jorgefaria
Mensagens: 11
Registado: sexta, 22/out/2010, 21:53

Re: Farinha de minhoca - PROMIN

sexta, 07/jan/2011, 19:49

estou plenamente diacordo com o sr ricardo em tudo k disse, sinceramente nao é um produto k me fascine, eu perfiro usar pinkies e bufalos congelados. cumprimentos

pedroportugal
***
Mensagens: 88
Registado: domingo, 30/mar/2008, 12:05
Localização: vila nova de gaia/valadares

Re: Farinha de minhoca - PROMIN

sexta, 07/jan/2011, 23:51

AvilandiaPT Escreveu:Boas,
Segundo entendi a farinha é dada na razão de 1%.
Isto leva a que 100g dessa farinha possibilitem a preparação de 10Kg de papa...
A suplementação de proteina é muito eficiente apesar de muitos criadores ainda não acreditarem e pensarem mais nas vitaminas. É verdade que também depende da espécie alvo e, sobretudo, do valor alimentar da proteina usada. 20%PB de proteina podem valer muito menos que 15%PB. Tinhamos pano para mangas...
De qualquer forma há aqui qualquer coisa que não estou a perceber nestas dosagens. As contas são bastantes simples.

Se é dada a 1% da dieta significa que num kg de papa são acrescentadas 10g de farinha.
Se tem 64%PB significa que em 10gr de farinha têm 6,4g PB

Assumindo o valor proteíco médio das papas como 16%PB (a grande maioria das papas lideres reconhecidas) teriamos:

1000gr papa = 160gr proteina (16%)
10gr farinha = 6,4gr proteina (64%)
1010gr papa = 166,4gr proteina = 16,47%PB

É 1% da dieta ou adicionar 1% na papa? São coisas MUITO diferentes!!!
Deve haver qualquer coisa errada com a dosagem, porque não faz muito sentido aumentar apenas 0,47% o valor proteico. Isso já um suplemento de aminoácidos faz! (Para quem não sabe, um suplemento de vitaminas e aminoácidos em pó pode ter cerca de 25-50%PB, dependendo do produto, e é dado a dosagens que podem ser maiores que estes 10gr/kg) Não percebi onde está o grande aumento da proteina com farinha de minhoca a esta dosagem? Também não conheço o pefil de aminoácidos, mas olhando para o da minhoca, se for representativo do produto final, até é interessante em termos alimentares. A relação E/P é claramente inferior à da papa, o que é bom (no global da dieta), mas uma variação tão pequena na dosagem indicada não mexe grande coisa no valor alimentar da dieta e não faz muito sentido.
Consegue-se facilmente aumentar 5-10%PB a dieta global - a papa representa no máximo 25% da dieta total em criação -com uso de suplementos bastante mais baratos (soja, levedura, derivados de ovo e lácteos) e igualmente interessantes do ponto de vista nutricional.

O produto é interessante e não duvido do valor, mas acho que há qualquer coisa nesta dosagem que pode não estar a ser bem interpretada.

Cumprimentos,
la diz para juntar de 10 a 30 gr por kilo de papa.
eu juntei 15 gr num kilo
15 gr e uma colher de cafe daquelas mais pequeninas "as dos cafes" antes a papa tem um cheiro depois de caira as 15 gr no kilo da papa e mexer bem o cheio e totalmente diferente o cheiro da papa desaparece e fica praticamente o cheiro da minhoca.
a farinha de minhoca parece o cheiro da comida dos peixes.
nao duvido que seja bom.

no brasil ja a pastilhas de farinha de minhoca para humanos tomarem.


por isso as brasileiras são TÃO BOAS :lol: :lol: :lol:
Abraço

Avatar do Utilizador
AvilandiaPT
*****
Mensagens: 1005
Registado: domingo, 15/out/2006, 08:26
Localização: Benavente - PORTUGAL
Contacto: Sítio web

Re: Farinha de minhoca - PROMIN

sábado, 08/jan/2011, 06:59

Olá,

Assim já nos entendemos e faz mais sentido!

30gr farinha = 19,2g PB
1000gr papa = 160gr PB
1030gr = 17,4%PB

Mesmo assim, os niveis de reprodução deveriam andar pelos 20-22%PB. O objectivo é fornecer dois alimentos diferentes um energético - as sementes - e outro proteico - papa suplementada com proteina - o que vai permitir que sejam as aves a fazer a gestão nutricional ao longo da alimentação das crias. Nunca repararam que o alimento com que enchem as crias nos primeiros dias é diferente dos últimos? Isso não é por acaso. A questão é que para muitas espécies, usando proteina com um bom perfil alementar, a diferença entre ir aos 22% ou 19%, nos resultados, é pouca ou nenhuma. Ou seja, para canários de cor, por exemplo, não se justifica gastar o suplemento (dinheiro) a mais para chegar aos 22% "óptimos" para a diferença que, na prática, se consegue. Já em espécies de canários de grande porte as diferenças vêem-se.
Para chegar aos 20%PB na papa, com a farinha de minhoca seria preciso andar pelas 100gr/kg (10% da papa o que dá aproximado 1% da dieta global, uns 2% em reprodução!). Essa alteração de cheiro provavelmente também mexe no sabor, resta ver como isso altera a palatibilidade.
Mesmo sem considerar essa parte, nas dosagens agora indicadas de 15-30gr/kg e os preços que se referiu (100gr/17eur 1kg/84eur), o suplemento é realmente bastante caro para a sua composição.

Cumprimentos,
Ricardo M.
ImagemImagemImagem

Voltar para “Alimentação e Nutrição”