Livro Belga sobre Pintassilgos

Livros técnicos sobre aves, Revistas ornitológicas, publicações diversas.

Moderador: Armando Moreira

Mensagempor Armando Moreira » sexta, 19/jan/2007, 23:33

:) Olá a Todos!

Espero que não me condenem por trazer uma obra em língua estrangueira num fórum português, mas como o pintassilgo é uma espécie que suscita paixões, não poderia de deixar de partilhar convosco esta publicação Belga.

Imagem

O livro de Marcel Ruelle com o título "Le Chardonneret Élègant te ses cousins les chardonnerets orientaux", é a obra mais completa sobre o pintassilgo "Carduelis carduelis" e subespécies que eu já li até hoje. Publicado em 1993 o texto é minucioso e detalhado ao longo de cerca de 350 páginas.

A numerosa bibliografia consultada e a referencia a outros autores é impressionante ao longo do livro. A leitura deste livro permite-nos ter uma ideia da vida desta espécie na Natureza, (reprodução, criação e muda), hábitos alimentares, migração, introdução do pintassilgo em outros continentes, dados biométricos da espécie e subespécies, doenças e mortalidade, longevidade na Natureza. Muitos mapas e gráficos sobre distribuição geográfica das subespécies, variação alimentar ao longo do ano. Infelizmente nos dados sobre migração (nº de indivíduos capturados, contados, registados e libertados) os números que constam nos mapas da Península Ibérica, só constam os dados de Espanha, Portugal zero.

Poucas fotos, alguns desenhos, mas informação com muita qualidade. Para quem gosta de saber como vive o pintassilgo europeu (Carduelis carduelis) na Natureza esta obra é fundamental. Não revela segredos nem técnicas de criação mas para quem quiser saber e ter uma ideia da vida do pintassilgo na Natureza esta é a obra ideal, pena já estar esgotada a muito tempo no autor que era quem tinha o livro e não estar prevista qualquer reedição mais actualizada.

Será que mais ninguém conhece ou tem outros livros? Lembro que para saber diz o povo é passear ou ler o fórum.avespt.com... digo eu! :wink:
Armando Moreira
Site Admin

Registado: sábado, 14/Oct/2006, 22:38

PINTASSILGOS

Mensagempor Joaquim Henriques » domingo, 21/jan/2007, 12:42

Oi, Armando, por curiosidade, já tentei fazer criação de um pintassilgo com uma canária, mas até à data não obtive qualquer sucesso, reconheço que não tenho feito as coisas como deve ser. estou a pensar em tentar novamente, para isso gostava de algumas dicas, como por exemplo:
-alimentação
-época do acasalamento
-etc, etc
Ainda não consegui compreender porque razão em Portugal não é permitido esta espécie ser vista em exposições, quando aqui por exemplo os nossos vizinhos Espanhois permitem, pela 1ª vez fui o ano passado ver o campeonato espanhol de ornitologia na localidade de Los Barros e numa localidade próxima realizou-se uma feira onde vi pintassilgos lindos à venda, claro que o preço não é para qualquer um, pelo que eu observei rondava os 450 € cada.
Um abraço, e cá fico à espera das ditas dicas, para o que desde já agradeço.
Joaquim Henriques

Registado: quarta, 20/dez/2006, 11:24

Mensagempor Armando Moreira » domingo, 21/jan/2007, 12:59

:D Olá Joaquim Henriques!

Não leve a mal a observação que vou fazer. Peço o favor que respeitem os tópicos do fórum, para os visitantes poderem seguir os temas dos tópicos. Ou seja nesta secção de "Livros, Revistas e outras publicações", falar de híbridos não está correcto porque sai do tema.

Por isso peço que coloque a sua questão (copie/paste) na secção de " Híbridos e Mestiços" que com certeza haverá membros com experiencia que o poderão ajudar. Já agora diga-nos que problemas teve e como fez, para o podermos ajudar com sugestões.

Se tiver qualquer dúvida de como proceder pf contacte via MP (mensagem privada) obrigado!

Armando Moreira
Armando Moreira
Site Admin

Registado: sábado, 14/Oct/2006, 22:38

Voltar para Livros, Revistas e outras publicações

Quem está ligado:

Utilizador a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 1 visitante