Niarctaa
Mensagens: 10
Registado: segunda, 11/jan/2010, 17:37

Dificuldade em escolha da rede para viveiro

Ando a construir três galinheiros/viveiros seguidos em que pelo menos um vai ser para colocar os meus exóticos e outros que venha a adquirir. Um dos viveiros vai ter 5 metros de comprimento por seis de largura e os outros dois 2,5m de comprimento por 6m de largura. Cada um deles vai ter uma zona com cerca de 2 metros de largura coberta (feita em tijolo) e o resto será em rede como um género de parque exterior.
O meu maior problema ate agora é escolher a rede a utilizar porque não quero que ocorram fugas nem que pássaros autóctones entrem no interior do viveiro.

Andei a ver a solução mais económica e seria colocar rede elástica larga para dar resistência e depois por dentro rede de galinheiro de malha mais fina de forma aos pássaros pequenos não passem.
Vi também o preço da rede aos quadrados que se costuma ver aqui no forum com mais frequência mas fica ainda mais caro que a junção destas duas redes que referi.

Queria então saber a vossa opinião. Tenho é que ter ainda em conta que tenho ovelhas que no galinheiro actual andaram a dar "joelhadas" na rede elástica que la esta para tentarem entrar no galinheiro por isso tem que ser algo resistente.
Agaboy
****
Mensagens: 379
Registado: sexta, 09/set/2011, 12:22

Re: Dificuldade em escolha da rede para viveiro

boas

tipo... para o viveiro dos exoticos, eu optava por uma rede de malha mais fina.

aquele que se ve por ai, que o pessoal usa para fazer as gaiolas sabes de 19mm, tipo usava desse tipo, mas com os quadrados mais pequenos, penso que passa dos 19 para 10... mas tens de ver se com tamanho 10 se passam ratos. eu no meu viveiro tinha uma em que passavam entao usei rede de 0,5... ja nao passa nada.

os outros viveiros se fosse para galinhas, eu usava a ''normal'' rede de galinheiro.... ok os passaritos de fora entram, mas tambem nao fazem mal nenhum... la em casa temos assim, e quando chegamos ao pe, eles disparam a fugir. e penso que com essa rede nao teras problemas com as ovelhas.
Niarctaa
Mensagens: 10
Registado: segunda, 11/jan/2010, 17:37

Re: Dificuldade em escolha da rede para viveiro

Obrigado pela tua resposta Agaboy
O meu problema é que no meu galinheiro actual aparecem bandos enormes de pardais dai a ter tomado a decisão de não os poder deixar entrar nos galinheiros novos, visto que podem infectar as minhas aves e pelo impacto que têm também na comida.
É que como é numa zona rural são mesmo muitos pássaros. Às vezes ate tenho melros, pegas, garças lá à volta do galinheiro.

de que tamanho é os quadrados da rede 10?
Avatar do Utilizador
AvilandiaPT
*****
Mensagens: 1007
Registado: domingo, 15/out/2006, 08:26
Localização: Benavente - PORTUGAL
Contacto: Sítio web

Re: Dificuldade em escolha da rede para viveiro

Olá,

Podes usar rede de malha hexagonal (como a dos galinheiros) mas mais fina. Usei essa rede durante muitos anos nos meus viveiros exteriores e funciona. Basicamente só passados 9-10 anos começou a enferrujar.
Hoje não seria a minha escolha para reconstruir viveiros, mas se queres algo mais em conta apenas por "brincadeira", funciona e tens rolos de 2m de altura.

Cumps.
Ricardo M.
ImagemImagemImagem
Niarctaa
Mensagens: 10
Registado: segunda, 11/jan/2010, 17:37

Re: Dificuldade em escolha da rede para viveiro

é que so com a rede hexagonal pareceu-me muito frágil dai a ter pensado por as duas redes
Agaboy
****
Mensagens: 379
Registado: sexta, 09/set/2011, 12:22

Re: Dificuldade em escolha da rede para viveiro

boas

espero nao dizer nenhuma asneira....

ora 19 mm igual a +/- 2 cm.... menos um pouquito

10 mm igual a +/- 1 cm mais coisa menos coisa.

ora o meu viveiro e todo em chapa, e a frente tem uma especie de janela em rede... inicialmente meti ali rede de 19mm so que comecei a ver ratos la dentro.
meti entao rede penso que de 5mm por cima de de 19mm.... ora por ai nunca mais vi a fugir ratos.
mas dentro do viveiro tenho uma divizoria a entrada, para prevenir fugas.... e ai a rede que tinha e tenho e de 10mm, como o ciceiro e em chapa e esta em cima de cimento, houve ali umas falhas e os ratos voltaram a entrar, e cheguei a ve-los passar pela rede de 10mm.
mas tapei tudo e ate agora parece que nao mais entraram la, e ainda bem porque nao posso ve-los.

por isso se for so mesmo pelos passaros selvagens, a rede de 19mm serve bem.... so que e mais grossa... e se for para meter por cima daquela ''normal'' de galinheiro, se calhar punha a de 10mm porque e mais fina e moldavem , e nao tens problemas.

agora no viveiro dos exoticos, e nao arriscava e metia rede de 5mm para evitar entrada de ratos a todo o custo, porque eles podem matar esse tipo de aves, e ir aos ninhos , etc....
Avatar do Utilizador
JoãoÂngelo
****
Mensagens: 257
Registado: sábado, 20/out/2012, 22:59
Localização: Cantanhede

Re: Dificuldade em escolha da rede para viveiro

boas,

se é para exoticos, tem que ter em atençao que rede 19, nao dá para todos, pois bichenovs e bicos-de-lacre, e outras especies com o mesmo porte, passam nos buracos dessa rede.
o melhor talvez seja de 10 ou 13, mas se nao quer ver ratos no interior, entao o melhor é mesmo de 5mm.
visitem: http://aves-venance.blogspot.pt/
Cumprimentos
João Ângelo
Imagem
Niarctaa
Mensagens: 10
Registado: segunda, 11/jan/2010, 17:37

Re: Dificuldade em escolha da rede para viveiro

Obrigado pelas vossas respostas.

Ratos não tenho medo pois ate tenho alguns de estimação é só mesmo pelo bem estar dos pássaros e dos seus ninhos assim como transmissão de doenças.
Assim que puder meto fotografias da construção só que a chuva não tem ajudado muito e tem avançado mais devagar. Mas é boa para o resto.

Voltar para “Bricolage e Projectos, Gaiolas, Ninhos, Materiais e Acessórios”