Página 1 de 1

Iluminação artificial [dúvidas]

Enviado: terça, 13/out/2015, 00:40
por ashwinder
Boas pessoal.
Ao ler aqui outro tópico onde se falou sobre iluminaçao , despertou.me a curiosidade de pesquisar sobre o assunto. Após uma pesquisa no google cheguei à conclusao que as aves precisam obrigatoriamente de luz solar directa ou lampadas artificiais que emitam essas radiaçoes.

Ora como no meu espaço (garagem com janela pequena) carece de iluminaçao , e visto que ainda nao arranjei uma soluçao definitiva, venho aqui pedir ajuda para resolver a coisa da melhor forma.

A minha garagem tem uns 4 metros por 4. Tenho uma ficha no tecto onde liguei um casquilho com uma lampada de led que dá uma luz minima, que serve para de noite as aves nao se perderem do ninho. Tipo uma moonlight. Depois tenho duas lampadas daquelas tubulares compridonas tipo das cozinhas antigas.

Agora que sistema devo aproveitar? A ficha para adaptar um projector ou uma lampada de casquilho normal , ou as lampadas tubulares?
Qual será os watts necessarios para a minha área?

A ideia seria com um relogio programar x horas por dia. Por isso gostava de saber da vossa parte se alguem sabe preços , watts necessarios etc

Preciso mesmo de resolver isto porque agora nestes dias sem sol a coisa ta mesmo muito escura .

Obrigado

Re: Iluminaçao artificial - duvidas

Enviado: terça, 13/out/2015, 21:11
por Armando Moreira
8) ola a Todos!

O tema ja foi debatido pf use a Pesquisa avançada e use as palavras iluminação artificial dentro do retangulo.

Ao usar o forum peço aos membros que usem esta ferramenta, para evitar a dispersão dos temas e renriquecer os topicos já abertos.

Muito obrigado pela vossa compreenção 8)

PS: a repetição dos temas desincentiva os membros mais antigos a participar

Re: Iluminação artificial [dúvidas]

Enviado: quarta, 14/out/2015, 10:29
por ashwinder
Bom dia
Sim eu compreendo , topicos repetidos é o que nao falta aki. So sobre criaçao a mao de agapornis devem ser dezenas de repetidos. Aliàs arrisco.me a dizer que se todos desenterrassem tópicos , o tópico mais recente aqui teria anos
De qualquer forma em relaçao à minha dúvida , eu ja tinha lido esses topicos antigos todos, mas nenhum responde à minha duvida em concreto

Re: Iluminação artificial [dúvidas]

Enviado: quinta, 15/out/2015, 19:21
por Armando Moreira
:) Ola a Todos!

Não sou electricista nem tenho u sistema de iluinação artificial, mas vou me atrever a opinar.
No passado estive tentado a implementar um sistema desses e andei a recolher algumas opiniões, não sei se vou dizer algumas asneiras. Se as disser deverá haver membros competentes para me corrigir.

Ora aqui vai. Geralmente o que se faz é usar 2 tomadas com relogios controladores ligados um a uma lampada incandescente e outro ligado as lampadas florescentes.

De manhã arranca primeiro a lampada incandescente (de casquilho) e depois ligam as tubulares compridas. A noite é o inverso apagam as tubulares ficando as de casquilho.

Quanto aos watts necessarios eu diriam antes quantos lumens serão necessarios, isso depende da cor das paredes e dos objectos que refeltem ou absorvem a luz.

Atenção que uma vez implementado o sistema a funcionar se falha as aves podem entrar em muda e lá se vai a epoca de criação. Depois deverá ter o cuidado de alterar a regulação das horas de luz de maneira apropriada, isto nos sistemas caseiros. Agora na net ha kits electronicos de montar que fazem isto automaticamantde. Se tiver dinheiro pode comprar um programador automatico em que basta ligar as lampadas e ele controla tudo de pois de programado.

O melhor é mesmo ir ver um sistema caseiro já implementado e falar com quem o montou. Opinar a distancia como estou a fazer pode não ajudar muito :wink:

Cordiais cumprimentos a todos, :)

Re: Iluminação artificial [dúvidas]

Enviado: segunda, 19/out/2015, 23:50
por ashwinder
Eu tenho hipotese de lampadas tubulares e ou por casquilho. A minha duvida prende.se mais em axar pouca luz. Mas entretanto falei com um amigo electricista que me vai aplicar um sistema de leds . espero ser suficiente