Dolfo
Registado: quinta, 25/jan/2007, 01:56

As minhas caturras

sexta, 26/jan/2007, 05:14

Ora aí vai uma foto dos 2 casais de caturras que tenho actualmente.

Da esquerda para a direita, um macho cinzento, a fêmea dele, uma pérola, a seguir um macho lutino e a fêmea dele, uma pérola face branca.

Imagem

Dolfo
Última edição por Dolfo em sexta, 26/jan/2007, 05:48, editado 1 vez no total.

Dolfo

O membro mais novo da família

sexta, 26/jan/2007, 05:45

Algumas fotos do último membro da família de caturras, criado á mão desde as 4 semanas e como tal completamente domesticado.
Nascido a 15 de Outubro terá portanto 15 semanas no próximo domingo, ou seja em meses quase 3 meses e meio.

Em princípio trata-se de um macho pérola, que deverá perder aquando da 1ª muda quase todas estas belas penas pérola, pois segundo sei só as fêmeas as guardam quando adultas.

Imagem

Imagem

Imagem

Ei-lo com apenas 12 dias... Parecem uns "ETs"... :D

Imagem
Imagem

Este pássaro tem uma história engraçada.
Os pais biológicos são o macho lutino e a fêmea pérola face branca vistos mais acima.
Mas a danada dessa fêmea na 1ª postura cá em casa recusou-se a cuidar dos ovos pois parece ter horror do ninho (aliàs só pôs 2 no ninho, os outros 2 deixou-os cair no chão do viveiro, escusado será dizer que estavam partidos quando os vi :cry: ) e assim sendo decidi salvar um dos ovos postos no ninho e pu-lo no outro ninho onde o outro casal, o macho cinzento e a fêmea pérola estavam a chocar 4 ovos.
Dos 4 ovos deste casal nada saiu, os ovos não estavam fecundados (talvez a fêmea seja nova demais isso terei que confirmar na próxima postura) e o único que deu 1 bébé foi o que salvei do outro casal.
Os pais adoptivos cuidaram muito bem dele até ás 4 semanas mas nessa altura um belo dia chego a casa e dou com ele fora do ninho e no estado que a foto abaixo mostra, quase todo depenado!
Eu já tinha reparado desde há alguns dias antes disto acontecer que o macho cinzento já queria festa outra vez e já andava a acasalar com a fêmea e além disso reparei que ele tinha tendência para picar o pequenote, mas pensei que fosse excesso de zelo para o limpar... parece que afinal não era e que ele queria mnesmo correr com ele do ninho para uma nova ninhada!

Imagem

Além disso apercebi-me quando o comecei a alimentar que o pequeno tinha 1 dedo da pata esquerda (o maior daqueles que ficam para tràs) fora do lugar pois vinha para a frente, ficando mesmo por baixo dos 2 dedos virados para a frente.
Depois de 2 meses de visitas semanais ao veterinário o resultado foi bastante satisfatório e ele hoje embora não tenha ficado com o dedo na posição correcta pelo menos corrigiu bastante, como se pode ver pela foto seguinte.

Imagem

Dolfo

Dolfo

quinta, 08/mar/2007, 19:48

Boas,

Embora 1 pouco escura porque a contra-luz ainda assim gosto desta foto de grupo :D
Só lá falta o massarongo, senão estão lá, da esquerda para a direita: o macho rosela, a fêmea rosela, o macho caturra lutino (como o filho, 1 macho, nasceu pérola, suponho que ele seja portador de pérola) e a fêmea dele, uma pérola face branca (com anilha Belga), vem depois o filhote deste casal, mas cujo ovo foi chocado pelo outro casal e que eu criei à mão desde a 4ª semana, depois vem a fêmea pérola (a desgraçada que anda a ser depenada pelo macho) e por fim o macho que tem tendência a depenar os que o deixam, visualmente um cinzento mas creio que em princípio será 1 pérola.

Todo o mundo à janela a ver a paisagem :D (e a roer a Yucca de vez em quando!) :

Imagem

Dolfo

Dolfo

segunda, 16/abr/2007, 16:41

Boas,

Algumas fotos do Mohicano (o nome vem do estado em que ele ficou quando o pai adoptivo quase o depenou por completo :) ) que fez ontem 6 meses.

Tomando balanço para sair da gaiola:

Imagem

Ok, meio caminho andado, já tá quase:

Imagem

Ah! De cima da gaiola tem-se uma melhor visão do que nos rodeia:

Imagem

Aqui vê-se bem que o meu dedo ficou quase perfeitamente normal graças aos cuidados do meu dono e da minha veterinária :D :

Imagem

Em breve todas estas belas pérolas vão desaparecer :cry: :

Imagem

Aqui já se começa a notar 1 diferença na côr das penas do peito, sobretudo se comparada com 1 foto tirada há uns meses atrás no mesmo sítio:

Imagem

Com uma amiguinha:

Imagem

Dolfo

jfac
Registado: terça, 07/nov/2006, 18:48

segunda, 16/abr/2007, 16:59

Olá

É muito linda essa caturra e as fotos estão espectaculares especialmente aquela ao lado da cadelinha, eu não conseguiria tal coisa porque o meu cão apesar da idade não pára sossegado um instante.

cumps

Joana

Dolfo

segunda, 16/abr/2007, 17:05

Obrigado Joana.

Também não é fácil que na presença de aves esta cadela fique quieta, se as aves se mexem ou voam, ela de imediato se pôe a ladrar ou aos saltos, mas se as aves ficarem quietas até consigo que dêm "beijinhos", enfim, que se aproximem o suficiente para ela cheirar as aves e ás vezes levar umas leves "bicadinhas" do Mohicano :lol:
Na rua, é o género de cadela que corre sistemáticamente atrás de todas as pombas que cruzar no caminho... :lol:

Dolfo

kikolb
Registado: terça, 14/nov/2006, 23:25
Contacto: Sítio web

segunda, 16/abr/2007, 21:28

Bonita caturra ;) parabens dolfo!!
Cumprimentos,
Frederico Lisboa
Criador de Psitacídeos
Tudo Sobre Criar à Mão
Imagem
http://www.naturezactiva.com

Dolfo

segunda, 16/abr/2007, 23:05

Acho que ela está naquela fase da adolescência, ou seja, tá mais independente, já não janta comigo, vem muito menos ter comigo, mesmo para os ombros, detesta que eu a agarre, de modo que deixou de vir para a mão... mas continua a gostar que lhe coçe a cabeça e faça festas, mas quando está na gaiola dela!
Note-se que no fundo de certa maneira até prefiro assim porque antes era muito dependente, eram gritos terríveis de cada vez que me via por perto se estivesse na gaiola, desde que me via a preparar o jantar parece que sabia que estava na hora de a trazer para a mesa e mais gritos (só que para evitar acidentes não creio que enquanto se tem coisas ao lume seja 1 momento apropriado para deixar as aves à solta!) agora parece que já percebeu que não é gente e que é 1 caturra.
Por outro lado tenho algumas saudades de quando era mais chegada a mim, claro...
Quando anda à solta de há uns tempos para cá adora ficar em cima de 1 dos ninhos das caturras (que está no exterior da gaiola delas) e a tentar entrar para a gaiola delas! Dir-se-ia que as hormonas já começam a funcionar, mas com esta idade parece-me muito precoce se assim fôr :)

Dolfo

Dolfo

quinta, 12/jul/2007, 01:45

Boas,

Duas novas fotos do Mohi, que faz nove meses no próximo domingo, dia 15 de Julho.

Imagem

Imagem

Ainda há dias se falou num outro post sobre machos opalinos que se bem me lembro do que diz o Pedro, não perdem pelo menos totalmente as pérolas (é isso? :? ).

Bom, este macho é filho do mesmo casal, macho lutino portador de opalino X fêmea opalina face branca, pais daquelas 4 crias de que falo noutro post.
É normal aos nove meses ele ainda manter as pérolas? Não era suposto terem já desaparecido? Poderá mantê-las como as fêmeas opalinas?
E nesse caso há um nome para este caso? Um opalino quê?
Ou ainda vai perder as pérolas mais tarde?

Obrigado.

Cumprimentos,

Dolfo

Pedro121
Registado: terça, 17/out/2006, 09:46

quinta, 12/jul/2007, 02:46

Dolfo Escreveu: E nesse caso há um nome para este caso? Um opalino quê?
Ou ainda vai perder as pérolas mais tarde?

Dolfo
Ele já perdeu grande parte das marcações e já está muito diferente de uma femea opalina, em breve ficara quase igual a um macho normal
Pedro Ramalho

Dolfo

quinta, 12/jul/2007, 03:11

Ok, obrigado Pedro.

Pois, de facto já perdeu uma boa parte das marcações, eu só tinha era a ideia que eles (machos opalinos) perdiam por completo as marcações mais cedo.

Ainda assim amanhã vou tentar pôr fotos do dorso, onde me parece que ainda tem bastantes marcações.
E nestas fotos também se nota que ainda tem as penas do rabo com bastantes pérolas, um pouco como as fêmeas opalinas.

Dolfo

Voltar para “Fotografia, Digiscoping, Observação de Aves”