Mistura de sementes ou granulado

Alimentos, Papas, Suplementos, Receitas, etc.

Moderador: Armando Moreira

Mistura de sementes ou granulado

Mensagempor Tiago Neves » quinta, 07/fev/2008, 01:18

Ola boa noite! :D

Tenho reparado que cada vez mais criadores de aves utilizam granulados como alimento base, deichando para traz as misturas de sementes para aves!
O que pretendo saber com este topico é se dão granulados ou mistura de sementes as voças aves e o porque da escolha?
Avatar do Utilizador
Tiago Neves
Site Admin
 
Mensagens: 974
Registado: domingo, 04/nov/2007, 19:55
Localização: Castelo Branco

Mensagempor Pedro121 » quinta, 07/fev/2008, 11:53

Eu dou sementes como base, pela simples razão que as minhas espécies em estado selvagem comem basicamente sementes, por isso não vejo necessidade de alterar
Pedro Ramalho
Pedro121
*****
 
Mensagens: 2752
Registado: terça, 17/Oct/2006, 09:46
Localização: Caldas da Rainha

Mensagempor Tiago Neves » quinta, 07/fev/2008, 14:47

Eu tambem a base da alimentação das minhas aves são as sementes!

Mas muitos criadores estão aderir fortemente aos granulados, será porque?

Sera moda ou tera mesmo vontagens em relação as misturas de sementes.
Gostava que algum criador que deia granulado como base alimentar as suas aves, desse a sua opinião!
Avatar do Utilizador
Tiago Neves
Site Admin
 
Mensagens: 974
Registado: domingo, 04/nov/2007, 19:55
Localização: Castelo Branco

Mensagempor Pedro121 » quinta, 07/fev/2008, 16:29

Para mim dar granulado faz todo o sentido para uma serie de especies, não faz tanto sentido para os especialistas como os Lorrys

Os neophemas por exemplo comem em estado selvagem uma dieta que pode chegar a ser perto de 100% de sementes, dependendo da espécie e da altura do ano, é lógico para eles dar granulado ou apostar numa dieta de sementes como base?

As grandes araras são especialistas em sementes com altos teores de gordura, especialmente a jacinta, no caso delas o granulado é claramente desequilibrado nutricionalmente, é quase preferível mante-las a girassol.

Todas as espécies que se alimentam de nectar, ou de figos ganham pouco com uma dieta em que o granulado seja a Base.

Mas nas espécies ominivoras a situação é muito diferente, Ringnecks, Aratingas, Amazonas, Pionus, Poicephalus são todo exemplos de grupos que se dão bem com dietas com base no granulado.

A questão de fundo é esta, de um modo geral os psitacideos mais comuns
em cativeiro são aqueles que conseguem sobreviver e prosperar com dietas inadequadas e isso não é coicidencia, são espécies de deserto ou savana habituados a escassos recursos nutricionais, para manter outras especies das duas umas ou damos granulado como base, ou fazemos um esforço para propocionar uma dieta rica e variada, claro que o mais facil é dar granulado por isso...

Diga-se que se eu alguma vez tiver especies que o justifiquem vou dar granulado, não Organico claro.
Pedro Ramalho
Pedro121
*****
 
Mensagens: 2752
Registado: terça, 17/Oct/2006, 09:46
Localização: Caldas da Rainha

Mensagempor Tiago Neves » quinta, 07/fev/2008, 17:02

Caros amigos!

A minha ideia ao colocar este topico éra mesmo esta, saber os motivos que levam uns criadores a dar granulados e outros a dar sementes.

Eu concordo plenamente em se dar granulados a aves que o nessecitem devido a sua alimentação complexa.

Mas sempre que possivel acho mais natural dar-se sementes ( de boa qualidade é claro), pois as aves no seu meio natural alimenta-se de sementes, fruta, vegetais e etc... e não de substancias prensadas e sentrifugadas.
Na minha modesta opinião custa-me um pouco ver aves maioritariamente granivoras a serem alimentadas com granulados,faz-me lembrar os frangos de engorda a comerem rassão.
E temos que pensar tambem que as aves tem o bico altamente especializado, e as granivoras não são exepção, ou seja se tem um bico especializado em debulhar e abrir sementes porque não deixa-las uzalo tambem em cativeiro em vez de tarem a moer granulado.
É claro que eu digo isto só para as aves granivoras, como é obvio aves com nessecidades nutricionais mais complexas, sou totalmente de acordo com a utilização de granulados.
É so a questão de as aves terem em cativeiro a oportunidade de se alimentarem o mais parecido possivel com o que fariam no seu meio ambiente.
Tambem sei que a maioria das sementes dadas as aves em cativeiro não são as mesmas que elas consomiriam em liberdade,mas mesmo assim acho mais naturar as sementes do que os granulados:
Avatar do Utilizador
Tiago Neves
Site Admin
 
Mensagens: 974
Registado: domingo, 04/nov/2007, 19:55
Localização: Castelo Branco

Mensagempor Pedro121 » sexta, 08/fev/2008, 10:38

Pois, aqui estamos em desacordo, por exemplo para os Ringnecks e os Quakers se quiseres fazer as coisas mesmo bem feitas o Granulado não é a base é um complementos






Pelo contrario a polemica existe entre os criadores de psitacideos porque se consegue obter bons resultados com varias dietas com ou sem granulado, noutros tipos de aves como Tucanos por exemplo é ponto assente que se vai utilizar um granulado como base e ninguém discute isso




Sim e não, na realidade o consumo das varias sementes varia ao longo do ano conforme as necessidades das aves



Isso não é argumento, tem marcas de boa qualidade á sua disposição, e para mais a questão do pó sempre me deixou duvidas, as sementes na natureza não são limpas.... e os bichos são uma excelente fonte de proteínas





É verdade, mas para as especies granivoras não é tão verdade assim, já que no fim de contas elas estão fisiologicamente preparadas para suportarem carencias, o caso das caturras é o mais conhecido com o problema do envenenamento por Vit. A nos granulados que contem mais que a dose maxima aceitavel para elas




Vamos fazer contas? Eu em misturas e Papa e "suplementos" gasto uma media de 62 euros por mes para alimentar 60 Neophemas, 40 Nigrigenis e 2 Ringnecks, quanto é que tu gastas com os teus?





Sim, mas o caso das caturras serve de exemplo, a formulação actual de muitos granulados é toxica para elas, e para as araras de grande porte não tem gordura em suficiente percentagem

Portanto granulado sim, mas....
Pedro Ramalho
Pedro121
*****
 
Mensagens: 2752
Registado: terça, 17/Oct/2006, 09:46
Localização: Caldas da Rainha

Mensagempor CristinaM » domingo, 10/fev/2008, 00:00

Começei na quinta-feira a dar C19 aos meus canários.
Não dou como alimentação base mas sim como suplemento.
A alimentação base continua e continuará a ser as sementes "mistura para canários".

Boa continuação.
Cumprimentos
Cristina
Avatar do Utilizador
CristinaM
****
 
Mensagens: 263
Registado: domingo, 27/mai/2007, 00:34
Localização: Coimbra

Mensagempor Pedro121 » domingo, 10/fev/2008, 04:28

Nem sementes nem granulado, BOLOS seriam a base
Pedro Ramalho
Pedro121
*****
 
Mensagens: 2752
Registado: terça, 17/Oct/2006, 09:46
Localização: Caldas da Rainha

Mensagempor eduardo_garcia » domingo, 10/fev/2008, 18:20

Boas;

Eu aos meus canários dou granulados sim mas como complemento...porque as sementes estão lá sempre como base...e continuarei sempre a dá-las... 8)

Cumprimentos; :P
Eduardo Garcia
Criador de Canários de Côr e Agapornis

Vários prémios em Nacionais e Internacionais
Camp Mundial França 2011:
Med.Prata Equipa Ágata Onix Amarelo Intenso


http://www.moranguitoedu.blogspot.com/

http://eduardogarcia1982.skyrock.com/
Avatar do Utilizador
eduardo_garcia
*****
 
Mensagens: 569
Registado: quarta, 03/Oct/2007, 13:07
Localização: Sangalhos/Figueira da Foz

Mensagempor VMPH » sexta, 23/mai/2008, 08:37

Bom dia!
São tantos os tópicos sobre o dilema entre granulados e sementes, que um utilizador acaba por se perder. Escolhi este tópico, esperando que sirva como debate para quem, como nós, quer o melhor para os seus animais.

Quanto ao tema, devo dizer que não sou criador de papagaios, não tendo, portanto, experiência, mas um apaixonado e tento informar-me ao máximo sobre o seu regime alimentar. É por isso que, segundo o que li na Internet, optei pelo granulado. Duas coisas estavam excluídas: sementes de girassol e amendoins. Foi recomendação da veterinária, visto serem prejudiciais aos intestinos por terem óleo/gordura (é verdade que eles comem isso no seu habitat, mas também é verdade que fazem muito mais exercício que em nossas casas, ajudando a eliminar parte dessa gordura). A doutora recomendou-me também mistura de pombo germinada.

Tive sorte por eles, macho e fêmea, sendo bravos e estando cá há cerca de três semanas, terem aderido ao granulado. No dia em que comprei, quando fui dar-lhes, recusaram. Passado algum tempo, fingi estar a comer, que gostava e, quando fiz nova investida, dei a um, aceitou, e o outro já queria. São autênticos putos! É isto que eles têm de fascinante.
Quanto à mistura de pombo germinada, ainda não experimentei dar-lhes, mas fá-lo-ei brevemente.

Tenho, porém, algumas questões:

1) Granulados

a) Uso granulado da Verselle-Laga, o Nutribird P15 Tropical, conhecem uma marca melhor que esta? Se sim, qual e anda à volta de quanto o kilo? Compram cá ou via Internet?

Comprei esta por ser recomendada por muitos cibernautas, para ver se eles aderiam (o mais difícil está alcançado), mas pode ser que haja outras marcas melhores. Comprei por 12€, mas já vi que posso comprar noutro sítio (online, infelizmente), visto serem poucas as lojas que vendem granulados desta e outras marcas. Isto deve-se a serem poucas as pessoas que compram.

b) este regime, em comparação ao que dava a um papagaio que tive (mistura de sementes, não havendo, infelizmente, a informação que há hoje), além de saudável, tem a vantagem de poder ficar no comedouro durante muito tempo, não se estragando comida (para a mistura, tinha de remover as cascas das sementes uma a uma, o que era trabalhoso, ou ia tudo fora e metia uma nova). Há, porém, uma desvantagem que encontro neste granulado (o Nutribird é o único que conheço, não posso falar de outros): eles acabam por estragar muito granulado, dado o tamanho, indo uma boa parte para o fundo da gaiola.
Pergunto, portanto, o seguinte: existe algum granulado de uma marca boa cujos grãos não sejam muito grandes, de modo a serem aproveitados?
Além dos valores vitamínicos e do tamanho do saco (o P19 é só de 10Kg), que diferença há do P15 Tropical para o P19? São os grãos do P19 menores?

O P19, por norma, é usado para papagaios cinzentos, por ter mais proteínas e cálcio (espero não estar a dizer nenhuma barbaridade), mas também já li que os grãos são menores. Gostaria que alguém me confirmasse este pormenor.

c) Por ser a primeira vez que estou a usar granulado (a minha dieta não é só à base disto, dou também fruta e legumes, além de pretender, como disse, usar mistura de pombo germinada), não faço ideia quanto tempo demorarão eles a consumir 1Kg. Por questões financeiras, talvez compense comprar em maiores quantidades. Os prazos de validade destes produtos, por exemplo, de 10Kg (caso compre o P19) costumam ser longos? Já agora, quando abrem o pacote, costumam metê-lo no frigorífico ou na despensa?

Abri esse pacote que comprei, pus uma parte num tupperware, que está na despensa, e o que sobrou ficou no pacote, também ele na despensa. Julgo que não haja problema na conservação. Também já li que há quem ponha no frigorífico, visto o granulado não ter corantes nem conservantes.

2) Outros alimentos

a) Não só por questões económicas, mas também para a própria diversidade alimentar da ave, tencionava dar outros alimentos além do granulado (caro) e mistura de pombo (barata), como sementes para germinar. Estas, também da marca Verselle-Laga, pelo que vi, nem são assim muito baratas (à volta de 30€ uns 25Kg), mas gostaria de saber se vocês costumar dar sementes para germinar às vossas aves. Se sim, de que marca e quanto custa? Já agora, elas costumam conter girassol?

Na altura em que falei com a veterinária, desconhecia a existência de sementes deste género. É uma questão a colocar-lhe, embora pareça-me que ela ache o suficiente, além do granulado, verduras e fruta, a mistura de pombo.

b) Que outros alimentos costumam dar? E dão, já agora, algo como grit para a sua fácil digestão? E spirulina? Se sim, de que marcas e quanto custam?

Costumo também dar, apesar de não terem o peso do granulado, pequenas coisas como milho (seco), osso de choco, pão integral e cereais Kellogs (recomendação da doutora). Brevemente a ver se dou também papa de ovo, juntamente com spirulina.
Talvez me tenha desviado um pouco do tema com esta última pergunta, mas a informação, além do fórum e do resto da Internet, é dispersa e acabamos por nos perder.

Obrigado.
VMPH
***
 
Mensagens: 70
Registado: domingo, 27/abr/2008, 19:48

Mensagempor agapluti » sexta, 23/mai/2008, 10:49

Eu misturo tudo no mesmo comedouro e eles comem tudo, e eles também gostam de atirar para a banheira e para o comedouro, e gostam mais de os comer molhados, não estragam assim tanto, basicamente 1 em 10 grânulos naõ é comido, mas isto são os meus. Há também algumas misturas da versele-laga que tem já sementes e granuylado misturado, o que é óptimo pois eu pelo granulado pago 6.50 o kg.
O que estou a usar é Nutribird G14.
Cumprimentos
Eduardo
viva os psitacideos!!!
Avatar do Utilizador
agapluti
***
 
Mensagens: 56
Registado: sexta, 07/set/2007, 16:55
Localização: Guimarães

Mensagempor yorkshire » sexta, 23/mai/2008, 19:42

oi pessoaal

eu usei o granulado da verselaga.durante 2 anos.sempre com boms passaros e boas criações.
dexei de usar devido a dificuldades de entrega na loja onde os adquiria.

em termos de higiene é excelente.
não encontrei desvantagens,excepto o preço e a já mencionada aquisição.
Se encontrares um caminho sem obstáculos, pensa que talvez não te leve a nenhum lugar.
Avatar do Utilizador
yorkshire
 
Mensagens: 11
Registado: domingo, 13/abr/2008, 22:10
Localização: Marinha grande

Mensagempor vetmarita » domingo, 25/mai/2008, 15:21

Alo pessoal! Como finalista de medicina veterinária, não pude deixar de partilhar convosco o que aprendi por especialistas! Aqui vai..espero que ajude:

- Para a maioria das aves, especialmente papagaios e periquitos,
uma dieta baseada essencialmente em sementes é deficiente
em muitos nutrientes, incluindo vitamina A e Ca, e é muito
elevada em óleos. Isto não significa que as sementes não
tenham o seu papel fundamental na alimentação destas aves,
mas muitas destas tornam-se habituadas às sementes excluindo
outras escolhas saudáveis e podem tornar-se esquisitas quando
se oferecem outras dietas.

- Algumas aves picam as partes favoritas numa mistura
de sementes, reduzindo o valor nutritivo da dieta.

- Relativamente à alimentação de Papagaios, deve-se
considerar as sementes como “junk food”: as aves
adoram, mas não são a escolha mais saudável!

• Para a maioria das espécies de Papagaios,
sementes só devem constituir cerca de 10 % da
dieta
(sementes de girassol muito más!). Algumas espécies de outras aves similares aos
Papagaios (budgies e cocketails) são naturalmente
comedouras de sementes e podem tolerar uma maior
% na dieta, mas mesmo estas aves não devem
ultrapassar os 25% de inclusão na dieta.

Dietas Formuladas:
• Compostas de grãos, sementes, vegetais, frutas,
fortificadas com vitaminas e minerais, e são
processadas por granulação ou outra variedade por
extrusão.
Dietas formuladas, embora bem balançadas, não
fornecem a variedade e estímulo desejada por
muitas aves
(comer a mesma coisa todos os dias é
aborrecido para qualquer espécie!!!).

Assim, o granulado pode ser considerado como a "base" das
dietas das aves, compreendendo 50-60 % daquilo
que as aves ingerem. Enriquecendo com frutas ou adicionando sementes germinadas(ficam mais nutritivas e macias).


Cumprimentos,
Mara
vetmarita
 
Mensagens: 1
Registado: sábado, 24/mai/2008, 01:28

Mensagempor CristinaM » segunda, 26/mai/2008, 03:15

VMPH Escreveu:Bom dia!

a) Uso granulado da Verselle-Laga, o Nutribird...
Comprei esta por ser recomendada por muitos cibernautas...(online, infelizmente), visto serem poucas as lojas que vendem granulados desta e outras marcas. Isto deve-se a serem poucas as pessoas que compram.

Obrigado.

Boas
Eu também uso Nutribird C19 e C15 para os canários e, G14 Tropical para a Caturra.
Não compro nada OnLine.
Vou directamente á VL e compro lá.
Esta é uma das imensas vantagens de viver na cidade de Coimbra :P

...(o P19 é só de 10Kg), que diferença há do P15 Tropical para o P19?...

P15 Original ou Tropical existe em emb de 1Kg, 4Kgs e 10Kgs e, são para dar na fase de Manutenção.
P19 Original ou Tropical só existe em emb de 10Kgs e, é para dar na fase da criação e da muda.
Cumprimentos
Cristina
Avatar do Utilizador
CristinaM
****
 
Mensagens: 263
Registado: domingo, 27/mai/2007, 00:34
Localização: Coimbra

Mensagempor BrunoSilva » segunda, 26/mai/2008, 03:47

Boas, eu também uso o P15 original para os meus papagaios e eles adoram, ate agora não tenho razão de queixa. Também dou verduras, frutas e algumas sementes para completar a dieta.
Imagem

Cumprimentos,

Bruno Silva | STAM 316AG
Avatar do Utilizador
BrunoSilva
***
 
Idade: 35
Mensagens: 161
Registado: terça, 13/mar/2007, 11:35
Localização: Terceira - Açores

Próximo

Voltar para Alimentação e Nutrição

Quem está ligado:

Utilizador a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 1 visitante