome (ou o pseudónimo, isso pouco importa porque para todos os efeitos o pseudónimo é o nome que o membro adoptou dentro do Forum, e tem tanta validade como o verdadeiro nome) em minúsculas.
Se reparares, mesmo com aqueles membros que adoptam 1 pseudónimo em minúsculas, ainda assim quando me dirijo a eles escrevo a 1ª letra em maiúsculas :wink:

Cumprimentos,

Dolfo
Dolfo

Mensagempor xef » sexta, 29/jun/2007, 15:24

Boas Dolfo,

Há situações em que não se dispensa mesmo alguma dessas fórmulas. Especialmente quando se pede algo.

Entrar num fórum, pedir ajuda sem cumprimentar ou dizer por favor e no final de ser ajudado não agradecer é de facto muito rude.

Entrar numa conversa a meio sem um cumprimento, já depende do ambiente que se vive no fórum.
Neste em concreto instalou-se o hábito de cumprimentar, o que não acho mal. Dá um toque mais pessoal.

Pessoalmente, reconheço que por vezes me esqueço, por força do hábito, mas vou tentar não me esquecer.

Uma coisa que sugiro é que todos aqueles que são ajudados, tentem de alguma forma retribuir o favor, ajudando quando souberem e puderem. E quando não têm segurança no que estão a dizer deixar isso bem claro com um "penso que" ou algo parecido.

Digo isto porque já vi pessoas em outros fóruns responderem a uma dúvida dizendo barbaridades que o coitado que recebeu a ajuda aceitou como válidas...

Bruno
xef
Site Admin

Registado: quinta, 19/Oct/2006, 23:29

Mensagempor Dolfo » sexta, 29/jun/2007, 18:32

Olá Bruno,

Há situações em que não se dispensa mesmo alguma dessas fórmulas. Especialmente quando se pede algo.

Estou 100% de acordo contigo.

Entrar num fórum, pedir ajuda sem cumprimentar ou dizer por favor e no final de ser ajudado não agradecer é de facto muito rude.

Era precisamente disto mesmo que eu falava :wink:
E também aqui estamos 100% de acordo.

Neste em concreto instalou-se o hábito de cumprimentar, o que não acho mal. Dá um toque mais pessoal.

Eu acho que isso dá mais do que 1 toque pessoal, um óptimo ambiente ao Forum, daí já quase só frequentar este Forum, dos vários internacionais sobre aves de que sou membro.
E quando alguma "ave rara" de certo modo não respeita este ambiente amigável e educado... pessoalmente mexe com a minha forma de estar na vida.

Uma coisa que sugiro é que todos aqueles que são ajudados, tentem de alguma forma retribuir o favor, ajudando quando souberem e puderem. E quando não têm segurança no que estão a dizer deixar isso bem claro com um "penso que" ou algo parecido.

Óptima sugestão, que eu próprio sempre adoptei :wink:

Cumprimentos,

Dolfo
Dolfo

Voltar para Suporte / Sugestões / Novidades

Quem está ligado:

Utilizador a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 1 visitante