Avatar do Utilizador
Karsan
***
Mensagens: 112
Registado: domingo, 15/out/2006, 22:28
Localização: Vialonga

Sementes

sexta, 20/out/2006, 10:32

Além do alpista que sementes devo dar aos Glosters?Ou compro a mistura já pronta?
Grato.

Cumps.
Cumps,
Carlos Santos.

Armando Moreira
Site Admin
Mensagens: 1263
Registado: sábado, 14/out/2006, 22:38
Localização: Maia - PORTUGAL
Contacto: Sítio web

Alimentação canarios

sexta, 20/out/2006, 14:59

:D Olá a Todos!

Receitas de mistura existem muitas, conforme o gosto e a carteira doas criadores. Não vou arriscar em dar nenhuma. Pois comprar sementes a granel é arriscado pois foram manipuladas e armazenadas sabes-se lá por onde já andaram.

O que existe no mercado são algumas empresas que fazem essas mistura já embaladas de fábrica. Estas oferecem algumas garantias pelo menos de virem protegidas em embalagens individuais inviolaveis, com contolo de qualidade onde vem mencionado o lote e a data de validade. O que a partida oferce ao criador uma certa garantia.

Pois é pode dizer mas é mais caro.
O que eu pergunto é quanto vale uma ave doente?

Para alem das misturas de sementes existem os garnulados para aves granívoras (aves que se alimentam de sementes.) Que são melhores que as misturas, na medida em que durante as criações quando os adultos regrogitam alimento para as crias não haver tanta necessidade de fornecer papa de ovo. Pois os granulados são feitos com sementes e outros produtos que por um processo de cozedura a vapor e extrusão resulta o alimento final. A vantagem é que a composição de vitaminas proteínas, etc é sempre a mesma e pode ser controlada em laboratório. O perigo de contaminação do alimento é muito menor que no caso das sementes. existem mais vantagens mas não quero ser fastidioso...

A desvantagem deste alimento é que um passaro habituado a sementes tem de ser treinado para consumir granulado. Uns criadores conseguem habituar as suas aves outros não...

Caro amigo como vê existem varias alternativas e opções qual a melhor é a si que cabe a decisão e escolher o melhor caminho.

Desulpem eu ter me alongado um pouco. :oops:

Com amizade

Armando Moreira

Avatar do Utilizador
vitor anastacio
Site Admin
Mensagens: 494
Registado: segunda, 16/out/2006, 19:42
Localização: setubal

sexta, 20/out/2006, 21:39

Boa noite ja ha alguns anos que crio todo o tipo de aves incluindo canarios e sempre tenho dado a chamada mistura para periquitos ha venda nas casas de raçao e ate agora nunca tive qualquer ave doente nem morta,espero que tenha ajudado mas tudo depende de quem esta a criar as aves.
Vitor Anastacio criador de Psitacideos.
www.vitoranastacio1973.spaces.live.com

Avatar do Utilizador
AvilandiaPT
*****
Mensagens: 1002
Registado: domingo, 15/out/2006, 08:26
Localização: Benavente - PORTUGAL
Contacto: Sítio web

Misturas para canários

segunda, 23/out/2006, 15:21

Carlos,

Como sabe não crio canários, mas de uma forma geral as misturas são preferíveis. O uso de alpista simples é mais recomendado em fases especificas ou por motivos pontuais (emagrecimento, etc).

Existem no mercado várias gamas e marcas de misturas, de melhor ou pior qualidade como em tudo. Cabe ao criador escolher as que mais se enquadram nas suas necessidades.
Para alem das misturas de sementes existem os garnulados para aves granívoras (aves que se alimentam de sementes.) Que são melhores que as misturas, na medida em que durante as criações quando os adultos regrogitam alimento para as crias não haver tanta necessidade de fornecer papa de ovo. Pois os granulados são feitos com sementes e outros produtos que por um processo de cozedura a vapor e extrusão resulta o alimento final. A vantagem é que a composição de vitaminas proteínas, etc é sempre a mesma e pode ser controlada em laboratório.
A utilização de granulados base começou a ser usada em grandes psitacídeos e sobretudo em condições de criação industrial destas aves. Dai foi transportada para o mercado de psitacídeos como animais de estimação, no inicioo da década de 90, e particularmente nos EUA. na europa a aceitação foi menor e mais lenta. Hoje em dia, é cada vez mais reconhecida a possibilidade de uso de granulados como um complemento da dieta, mas cada vez menos como dieta única. Aliás essa utilização está quase reduzida às aves de estimação e por questões acima de tudo comerciais.
Em termos nutricionais os granulados são realmente mais "estáveis" e equilibrados e fáceis de formular, mas a maioria das aves não aceita inteiramente o alimento como dietá única e são conhecidas alterações comportamentais. Ao nivel das aves de pequeno porte o maior problema é a alimentação das crias.
Por isso não acredito que sejam "melhores" que as misturas, tal como as papas, são um alimento com caracteristicas diferentes.

Pessoalmente acho que são um alternativa viável para um complemento (tal como as papas), não como alimento único. Talvez daqui a muitos anos as nossas aves sejam como galinhas, mas ainda temos umas (centenas) de gerações pela frente...

Cumprimentos,
Ricardo M.
ImagemImagemImagem

Avatar do Utilizador
Karsan
***
Mensagens: 112
Registado: domingo, 15/out/2006, 22:28
Localização: Vialonga

segunda, 23/out/2006, 15:30

:wink: Obrigados!
Cumps,
Carlos Santos.

Voltar para “Alimentação e Nutrição”