Moderador: Armando Moreira
No caso dos personatas e fischers a razão do ninho ser rectangular prende-se com o facto deles fazerem uma câmara de nidificação e uma pequena antecâmara de entrada, mas nada impede que o ninho seja quadrado, se á coisa em que eles são esquisitos é no formato do ninho, já a questão do tamanho não é tão importante como pode parecer, os personatas constroem uma câmara mais ou menos do tamanho de uma mão fechada (da minha mão isto é) onde põem os ovos e criam as crias, esta câmara tem um túnel que faz a ligação para a antecâmara, os problemas com os ninho pequeno é que se o ninho for demasiado pequeno a fêmea pode não conseguir chegar ás crias mais pequenas, em caso de uma ninhada normal de 5-6 crias gera-se também muito calor isso pode dar origem a problemas em ninhos pequenos já que as crias não se conseguem afastar o suficiente para arrefecer, a minha linha de personatas tinha muitas vezes ninhadas de 6-7 o que originava este tipo de problemas especialmente na ultima postura, embora os meus ninhos sejam maiores que os normalmente encontrados no comercio para resolver o problema tinha que desfazer a estrutura interna do ninho removendo o pilar central.vitor anastacio Escreveu:Boa noite,normalmente costumo usar os ninhos quadrados