Depois da discussão sobre as sub-espécies das roselas fiquei com algumas dúvidas em relação às minhas, vou deixar aqui umas fotos para discussão

1ª

2ª

Dolfo, Pedro,
Platycercus eximius eximius ou Platycercus eximius cecilae?
Moderador: Armando Moreira
Ora até que enfim que tenho certezas onde tu tens dúvidas...Será que são Dolfo, olha que não sei, tenho muitas duvidas...![]()
Dolfo já sabes que eu tento não ser o unico a responder, já o disse varias vezes aqui que acho mau para um forum serem sempre os mesmos a responder, por isso espero sempre alguns dias (neste tipo de perguntas) antes de responder, se outra pessoa responder e eu concordar com ela não á necessidade de eu responder, se eu não concordar aí dou a minha opinião, isso pode dar a impresão de que eu sou sempre do contra mas não é disso que se trata.Dolfo Escreveu: Ou será preciso eu dar uma opinião para tu opinares contra?
Será que assim já respondes à pergunta dele?
Se fôr avisa que não me importo nada de dizer uma barbaridade qualquer, só para ter o prazer de ler a tua opinião![]()
Concluindo, se alguém opinar, aí já arranjas os 100% de certezas... Hummm...Em relação as Roselas ainda não respondi porque não tenho certesa se posso afirmar que fenotipicamente são 100% de uma subespecie ou não, tenho que pesquisar
Bolas, não obrigado, passo!portanto se quiseres dar o teu palpite força, mais vale falar correndo o risco de ser contestado do que ficar calado só para não correr o risco de parecer estar errado
Olha que se não fosses tu a animar o forum (em psitacideos) ele teria muito menos participação do que tem, não te esqueças que alguns dos topicos mais interesantes foram colocados por ti, e já sabes, nada como alguma polemica ou pelo menos divergencia de opiniões para animar a coisa.Dolfo Escreveu: Bolas, não obrigado, passo!
Deixo isso para outro membro, que eu já tenho feito de "bombo da festa" vezes demais para o meu gosto...![]()
Concordo plenamente. Muitas vezes o "aprendiz" repara em pormenores que escapam ao "mestre"Pedro121 Escreveu:Olha que se não fosses tu a animar o forum (em psitacideos) ele teria muito menos participação do que tem, não te esqueças que alguns dos topicos mais interesantes foram colocados por ti, e já sabes, nada como alguma polemica ou pelo menos divergencia de opiniões para animar a coisa.
Posso com certeza, alias tenho todo o gosto em oferecer uma explicação alargada sobre este tema fascinante.Dolfo Escreveu:
Pedro, poderias por favor elaborar um pouco mais e explicar o porquê da tua opinião? Obrigado.
Na segunda foto são dois machos, filhos de um casal que eu tenho.Dolfo Escreveu:A propósito, Cláudio, e só para confirmar uma pequena incerteza, na 2ª foto, o macho é o da esquerda? Ou é só um efeito da foto, por estar mais perto, que parece maior que a rosela à direita?