Pedro121
Registado: terça, 17/out/2006, 09:46

segunda, 11/jun/2007, 23:18

Dolfo Escreveu:Olha, a propósito das fêmeas, disseram-me que com este casal posso tê-las Lutinas e também Lutinas Opalinas (são lindas, essas!), confirmas?
Dolfo
Sim, metada das femeas seram lutino opalinas.

A questão do macho é que para animal de estimação os machos das caturras são mais interesantes que as femeas, ou não?
Pedro Ramalho

Dolfo
Registado: quinta, 25/jan/2007, 01:56

terça, 12/jun/2007, 18:50

Boas,

Sim, metade das fêmeas serão lutino opalinas.
Exacto, tal e qual um rapaz francês doutro Forum me disse.
Acho-as muito bonitas :P
A questão do macho é que para animal de estimação os machos das caturras são mais interesantes que as femeas, ou não?
Pois, francamente não sei bem.
Mas bom, neste momento já tenho o Mohi, o macho pérola do ano passado. E ele embora goste de mimos, é bastante independente.

O Pôpas (o macho adulto que parece cinzento mas que é quase de certeza também pérola), quando o tinha só a ele era 1 curtido, assobiava, andava ao ombro comigo por toda a casa, adorava ver-se ao espelho, enfim, tinha coisas muito engraçadas, mas desde que lhe arranjei uma fêmea, mudou quase por completo! Deixou de vir voluntáriamente para o ombro, só se lhe pegar e o puser lá, já não gosta de mimos...
E o Mohi está a seguir o mesmo caminho, por isso não sei bem.
O que sei é que nos anos 80 tive 1 casal de lutinas e nunca vi 1 caturra tão inteligente, sociável e meiga como a minha Snob, a fêmea desse casal, que morreu com 1 ovo entalado de tantos que punha! E como na altura não percebia nada disto, afinal bastava ter-lhe tirado o ninho para provávelmente evitar que isso tivesse acontecido! :oops: :cry:

Por isso francamente não sei qual será melhor.
A vantagem que vejo nos machos é que poderão eventualmente imitar sons.
A desvantagem é que desde que arranjam companheira, mudam (ou pelo menos assim é com 2 dos meus).
Já a Snob sempre foi igual e mesmo no ninho era relativamente dócil para 1 fêmea. E não tenho a menor dúvida que foi a caturra + inteligente que conheci pessoalmente.

Isto claro, são as conclusões a partir da minha pouca experiência.

Cumprimentos,

Dolfo

Dolfo

sexta, 15/jun/2007, 19:23

Boas,

Mais umas fotos das crias.

Duas tiradas dia 12:

Imagem

Imagem

Duas outras tiradas dia 14. Nestas vê-se bem a evolução, sobretudo do mais velho:

Imagem

Imagem

E mais duas, tiradas hoje, durante a limpeza do ninho. Afinal são 3 lutinos (talvez haja pelo menos uma fêmea lutino opalina :wink: ) e só um não lutino. Na 1ª foto, da esquerda para a direita, do mais velho ao mais novinho, tipo escadinha :lol: Na 2ª todos aninhados:

Imagem

Imagem

Cumprimentos,

Dolfo

Dolfo

quinta, 21/jun/2007, 18:56

Boas,

Nova limpeza do ninho hoje (isto a 4 a sujidade acumula-se a 1 ritmo elevado!) e nova actualização da evolução das crias, com mais 2 fotos.

Cá fora durante a limpeza. Numa semana já se notam grandes diferenças! Já todos têm as penas a crescer, e até no mais novo (que faz amanhã 2 semanas) os canudos já vão bem avançados:

Imagem

De volta ao ninho depois de limpo e os materiais mudados, com a mãmã pérola face branca, que os estava a alimentar quando fui tirar a foto mas que parou nessa altura:

Imagem

Cumprimentos,

Dolfo

vitor anastacio
Site Admin
Registado: segunda, 16/out/2006, 19:42

quinta, 21/jun/2007, 23:15

Boa noite,belas aves espero que tenha sorte com elas :P
Vitor Anastacio criador de Psitacideos.
www.vitoranastacio1973.spaces.live.com

Dolfo

quinta, 21/jun/2007, 23:34

Boas,

Obrigado Vitor.

Suponho que o mais velho seja 1 pérola e os 3 outros serão lutinos, a menos que haja uma lutino pérola no meio delas :P
É esperar para ver...

Estão gordas e anafadas, os pais comem que nem uns desalmados e as crias estão sempre de papo bem cheio, de modo que parece tudo bem encaminhado, mas infelizmente por falta de espaço não vou poder ficar com mais estas, talvez uma (não sei com que idade será possível distinguir 1 lutino duma lutino pérola, se der para ver ainda cedo, claro que ficaria com essa :P ) na melhor das hipóteses :cry:

Cumprimentos,

Dolfo

Pedro121

quinta, 21/jun/2007, 23:43

Dolfo Escreveu:
Suponho que o mais velho seja 1 pérola e os 3 outros serão lutinos, a menos que haja uma lutino pérola no meio delas :P
É esperar para ver...
Dolfo

A mais velhe é uma normal, a mais nova pode ser uma lutino opalina, mas as outras duas não são
Pedro Ramalho

Dolfo

quinta, 21/jun/2007, 23:58

Pedro,

Obrigado.

Como sabes que a cria mais velha é uma normal?!
E dá para saber se é macho ou fêmea?
O ano passado, a única cria (o Mohi, que criei à mão a partir da 3ª semana) que sobreviveu deste casal (ovo chocado e cria criada pelo outro casal) é 1 macho pérola. Mas claro, se fôr pela ordem de postura dos ovos, não tenho a certeza que ovo era o do Mohi, embora tenha 1 vaga ideia que ele nasceu do 1º ovo.
Não te esqueças que o pai lutino é portanto quase de certeza portador de pérola (senão creio que o Mohi não poderia ser 1 pérola, certo?).

Já agora, as lutinas, quer sejam lutinas pérola ou só lutinas, são todas fêmeas?

E ainda, porque dizes que se houver uma lutino opalina será a última a nascer e não as 2 do meio?

Isso é 100% seguro, ou qual a percentagem de hipóteses de acontecer assim como dizes?

Seja como fôr isso são óptimas informações, assim já me posso organizar melhor :wink:

Obrigadíssimo :D

Dolfo

Pedro121

sexta, 22/jun/2007, 00:18

Dolfo

”Como sabes que a cria mais velha é uma normal?! “

Pela cor, ela é cinzenta se fosse opalina tinha as marcações típicas

”E dá para saber se é macho ou fêmea? “

È um macho claro.

”Não te esqueças que o pai lutino é portanto quase de certeza portador de pérola (senão creio que o Mohi não poderia ser 1 pérola, certo?”).”

Certo

”Já agora, as lutinas, quer sejam lutinas pérola ou só lutinas, são todas fêmeas? “

Certo, são 3 fêmeas e 1 macho

”E ainda, porque dizes que se houver uma lutino opalina será a última a nascer e não as 2 do meio? “

Porque as outras são lutinas normais, já da para ver pela cor das penas do corpo, enquanto a mais pequena parece-me mais amarela e como não dá para ainda ter certezas ela é a única que pode ser

”Isso é 100% seguro, ou qual a percentagem de hipóteses de acontecer assim como dizes? “

Que o normal é um normal e que as lutinas são fêmeas é a 100% , que a mais pequena é uma lutina opalina é a 51%, 50% de probabilidade +1% de palpite
Pedro Ramalho

Dolfo

sexta, 22/jun/2007, 00:46

Pedro,

WOW!

Tu és uma verdadeira enciclopédia viva sobre os bicos curvos! :P

Mais uma vez muito obrigado! Facilitaste-me imenso as opções do que devo fazer a partir de agora e como me organizar! :wink:

Portanto, o mesmo casal, macho lutino portador de pérola X fêmea pérola face branca (ela não sei se é ou não portadora doutra mutação, mas se bem entendo isso não teria influência nas mutações das crias), que deu o ano passado 1 macho pérola, também dá machos normais!
São as 2 únicas hipóteses de machos que posso tirar com este casal?

E todas as crias lutinas serão sempre fêmeas, nunca machos?

Obrigado,

Dolfo

Pedro121

sexta, 22/jun/2007, 10:02

Dolfo Escreveu: Tu és uma verdadeira enciclopédia viva sobre os bicos curvos! :P

E todas as crias lutinas serão sempre fêmeas, nunca machos?

Dolfo
Eu não percebo muito de psitacideos, tenho é algumas luzes em genética, mas não sou de maneira nenhuma uma enciclopédia.

Este casal é realmente curioso porque vais tirar machos opalinos, alias deves tirar 50% de machos opalinos e 50% de machos normais, mas não tiras quase nenhuma fêmea opalina, vais tirar apenas 1,5 do total o que é irrisório, é realmente uma combinação muito curiosa, se tivesses a sorte do macho ser portador de azul então seria ouro sobre azul…rsrsrsrs, mas pronto também não se pode ter tudo.

Os lutinos serão sempre fêmeas
Pedro Ramalho

cblampreia
Registado: domingo, 15/out/2006, 23:12
Contacto: Sítio web

sexta, 22/jun/2007, 10:35

olá.
mas não tiras quase nenhuma fêmea opalina, vais tirar apenas 1,5 do total o que é irrisório

Não estou a perceber, não era suposto tirar metade das fêmeas opalinas?
Porquê este numero tão pequeno?

Dolfo

sexta, 22/jun/2007, 10:39

Boas,

Mais uma vez obrigado, Pedro.
...se tivesses a sorte do macho ser portador de azul então seria ouro sobre azul…
O que queres dizer com isto?
Ou seja, na prática, que outra mutação podia sair nas crias?

Sou franco, não sei bem o que é nas caturras ser "portador de azul" :oops:

Outra coisa, confirmas que a fêmea, independentemente da mutação dela, e seja qual fôr a(s) mutação/ões de que possa ser portadora (aliás não tenho a certeza se pelo facto de ser fêmea pode ou não ser portadora de algo; estou-me a lembrar da conversa que tivemos sobre os ring-necks), não conta para nada no que passa para as crias, certo?

Obrigado,

Dolfo

Pedro121

sexta, 22/jun/2007, 12:20

cblampreia Escreveu:

Não estou a perceber, não era suposto tirar metade das fêmeas opalinas?
Porquê este numero tão pequeno?
Ola Cláudio

Opss, meti agua, estou-me sempre a esquecer que o macho é lutino e não normal/ino/opalino, neste caso ele efectivamente não vai tirar opalinas, apenas lutinas opalinas, ou seja 50% das fêmeas serão lutino opalinas

OT: como vão as criações
Pedro Ramalho

Pedro121

sexta, 22/jun/2007, 12:48

Dolfo Escreveu:
Sou franco, não sei bem o que é nas caturras ser "portador de azul" :oops: Dolfo
O azul nas caturras é o que as pessoas chamam de face branca, como as caturras não são verdes a mutação azul produz um fenotipo cinzento, mas geneticamente uma face branca é tão azul como um Ringneck azul
Dolfo Escreveu:
Outra coisa, confirmas que a fêmea, independentemente da mutação dela, e seja qual fôr a(s) mutação/ões de que possa ser portadora
Dolfo

Tu estas a fazer algumas confusões

Nos temos de uma maneira simples 2 tipos principais de transmissão genética

Aquela que se refere aos cromossomas sexuais cuja particularidade é haver diferenças entre os machos e as fêmeas no par cromossomico, neste caso dizemos que a mutação é ligada ao sexo

E a referente aos outros pares de cromossomas em que os dois cromossomas são sempre iguais ou seja são as mutações autossomicas

E em relação á dominância temos mutações dominantes, codominantes e recessivas e estes 3 tipos podem aparecer tanto nas ligadas ao sexo como nas autossomicas

Bom, no caso das autossomicas o sexo da ave não é importante, vamos imaginar que cruzas uma caturra malhada com uma não malhada, independentemente dos sexos tens sempre caturras normais/malhadas e isto porque o malhado é autossomico recessivo nas caturras

No caso dos ringnecks cinzentos, vamos supor que cruzas um macho azul com uma fêmeas cinzenta DF, esse cruzamento vai dar exactamente o mesmo que se cruzares um Macho Cinzento DF com uma fêmea azul, ou seja vais ter 100% de crias cinzentas

Conclusão, se a mutação for autossomica os resultados de pendem apenas da dominância e nunca do sexo da ave que tem a mutação

No caso das mutações ligadas ao sexo a situação é diferente

A fêmea só tem um cromossoma X, ora isso implica que nas mutações ligadas ao sexo recessivas a fêmea nunca pode ser portadora, implica também que o macho é que transmite sempre o cromossoma X ás crias fêmeas, logo no caso das crias fêmeas é o macho e apenas o macho que contribui para as mutações ligadas ao sexo, MAS no caso das crias machos a contribuição é dada de igual modo pela fêmea e pelo macho, tu não podes ter um macho lutino por exemplo se a mãe dele não for ina.
Pedro Ramalho

Voltar para “Fotografia, Digiscoping, Observação de Aves”