Avatar do Utilizador
rnsilva
*****
Mensagens: 949
Registado: sábado, 04/nov/2006, 21:45
Localização: Pontével - Cartaxo
Contacto: Sítio web

Sistema de limpeza de sementes através de sucção

Olá a todos.
Tendo visto por aqui alguns sistemas bem interessantes de máquinas de soprar sementes e dado o facto de necessitar de um sistema semelhante, resolvi meter mãos à obra.
O meu objectivo era gastar zero e assim foi. Aproveitei uns restos de material que havia cá em casa e montei uma obra de engenharia :D. Funciona plenamente só com uma passagem.

Apresento a minha solução aqui:
http://etudoquerofazer.blogspot.com/200 ... entes.html

Espero que seja útil. Qualquer dúvida disponham.

Cumprimentos

Ricardo Mendão Silva
Avatar do Utilizador
maxseven
***
Mensagens: 145
Registado: terça, 04/mar/2008, 00:04
Localização: gondomar
Contacto: Sítio web

simples barato gosto bem pensado vou tentar.
parabens :wink:
um abraço


Este e o meu blog
http://avesdoquimze.blogspot.com
CristinaM
****
Mensagens: 263
Registado: domingo, 27/mai/2007, 00:34
Localização: Coimbra

Boas

Está muito boa a ideia e, o custo é minimo mesmo. :P
Cumprimentos
Cristina
horacio braz
Mensagens: 33
Registado: terça, 06/mai/2008, 12:23

boa noite
parabens pela enjenhoca.
Já fiz duas maquinas artesanais de limpar as sementes baseadas nas fotos dos foruns,esta acho que vai ser a terceira.
Heitor
Mensagens: 6
Registado: quinta, 24/jul/2008, 00:28
Localização: Brasil

Dispositivo de sucção

Olá Sr Ricardo:
Parabéns pela sua idéia.
Apenas como contribuição tenho uma sugestão de um dispositivo com o mesmo principio, mas para quantidades bem menores de sementes.
Utiliza-se uma garrafa pet de 1,5 ou 2 litros. Faz-se com um prego aquecido por volta de uns 30 furos na base e uns 15 no meio da garrafa ao longo de toda a circunferência. Coloca-se a semente de alguns comedouros ( no máximo 1/3 da altura da garrafa ) e com um aspirador ligado aproxima-se da boca da garrafa.
Com alguma experiência tem-se o mesmo efeito de seu dispositivo: o pó e cascas são sugados pelo aspirador. A semente embaixo fica turbilhonando e vai liberando a sujeira.
É bem mais trabalhoso que seu brilhante dispositivo, mas para pequenos criadores pode ajudar.
Heitor - Sorocaba - SP - Brasil
Avatar do Utilizador
rnsilva
*****
Mensagens: 949
Registado: sábado, 04/nov/2006, 21:45
Localização: Pontével - Cartaxo
Contacto: Sítio web

Olá a todos.
Sim Heitor ai o princípio é o mesmo. A única diferença é que o tamanho dos furos têm de ser controlados em relação ao tamanho das sementes.

O que achei interessante neste sistema foi a vantagem que dá a regulação de potência do aspirador. Controlamos todo o processo de limpeza e adaptamos ao tipo de semente que desejamos.

Votos para boas "limpezas"

Abraços

Ricardo Mendão Silva
Avatar do Utilizador
rnsilva
*****
Mensagens: 949
Registado: sábado, 04/nov/2006, 21:45
Localização: Pontével - Cartaxo
Contacto: Sítio web

Olá.

Questionaram-me no blog como é que sabia se o aspirador não aspirava sementes. É uma questão importante e como tal partilho aqui também a resposta.

O meu aspirador é de 1600W. Filtrei a comum mistura para caturras e exótica.
Com o aspirador no máximo o que acontece é que as sementes mais leves ficam no "buffer" (garrafão)em turbulência e nem são aspiradas nem caem para o balde. Muita da palha também nem sequer é aspirada, ficando sempre em suspensão no garrafão. Isto acontece devido à forte circulação de ar que é giratória dentro do garrafão (o que provoca a turbulência).

O único cuidado a ter é regular a potencia do aspirador de modo a cairem as sementes mais leves. Para tal basta meter a palma da mão na saída do circuito e analizar o que cai.
No final deve-se também retirar o recipiente com as sementes boas, antes de desligar o aspirador. Ao desligar o mesmo as palhas retidas no garrafão e eventuais sementes (má regulação da potência) saem pelo mesmo circuito (deve-se meter um saco do lixo ou outro balde, evitando que o lixo vá para o chão).

Com o meu aspirador, mesmo no minimo não caiu qualquer lixo. Contudo deve-se ter em atenção que alguns aspiradores quando têm o saco quase cheio, deixam de aspirar e aí cai certamente lixo.

Também analisei o conteúdo do saco do aspirador e posso afirmar que se continha sementes não as vi.

Mais uma vez, espero que experimentem e que seja útil. Sempre poupamos 150 euros numa máquina e mais um quanto no aproveitamento das sementes.

Abraços

Ricardo Mendão Silva
Avatar do Utilizador
Sansoni7
****
Mensagens: 266
Registado: quinta, 11/out/2007, 11:58

Bem melhor do que andar a bufar........... :lol:
Parabéns.
Imagem

Voltar para “Bricolage e Projectos, Gaiolas, Ninhos, Materiais e Acessórios”