O meu futuro viveiro

Projectos caseiros de Ninhos, Gaiolas, Voadeiras, Viveiros, Espaços e outras utilidades como máquinas, chocadeiras, etc.

Moderadores: Armando Moreira, vitor anastacio

O meu futuro viveiro

Mensagempor trindade » quarta, 12/fev/2014, 20:25

Boa tarde, eu gostaria de saber a vossa opinião acerca das dimensões do viveiro que irei construir. Aproveitando um espaço que já tem as paredes laterais e traseira em tijolo, com cerca de 2.20 metros de comprimento, 1 metro de profundidade e 2 metros de altura, estava a ponderar em dividir a gaiola em três partes, como tenho no meu esquema em anexo.
Tenho cerca de 4 casais de periquitos e pondero ter apenas um casal de caturras. Qual seria a vossa divisão tem termos de comprimento, tendo em conta que gostaria de ter mais agapornis (apenas roseicollis). Será que ao fazer a divisão não irei limitar em demasia o espaço termos de comprimento? Colocar as aves no mesmo espaço está fora de questão, certo?

Cumprimentos!
F.Trindade
Anexos
viveiro.JPG
viveiro.JPG (7.63 KiB) Visualizado 1961 vezes
trindade
 
Mensagens: 13
Registado: terça, 24/set/2013, 19:12

Re: O meu futuro viveiro

Mensagempor borllock » quarta, 12/fev/2014, 21:57

Não percebi a imagem, vai dividir em altura os periquitos e as caturras?
Cumprimentos,
José Jesus

Porto - Penafiel

Visitem: https://placeofbirds.wordpress.com/
borllock
Site Admin
 
Mensagens: 3447
Registado: domingo, 01/jul/2012, 16:23

Re: O meu futuro viveiro

Mensagempor Frederico » quinta, 13/fev/2014, 01:39

Tem que deixar no minimo 60cm de largura para as caturras, respeticamente periquitos. Sendo assim fica com 1.60 (largura) para os roseicollis por 2m de altura e 1 de profundidade.
Na minha opinião dá para 4 casais no máximo, não mais que isso. Tem é que colocar 6 ou 7 ninhos pela mesma altura em redor da gaiola. Vários comedouros/ bebedouros também ajudam a evitar brigas.

É bonito ver uma voadeira com várias aves, mas para controlar as aves tanto a nivel de acasalamento como disputas é pior. O que eu acho que faria era uma porte e na parede do fundo fazia as gaiolas individuais e uma pequena voadeira. e dentro deste pequeno espaço a porta na lateral que dava para as outras gaiolas. desta forma evitava as fugas e tinha os mesmos casais de roseicollis que tendo o espaço em aberto
Visita-me no Facebook em: https://www.facebook.com/Roseicores
Imagem
Avatar do Utilizador
Frederico
*****
 
Idade: 27
Mensagens: 1027
Registado: segunda, 21/jan/2013, 23:48
Localização: São Miguel - Açores

Re: O meu futuro viveiro

Mensagempor trindade » quarta, 19/fev/2014, 20:42

Boa tarde, obrigado pelas vossas respostas e, desde já, peço desculpa por ter lançado a questão e não ter tido tempo de responder com a brevidade desejada.

Respondendo ao amigo borllock, sim, seria essa a ideia, mas estou a ponderar em colocar os periquitos noutro viveiro que tenho, ficando assim com mais espaço, embora em altura, para o casal de caturras.

Caro Frederico, obrigado pelas dicas, Realmente em gaiolas individuais teria algumas vantagens a nível de controlo das aves, mas como por vezes são os pais da minha namorada a tratar da sua alimentação e higiene, julgo ser mais fácil para eles cuidarem das aves no viveiro.

Gostaria que me respondessem a uma questão: se eu manter um macho e uma fêmea numa gaiola, separados dos demais, até me aperceber que eles formam casal, poderei juntá-los no viveiro sem correr o risco de eles se separarem? Coloco esta questão porque julgo ter lido qualquer coisa a respeito e, desta forma, evitaria possíveis cruzamentos entre parentes.

Cumprimentos a todos!
F.Trindade
trindade
 
Mensagens: 13
Registado: terça, 24/set/2013, 19:12

Re: O meu futuro viveiro

Mensagempor borllock » quarta, 19/fev/2014, 23:09

Eu perguntei pk ás vezes pode ser complicado de apanhar as aves dentro do viveiro, limpar etc
Quanto à sua pergunta, pode fazer isso de juntar um casal um tempo antes de introduzir no viveiro para formar casal, mas em todas as espécies de aves, umas mais, outras menos, elas podem saltar o muro e ter filhos com outras :lol:
Cumprimentos,
José Jesus

Porto - Penafiel

Visitem: https://placeofbirds.wordpress.com/
borllock
Site Admin
 
Mensagens: 3447
Registado: domingo, 01/jul/2012, 16:23


Voltar para Bricolage e Projectos, Gaiolas, Ninhos, Materiais e Acessórios

Quem está ligado:

Utilizador a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 1 visitante