Larvas da cera: alguém já utilizou? [dúvidas]

Alimentos, Papas, Suplementos, Receitas, etc.

Moderador: Armando Moreira

Larvas da cera: alguém já utilizou? [dúvidas]

Mensagempor Mozungo » quarta, 18/set/2013, 22:24

Alguém já utilizou para alimentação de aves de pequeno porte, larvas da cera? Resultados? Cuidados a ter com as larvas? Inconvenientes?
Mozungo

Registado: sexta, 15/dez/2006, 20:06

Re: Larvas da cera: alguém já utilizou? [dúvidas]

Mensagempor Flavio Silva » quinta, 19/set/2013, 07:58

É mt gorda
fica-te pelo tenebrio e bufallo
Flavio Silva

Registado: sábado, 26/jan/2013, 18:50

Mensagempor AvilandiaPT » quinta, 19/set/2013, 08:19

Olá,

Define "aves de pequeno porte"...
Em relação a serem muito gordas não é bem assim, depende das aves de que estamos a falar. De qualquer forma como a questão não é sobre valores nutricionais passamos ao lado dessa parte que tem muito que se lhe diga.
O maior problema é o tamanho, se conseguires arranjar/criar pequenas até servem, caso contrário, para qualquer coisa abaixo do rouxinol do japão, as larvas de tamanho normal são grandes demais.
Tens uma alternativa mais pequena, semelhante, com as larvas de Grisella (são do mesmo estilo mas mais pequenas 1-1,5cm).
Diria que Galleria é uma grande opção mais para quem tenha insectívoros de pequeno/médio porte não tanto para os exóticos mais frequentes. Para esses, bufalo, tenébrio pequeno e pinkies continuam a ser a melhor opção.

Cumps.
Ricardo M.
ImagemImagemImagem
AvilandiaPT

Registado: domingo, 15/Oct/2006, 08:26

Mensagempor Mozungo » quinta, 19/set/2013, 12:41

Ok, obrigado pelas dicas; respondem às minhas dúvidas. No meu caso, que penso ser o da maioria dos criadores, é que dar larvas da cera ou "asticot", vivos, há sempre alguns exemplares que não são comidos, que caem dos comedouros, que as aves transportam e não comem e passado pouco tempo há uma praga de borboletas/moscas varejeiras na zona, muito desagradáveis, que põem problemas sérios a quem viva nas imediações. De momento tenho facilidade em arranjar traça da cera (até demais), nem preciso de me preocupar em criá-las. Quando as tiver, vou aproveitá-las para dar as minhas aves, com os devidos cuidados. Vamos ver como corre.
Mozungo

Registado: sexta, 15/dez/2006, 20:06

Voltar para Alimentação e Nutrição

Quem está ligado:

Utilizadores a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 3 visitantes