Tiago Neves
Site Admin
Mensagens: 974
Registado: domingo, 04/nov/2007, 18:55
Localização: Castelo Branco

Girassol dar ou não dar aos Psitacideos???

Ola bom dia! Tenho falado com alguns criadores de Psitacideos que me tem dito não dar as suas aves misturas com girassol, pois são da opinião que o girassol engorda demasiado as aves! Outros criadores defendem que o girassol é fundamental para os Psitacideos! Qual a vossa opinião sobre este assunto?
pedro376h
Site Admin
Mensagens: 1750
Registado: sexta, 13/abr/2007, 11:09
Localização: águas boas - oliveira do bairro
Contacto: Sítio web

ja foi falado sobre isso aqui no forum :)
se pesquisares vais ver que encontras dicas e opinioes. depois se tiveres duvidas basta continuar nesses topicos :wink:
um abraco,
pedro duarte
visite http://pedroduarte.blogspot.com
Pedro121
*****
Mensagens: 2752
Registado: terça, 17/out/2006, 09:46
Localização: Caldas da Rainha

Existem mais de 300 espécies de psitacideos, claro que para algumas o girassol é uma opção e para outras não, também depende do layaout e do manejo.
Pedro Ramalho
xef
Site Admin
Mensagens: 228
Registado: quinta, 19/out/2006, 23:29
Contacto: Sítio web

Boas,

É como já foi dito aqui, depende da espécie e da situação.

Se as aves começam a engordar muito também não é caso para simplesmente dizer que não se deve dar girassol, é preciso é encontrar o equilíbrio certo para o nosso caso.


Cumprimentos,
Avatar do Utilizador
agapluti
***
Mensagens: 56
Registado: sexta, 07/set/2007, 16:55
Localização: Guimarães

Eu acho que o girassol não se deve dar demais, mas também se deve, e tal como já foi referido, variando de espécie para espécie e das necessidades nutricionais do geral e do específico. Eu durante a época de reproduçao, aumenta ligeirmante o girassol, pois reparei que o casal do meu pai não cria tão bem como o meu, pois ele não aumenta o girassol.
Durante a muda também aumenta ligeiramente, pois eles gastam energia, o que o girassol fornece.
Cumprimentos
Eduardo
viva os psitacideos!!!
Tiago Neves
Site Admin
Mensagens: 974
Registado: domingo, 04/nov/2007, 18:55
Localização: Castelo Branco

Eu tenho Caturras e Red Rumpds! Para estes Psitacideos qual é a vossa opinião, devo dar ou não girassol?
Avatar do Utilizador
antocastanheira
****
Mensagens: 340
Registado: terça, 17/abr/2007, 11:37
Localização: Alverca do Ribatejo
Contacto: Sítio web

Boas,

Podes dar, mas não em excesso. Na altura da criação aumentas um pouco o girassol na ração.
Nunca esquecer uma coisa importante, o espaço que as aves têm. Se as aves têm espaço para voar, a quantidade de Girassol em algumas, boas rações, é a indicada. Se por sua vez as aves não têm muito espaço, tens de fazer o descrito em cima.
Tiago Neves
Site Admin
Mensagens: 974
Registado: domingo, 04/nov/2007, 18:55
Localização: Castelo Branco

Obrigado pelos conselhos! É o que vou fazer!
Tiago Neves
Site Admin
Mensagens: 974
Registado: domingo, 04/nov/2007, 18:55
Localização: Castelo Branco

Deichei de dar girassol aos meus Psitacideos, agora dou-lhe uma mistura de sementes igual a que é dada aos piriquitos! Dou-lhe verdura e fruta sempre que possivel, tem sempre grif no viveiro e ossos de choco e dou-lhe uma papa para Psitacideos da orniex "Psipapex"!
Avatar do Utilizador
antocastanheira
****
Mensagens: 340
Registado: terça, 17/abr/2007, 11:37
Localização: Alverca do Ribatejo
Contacto: Sítio web

Tiago,

Podes continuar a dar girassol, mas pouco, e olha que na altura da criação é muito importante. Mesmo aqueles que dão granulado na época de criação dão um pouco de girassol.
Tiago Neves
Site Admin
Mensagens: 974
Registado: domingo, 04/nov/2007, 18:55
Localização: Castelo Branco

Eu vou por o girassol num comedor a parte em pequenas quantidades!

Voltar para “Alimentação e Nutrição”