Boas,
Sim, metade das fêmeas serão lutino opalinas.
Exacto, tal e qual um rapaz francês doutro Forum me disse.
Acho-as muito bonitas
A questão do macho é que para animal de estimação os machos das caturras são mais interesantes que as femeas, ou não?
Pois, francamente não sei bem.
Mas bom, neste momento já tenho o Mohi, o macho pérola do ano passado. E ele embora goste de mimos, é bastante independente.
O Pôpas (o macho adulto que parece cinzento mas que é quase de certeza também pérola), quando o tinha só a ele era 1 curtido, assobiava, andava ao ombro comigo por toda a casa, adorava ver-se ao espelho, enfim, tinha coisas muito engraçadas, mas desde que lhe arranjei uma fêmea, mudou quase por completo! Deixou de vir voluntáriamente para o ombro, só se lhe pegar e o puser lá, já não gosta de mimos...
E o Mohi está a seguir o mesmo caminho, por isso não sei bem.
O que sei é que nos anos 80 tive 1 casal de lutinas e nunca vi 1 caturra tão inteligente, sociável e meiga como a minha Snob, a fêmea desse casal, que morreu com 1 ovo entalado de tantos que punha! E como na altura não percebia nada disto, afinal bastava ter-lhe tirado o ninho para provávelmente evitar que isso tivesse acontecido!
Por isso francamente não sei qual será melhor.
A vantagem que vejo nos machos é que poderão eventualmente imitar sons.
A desvantagem é que desde que arranjam companheira, mudam (ou pelo menos assim é com 2 dos meus).
Já a Snob sempre foi igual e mesmo no ninho era relativamente dócil para 1 fêmea. E não tenho a menor dúvida que foi a caturra + inteligente que conheci pessoalmente.
Isto claro, são as conclusões a partir da minha pouca experiência.
Cumprimentos,
Dolfo