Dolfo
Registado: quinta, 25/jan/2007, 01:56

Bébés caturra

quinta, 07/jun/2007, 01:45

Boas,

Bom, como já comentei noutro tópico, a temporada 2007 até agora foi... zero!

Mas bom, da postura de 4 ovos do casal de caturras meio destravado, lá conseguiram pela 1ª vez levar a bom termo o choco, e as crias começaram a nascer 2ª-feira.
Confesso que adoro ouvir aquele sonzinho vindo do ninho, anunciando uma nova vida :D piu piu piu piu piu... :lol:
A 1ª nasceu dia 4 à tarde, exactamente na data em que eu tinha previsto, e a 2ª curiosamente não esperou bem 2 dias para nascer e antecipou-se, saindo da casca mesmo ao findar do dia 5, já muito perto da meia-noite.
Ainda lá há mais 2 ovos, não faço ideia se estarão bons, logo se há-de saber nos próximos dias.

Pai lutino, quase de certeza portador de pérola X mãe pérola face branca.

Como os pequenotes têm ambos penugem amarela, suponho que já se pode concluir que não serão lutinos como o pai, certo?
O filhote deste casal do ano passado é 1 macho pérola, e era tal e qual como estes ao nascer. Bem sei que isso não quer dizer nada pois se bem entendo só os lutinos e albinos nascem com penugem branca, todas as outras mutações nascem portanto com ela amarela. (Corrijam-me se estiver a dizer alguma asneira)

Aí vão as primeiras fotos.

A mãe, Malhada, de guarda durante o turno de dia do pai, que tinha saido momentâneamente para esticar as patas e comer qualquer coisita; ainda se vê parte de uma das crias:

Imagem

Esta tirada esta noite, aproveitando uma rápida saída da mãe; ás 11h o 1º a nascer, ás 5h o 2º:

Imagem

Cumprimentos,

Dolfo

Dolfo

quinta, 07/jun/2007, 16:05

Boas,

Mais uma foto, já com a 3ª cria nascida hoje :D
Tal como os 2 primeiros, este também tem penugem amarela!
Será que não sai nenhum lutino como o pai?!

E ainda falta eventualmente eclodir o último ovo, se estiver fecundado!
Só espero que os pais estejam à altura da nova responsabilidade e sejam capazes de os alimentar correctamente a todos! Embora esteja tudo pronto para alimentar 1 ou 2 à mão. Mas à partida só estou com ideias de o fazer a partir dos 21 dias, a ver vamos.

Imagem

Cumprimentos,

Dolfo

pedro376h
Site Admin
Registado: sexta, 13/abr/2007, 11:09
Contacto: Sítio web

quinta, 07/jun/2007, 16:19

muito fixe :) olha eu vejo me a rasca para conseguir tirar uma ninhada das minhas. é so ovos, ovos e mais ovos. nao estou muito por dentro das mutaçoes de caturras mas pela logica as inas nascem com olhos vermelhos, e isso nota-se logo no primeiro dia. mas deve haver mais mutaçoes que nascem c olhos vermelhos, tipo canelas, etc.... pelo menos nas outras especies é assim :)
um abraco,
pedro duarte
visite http://pedroduarte.blogspot.com

Dolfo

quinta, 07/jun/2007, 17:02

Olá Pedro,
muito fixe :)
Obrigado :wink:
olha eu vejo me a rasca para conseguir tirar uma ninhada das minhas. é so ovos, ovos e mais ovos.
Pois, isso é o que se passa com o meu outro casal!
Tanto o ano passado como este ano, 4 ovos em cada ninhada e saem sempre chocos!
Em conversa com um outro membro do Forum ele sugeriu-me que poderia ser pelo facto do macho ser mais pequeno que a fêmea e... não conseguir chegar lá! Não sei se isso pode ou não ser a razão!
Eu ponho antes a hipótese de o macho ser estéril (note-se que não sei se as fêmeas também podem ter problemas que as impeçam de pôr ovos cheios!) mas isso só poderia ser verificado acasalando esse macho com outra fêmea, o que eu acho que seria decerto problemático. Sobretudo a fêmea está muito ligada a ele e não sei como reagiria se os separasse.
pela logica as inas nascem com olhos vermelhos, e isso nota-se logo no primeiro dia
Sim, bem sei, mas como este casal se deixa perturbar com facilidade prefiro para já não andar a mexer nas crias, não se vá dar o caso de as abandonarem se eu andar a mexer nelas.
Mas também creio ter lido que as ino (pelo menos nas caturras) nascem com penugem branca.

Abraço,

Dolfo

pedro376h
Site Admin
Registado: sexta, 13/abr/2007, 11:09
Contacto: Sítio web

quinta, 07/jun/2007, 17:25

ora espreita este link: http://www.avigon.es/Crias/FCNinfas.htm

se calhar as que nascem com a penugem branca sao as face branca e as albinas :? nao sei ao certo
um abraco,
pedro duarte
visite http://pedroduarte.blogspot.com

Dolfo

quinta, 07/jun/2007, 17:53

Olá Pedro,

Obrigado pelo link :wink:

Pois, de facto há lá fotos de crias lutino, que embora um pouco escuras me parecem de penugem amarela!
Se calhar fiz mesmo confusão e como tu dizes as face branca e talvez as albinas é que nascem com penugem branca! :oops:

Vou tentar confirmar isso.

Dolfo

ereira
Registado: terça, 05/jun/2007, 17:11

quinta, 07/jun/2007, 19:11

mais uma vez vou invadir um topico, mas axo k nao ha problema pois e este o objectivo dum forum...
tambem tenho um casal de caturras k tirou a sua 1ªninhada
nao sei ao certo kts ovos tinham pois o ninho esta no interior da gaiola e so fui verificar kd ouvi o piar das crias.
Imagem
neste momento eram 4 e um ovo visivel. hj fui ver novamente como estava a ir o crescimento das crias e deparei-me com um autentico campo de batalha enlameado...
Imagem

ja so restam 3 crias, a mais pequena nao foi forte o suficiente para resistir a estas condiçoes.
retirei as crias para uma bacia c jornal e cobri o fundo do ninho c uma camada de areia+- 2cm, limpei as crias c agua morna e recoloquei-as no ninho.
Imagem

axo k os pais nao as abandonam pois o macho ja la foi espreitar....
agora as minhas duvidas... o fundo inicialmente foi coberto c 5a6cm d turfa e os pais levaram caruma para ninho mas parece k nao foi mt adequado olhando para o estado do ninho e das crias...
naquele link k o pedro postou os ninhos tem no fundo um material k nao sei o k é? alguem sabe ou m pode indicar um material k seja mais adequado para colocar no ninho? serradura???
ja agora as crias poderam a sofrer alguma doença graças ao estado em k se encontravam?' e as suas penas?? ja agora uma delas pareceme ser manchada de amarelo nao?

Dolfo

quinta, 07/jun/2007, 20:09

Boas,
mais uma vez vou invadir um topico, mas axo k nao ha problema pois e este o objectivo dum forum...
Bom, a outra opção teria sido criares 1 novo tópico com as fotos das tuas crias, mas não tem importância, fica para a próxima :wink:
...deparei-me com um autentico campo de batalha enlameado...
Wow! Isso não terá a ver com as misturas que usaste para fazer o ninho?
Que tipo de turfa usaste? Daquela que parece terra?
naquele link k o pedro postou os ninhos tem no fundo um material k nao sei o k é?
Esse material, pelas fotos, parece-me exactamente o mesmo que tenho usado (visível nas fotos aliás) até agora para os ninhos. Trata-se de aparas de madeira muito finas, que são usadas para os fundos de gaiolas sobretudo de roedores, coelhos, etc. No meu caso este que tenho usado é o Prestige Premium da Versele-Laga, não sei mas é capaz de haver outras marcas.
alguem sabe ou m pode indicar um material k seja mais adequado para colocar no ninho? serradura???

Eu com este a passarada não se tem dado mal, eu só acho que como a madeira é lascada muito fina, aquilo contêm algum (pouco mas enfim) pó.
Comprei recentemente um outro tipo de aparas, de faia, mais grossas do que estas, que vou passar a usar.

Materiais, pelo menos para ninhos de caturras, costumam ser estes aqui citados, e há também quem ponha turfa, mas não daquela escura tipo terra, e muito menos com outras misturas ou com aditivos já que isso é tóxico para as aves. Se pesquisares no motor de pesquisa do Forum, usando a palavra chave "turfa", vais encontrar outros posts elucidativos sobre o tema.
Também há quem use uma espécie de litter, mas atenção, não daquele que se usa para os gatos de apartamento fazerem as necessidades! Trata-se de 1 litter sem qualquer tipo de aditivos químicos, produzido por exemplo a partir de madeira de diferentes tipos de abetos.
Eu esse só o comecei a usar recentemente, e só mesmo como litter, para cobrir o fundo de 1 ou outra gaiola. Até porque este último, em contacto com água (idem para urina, fezes) começa a biodegradar-se, a inchar e a desfazer-se, de modo que pessoalmente não sei se será o + indicado para os ninhos.

Aí vão umas fotos para ilustrar aquilo de que falo.

As tais aparas de madeira muito finas que tenho usado e que me parece também ser o mesmo material nas fotos do link do Pedro:

Imagem

As aparas de madeira mais grossas, de faia, que até agora só pus no ninho das roselas:

Imagem

E aqui o tal litter que só uso para cobrir o fundo de uma ou outra gaiola:

Imagem

Dolfo
Última edição por Dolfo em quinta, 07/jun/2007, 20:24, editado 1 vez no total.

ereira
Registado: terça, 05/jun/2007, 17:11

quinta, 07/jun/2007, 20:17

na verdade a turfa de que falei retireia do meu proprio lanheiro e e constituida por aparas de madeira grossa, pequenos ramos e terra...

dps se puderes mete fotos do teu ninho kd as crias tiverem maiores para ver o estado e diz-me se mudas regularmente o material é k no meu caso é impossivel. 1º pk o ninho esta dentro da gaiola e dps pk so venho a casa ao fds...

Dolfo

quinta, 07/jun/2007, 20:20

pedro376h Escreveu: se calhar as que nascem com a penugem branca sao as face branca e as albinas :? nao sei ao certo
Pedro,

De facto tinhas razão.

Só as face branca (incluindo as albinas, que não são mais do que lutinas de face branca) nascem com penugem branca.

As lutino, para se ver se o são nesta tenra idade, é efectivamente pelos olhos, que serão vermelhos, mas nascem com a plumagem amarela.

Então é assim, com este casal, as crias em princípio serão:
machos » cinzentos ou pérolas (opalinos)
fêmeas » lutinas ou lutinas opalinas (estas últimas, acabei de ver 1 foto, são muito bonitas!)

Abraço,

Dolfo

Dolfo

quinta, 07/jun/2007, 20:29

dps se puderes mete fotos do teu ninho kd as crias tiverem maiores para ver o estado
Sim, claro, tenciono ir tirando fotos regularmente, sobretudo para acompanhar o crescimento das crias, e hei-de cá pôr mais algumas.
diz-me se mudas regularmente o material
Bom, o ano passado, só com uma cria não mudei nunca até ela sair do ninho. Mas ia limpando excesso de penas, e uma pasta (que não sei bem o que é, desconfio que fossem restos de comida regurgitada) que aparecia de vez em quando nas esquinas do ninho.
Este ano como já são mais, só o tempo o dirá.

Dolfo

PatriciaMar
Registado: sábado, 05/mai/2007, 14:56

sexta, 08/jun/2007, 20:23

Parabéns papá!!!! :wink: Lindos exemplares... vai mostrando o desenvolvimento dos meninos :wink: Mas cuidado com o flash!! :wink:

Espero que eles sejam responsaveis e tomem bem conta dos filhotes... senão lá terás que criar à mão mais uns tantos :?

O meu bébé tem esses olhos vermelhos e também ainda nem percebi o que é... é Lutino.. mas qual deles não faço ideia :)

Vai mostrando mais fotos... esotu cheia de curiosidade para acompanhar esses bébes lindos!! :wink:

bjs

Dolfo

segunda, 11/jun/2007, 19:41

Boas,

Bom, já que hoje a partir de casa de familiares consigo aceder ao Forum, aproveito para actualizar este e outros tópicos.
Parabéns papá!!!! :wink: Lindos exemplares...
Obrigado Patricia :)
O meu bébé tem esses olhos vermelhos e também ainda nem percebi o que é... é Lutino.. mas qual deles não faço ideia :)
Lutinos são Lutinos, é tudo :D
Podem é ser portadores de outras mutações, mas em geral isso não é visível. Por exemplo, o meu macho Lutino, pai destas crias (ver foto + abaixo) é Lutino e quase de certeza é portador de Opalino (ou Pérola), mas isso não se vê.
Um outro caso são por exemplo os Lutinos Opalinos, e nesse caso é visualmente possível ver a diferença entre um simples Lutino e um Lutino Opalino; não sei se há outros casos idênticos, talvez outro membro possa acrescentar algo.
Espero que eles sejam responsaveis e tomem bem conta dos filhotes... senão lá terás que criar à mão mais uns tantos
Os pais parecem estar a fazer 1 excelente trabalho, do que tenho visto eles costumam ter o papinho bem cheio e a desenvolver-se bastante bem. Oxalá assim continue.
Mas de qualquer forma vontade não me falta de criar talvez uns 2 à mão, mas só lá para a 3ª semana. Logo se há-de ver.

Ora então aqui vão mais 3 fotos, tiradas dia 8 e dia 9, creio.
Não tenho tirado mais estes últimos dias, mas eles já estão mais crescidos e com mais penugem, claro.

Duas dos pequenotes:

Imagem

Imagem

E uma com o pai "Blondy" protegendo a sua prol:

Imagem

Quando voltar a ter acesso normalmente a partir de casa depois vou "postando" mais umas fotos.

Cumprimentos,

Dolfo

Pedro121
Registado: terça, 17/out/2006, 09:46

segunda, 11/jun/2007, 20:04

Bom dia Dolfo, já que neste caso as tuas crias lutinas são femeas, se quiseres criar alguma á mão é melhor escolher os machos, ou não?

Outra coisa, eu mandei-te uma MP por causa das tuas roselas, não sei se a viste?
Pedro Ramalho

Dolfo

segunda, 11/jun/2007, 20:24

Olá Pedro,

Não, ainda não vi a MP. Hoje?
Bom, já a seguir verifico isso.

Mas para o caso de entretanto voltar a casa e continuar a não ter acesso ao Forum a partir do meu PC, é assim: o macho sobreviveu e recuperou, a fêmea infelizmente não sobreviveu e morreu naquele mesmo dia lá prás 20h :cry: Foi hoje a enterrar na quinta duma irmã minha em Santarém, junto com todos os outros animais da família que nos deixam.
já que neste caso as tuas crias lutinas são femeas, se quiseres criar alguma á mão é melhor escolher os machos, ou não?
Porquê 1 macho?

Olha, a propósito das fêmeas, disseram-me que com este casal posso tê-las Lutinas e também Lutinas Opalinas (são lindas, essas!), confirmas?

Um abraço e um grande obrigado,

Dolfo

Voltar para “Fotografia, Digiscoping, Observação de Aves”