Dpassarada
Registado: quinta, 27/dez/2012, 12:19
Contacto: Sítio web

Re: Construção de viveiro comunitário [ajuda]

sexta, 10/mai/2013, 18:00

alexmendes Escreveu:agora sim acho que está espetacular a forma com que o queres fazer, eu não mudava nada se fosse a ti, e depois assim com o corredor tenns muitas vantagens, comedouros, bebedouros e ninhos exteriores que é melhor
Ehehe.. :lol:
Vamos ver como fica no final :D

borllock
Site Admin
Registado: domingo, 01/jul/2012, 16:23

sexta, 10/mai/2013, 18:16

As fezes de morcego não são um perigo assim como os proprios morcegos?, pois estes podem ser portadores de doenças, digo isto pelo k ja vi em documentarios, em Portugal não sei k tipo de morcegos existem e se tem esses "problemas"
Cumprimentos,
José Jesus

Porto - Penafiel

Visitem: https://placeofbirds.wordpress.com/

Rsergio
Registado: sexta, 01/fev/2013, 12:12

sexta, 10/mai/2013, 18:18

Dpassarada Escreveu:Nao a posso fazer no meio porque se nao tinha que cortar o pladour e nao vale a pena.

Boas,

continuo a achar que esse corredor lateral não era necessário e se o problema é cortar o pladur é um mal menor... pensa que a fazer como está no desenho vais ter mais uma divisão, quer seja em rede quer seja noutro material... também acho que se tens ideias em colocar casais da mesma espécie para criar não precisavas de ter divisões tão grandes e podias talvez começar por fazer umas de cada vez, do tipo começas pelos canto e mais para a frente vais continuando...

são só as minhas ideias, como reparas-te também tive muitas duvidas e decisões algo difíceis para tomar, tudo o que digo é só opinião pessoal e baseado no que tenho lido, não leves a mal...

Abraço
Ricardo

Rsergio
Registado: sexta, 01/fev/2013, 12:12

sexta, 10/mai/2013, 18:28

fica a minha ideia se quiseres aproveitar e pedir mais opiniões...

Imagem

abraço
Ricardo

AvilandiaPT
Registado: domingo, 15/out/2006, 08:26

sexta, 10/mai/2013, 21:27

Olá,

Vamos por partes...

Um esboço/planta do espaço que tens seria o ideal. Continuo a não perceber o porquê de andares com "cantos" e "L's". Se tens um canto, deves poder encostar ai os viveiros e aumentar só numa das dimensões. desta forma, usas a parede como apoio o que tem muitas vantagens. E se tens janelas, a distribuição é importante.
Não sugeri dividires em espaços mais pequenos porque me pareceu que preferes coisas "grandes". Mas a opção que te indicaram é muito mais lógica, especialmente para viveiros monoespécie. E como também foi dito, isso permite um sistema que podes aumentar mais tarde, no mesmo modelo sem grandes confusões.
Se pensares num espaço 1,5x2m podes ter 6-10 casais de mandarins, por exemplo, com alguma facilidade.

Em relação às crias, tens noção da produção neste tipo de sistema? Esquece lá o teres objectivos de lucro ou não. Não é isso que está em causa, não percebeste as minhas questões. Quer separes crias para vender ou para dar é igual. Um sistema de viveiros em colónia com 4 casais, correndo bem as coisas podes ver-te de repente com 20 crias em mãos, que tens de manter alguns meses dependendo da espécie... Provavelmente algumas até vais querer manter para ti, 3-9 meses nas espécies mais comuns até criarem, passando ao lado de ser mais ou menos cedo em termos de idade. Ficarem misturadas com os casais reprodutores destabiliza a colónia. Vais fazer isso em gaiolas?

O corredor central é uma opção óbvia nesta situação. O topo fechado em rede permite contacto com o exterior, logo com vias de contaminação. Existem por isso vários agentes que podem ser transmitidos às tuas aves.

Acho que existem em Portugal cerca de 20 espécies de morcegos e dessas não estou a ver nenhuma que faça dos ratos "alimento" ao ponto de isso servir de controlo. Até acho mais provável o contrário, mas como não é a minha área... há quem perceba mais disso que eu de certeza. De qualquer forma, "barulhos" e movimento de noite não é do melhor para aves em reprodução.

Cumps.
Ricardo M.
ImagemImagemImagem

Dpassarada

sexta, 10/mai/2013, 22:14

Rsergio Escreveu:
Imagem
Excelente :D muito obrigado! É assim que vai ficar! Com exceçao a entrada que vai fica em L por inúmeras razoes :roll:
A entrada ja decidi :roll:

Apenas vou ocupar com casais 4 desse ( vou colocar 7( 4 do lado da parede e 3 do lado da porta) e os outros 3 vao ser para crias etc.
AVILANDIAPT obrigado por me alertar para o tempo que tenho que ficar com as crias etc. :wink:

Em relação aos morcegos e ratos estou tranquilo! Tenho que avaliar melhor a situação.( ainda há tempo)

Ja fui as compras comprar MUITA madeira! :D

Obrigado por tudo! :D

Dpassarada

sábado, 11/mai/2013, 12:21

Material, já tenho.
Já Comprei rede (50 metros quadrados) e muita madeira! Comprei também dobradiças para as portas! :D
Amanha vou começar a construir as armações para cada viveiro :D
Amanha dou novidades! :D

Dpassarada

domingo, 12/mai/2013, 21:06

Boa noite :D

Mais um dia de trabalho!
Aqui esta um lado já terminado! :D
Tem 4 viveiros :D mas tem mais paus que é para as portas como mostra aquela imagem editada(as portas sao as verdes e cada viveiro tem a sua cor :D
Que acham?
Anexos
image.jpg
image.jpg
image.jpg
image.jpg
image.jpg
image.jpg
image.jpg
image.jpg
image.jpg
image.jpg
1

cblampreia
Registado: domingo, 15/out/2006, 23:12

segunda, 13/mai/2013, 00:14

Mais uma opinião para confundir :D

Pelo que percebi o viveiro vai ficar dentro de um armazém ou num alpendre, ou seja está protegido do mau tempo. Porque razão vais usar o pladur de lado? Podia ficar só com rede, quanto muito o pladur só numa lateral para ficar protegido de correntes de ar. Assim com o pladur vais cortar muita luz aos viveiros.

Dpassarada

segunda, 13/mai/2013, 10:33

:D
eu coloco o pladour como parede. nao afetam nada porque o armazem tem muita luz(janelas) :D

alexmendes
Registado: terça, 20/nov/2012, 17:12

segunda, 13/mai/2013, 11:47

boas, essas tabuas que estão ao alto para dividir e colocar as portas parecem-me muito finas, com o tempo vão empenar todas, devias pelo menos no sitio que a porta vai ser aplicada por uns caibros aí e 5cm x 5cm, assim tinhas as portas bem fixadas e ganhavas estabilidade, senao a tabua que vai levar as dobradiçãs não sei se aguenta
Cumprimentos,
Alexandre Mendes

VISITEM:
http://www.avesalex.blogspot.pt

Dpassarada

segunda, 13/mai/2013, 14:18

Tens razao! :D
Vou colocar umas mais grossas! :D

alexmendes

segunda, 13/mai/2013, 21:53

quantas mais grossas puseres melhor. ou então pregas as tábuas em L( essas assim como estão e depois uma pregada de lado) que assim ja ganham resistencia não fica é tão bonito
Cumprimentos,
Alexandre Mendes

VISITEM:

Dpassarada

segunda, 13/mai/2013, 22:22

Bonito também nao pretendo pois NINGUÉM MAS MESMO NINGUÉM lá vai entrar... Pois tenho muito medo de roubos :evil:
Nem ao pessoal da aldeia que cria canarios e vou tentar comprar as aves fora do distrito para ninguém saber que tenho aquilo e quando as vender vai ser em minha casa e nao ao pé do viveiro :evil: ... Se quisesse que o pessoal da aldeia soubesse tinha pedido ajuda a alguns homens do oficio...( tenho um bocados mania da perseguição :twisted: ...)
Pretendo económico.. Mas vou trocar a Madeira por uma mais forte. :D

Só em dinheiro já vai em 200€... :|
-50metros quadrados de rede e muita madeira.. :|

alexmendes

segunda, 13/mai/2013, 23:19

ya fazes bem, assim ninguem sabe o que se passa, mas quando se faz minimamente bonito ate dá mais gosto tratar das aves, uma pessoa perde-se lá dentro. é isso arranja uma madeira mais grossa e toca a trabalhar :P
Cumprimentos,
Alexandre Mendes

VISITEM:

Voltar para “Bricolage e Projectos, Gaiolas, Ninhos, Materiais e Acessórios”