lisnina
Mensagens: 1
Registado: terça, 03/mai/2016, 09:30

Apresentação - Isabel (Lisboa)

Bom dia a todos. O meu nome é Isabel e inscrevi-me neste fórum para poder aprender convosco como cuidar de um papagaio cinzento de cauda vermelha. Dia 30 de agosto adquiri uma menina ( Cuca) para oferecer de prenda de aniversário ao meu marido. Ela fez dois meses dia 6 de setembro, e já está numa gaiola (56x50x156cm), com alguns brinquedos. Acho que os poleiros que vinham com a gaiola não são muito bons pois ela escorrega e não sei se posso colocar poleiros de arvores naturais e sim que tipo de arvore podera ser. Inicialmente pus uns bocados de cartão nas grades da gaiola pois tive receio de ela não saber andar ou poder magoar-se mas ela começou a raspar com as patinhas e tirei pois percebi o seu desagrado. Estamos a alimenta-la com seringa às 8h, 12, 16, 20 e meia noite o que ela quer, ( fica com o papinho cheio), e depois deixamos que ela petisque nos torrões. Apesar de pequeninos eles são duros e coloquei na picadora (1,2,3) no sentido de por mais pequenino para ela mastigar, mas não sei se fiz bem ou mal. Também lhe coloco maçã sem grainha e sem casca.
Gostaria de obter os V/conselhos.
Para além da Cuca, tenho a Vicky e o Spice (Roseicollis) que já fizeram duas criações. Agora tirei o ninho pois ela pos 4 ovinhos e não houve bebés. A Francisca e o Francisco (Periquitos). O Kikas e a Mel (Caturras). Mais 4 Mandarins. Peixes . A Tuxa e a Bonnie (cadelas).
Também queria saber qual a melhor forma de poder fazer interagir a Cuca (papagaia) com o Kikas e a Mel (caturras) pois estes voam dentro de casa e estão habituados e estar à solta quando estamos em casa.
Gostava também de saber quando como devo fazer em relação à transição da papa para o torrão e que quantidade de agua a Cuca necssita, pois ela não bebe muita e quando damos a papa no final damos sempre um bocadinho com a seringa. Gostava de saber que tipo de legumes ela pode comer e frutas.

Desde já muito obrigada pelos V/conselhos e por ter sido aceite no fórum.
Avatar do Utilizador
borllock
Site Admin
Mensagens: 3848
Registado: domingo, 01/jul/2012, 16:23

Re: Apresentação - Isabel - Lisboa

Muito bem-vinda Isabel.
Em relação à gaiola da Cuca parece-me ser muito pequena (os 156cm são de altura ou comprimento?), agora serve bem enquanto é novinha, mas depois é melhor arranjar outra maior, a não ser que ela ande a maior parte do tempo à solta. Realmente os poleiros dessas gaiolas costumam ser de plástico e como tal escorregam muito. Há nas grandes superficies como aki e maxmat na zona das madeiras varões em madeira de várias espessuras, têm mais de 2m, mas manda cortar e com 3 ou 4€ fica com o assunto resolvido.
Em relação à alimentação dê uma olhada neste site: http://www.naturezactiva.com/aves.php?page=criartab , clique onde diz papagaio cinzento. Pelo que vejo ela já só devia comer 3x ao dia.
Em relação à fruta pode dar qualquer uma menos abacate, vegetais pode dar tudo menos alface.
A interacção com as outras aves pode fazê-la juntando as gaiolas ou caso as outras aves andem à solta colocar petiscos em cima da gaiola da cuca para se irem conhecendo.
Cumprimentos,
José Jesus

Porto - Penafiel

Visitem: https://placeofbirds.wordpress.com/
Mika
****
Mensagens: 364
Registado: domingo, 24/mai/2015, 21:40
Localização: Amarante

Re: Apresentação - Isabel - Lisboa

Bem vinda Isabel. Espero que consiga tirar todas as dúvidas. Cumprimentos

Voltar para “A Minha Apresentação...”