Bom dia!
Agradeço muito os vossos comentários.
Também fico com a ideia, ao comparar os dois granulados, que os da "nutribird" têm mais qualidade.
A embalagem do "legazín" não isola totalmente do exterior. A embalagem do "nutribird" é +/- a mesma dos cereais cerelac para consumo humano (impede a entrada de luz e ar)
O próprio granulo é muito diferente...
Apesar da qualidade que reconheço no "nutribird", penso que o produto não é o mais adequado para aves que estão no interior e em gaiolas. As aves nestas condições necessitam menos gordura, pois dispendem menos energia.
Exemplos:
O meu rouxinol do japão, com o nutribird uni Komplet, num espaço de 1 ano visivelmente engordou. gordura: 16%
Canários com nutribird c15 e c19...engordaram. gordura 16%
Pintassilgo com o nutribird c19 + comedouro de alpista....está quase em forma.
Ando à procura de
soluções 
:
Para o rouxinol...arranjei uma óptima solução dentro da "nutribird"...o
F16, tem só 5% de gordura. E o passaro já está em forma...estou a dar agora os produtos misturados .... estando o nível de gordura entre os 5% e os 16%
Para os canários tb tive de adicionar um comedouro de alpista...para baixar a % de gordura; mas a desvantagem de tb baixar nos nutrientes e no seu equilibrio.
Daí a procura por outro produto.
Existem outros granulados melhores mas são mais caros.
Amigo Armando, se me souber dizer quais são esses granulados (essas melhores marcas)...agradeço mais uma vez.
Como tenho poucas aves...o mais caro pode justificar-se... e além disso pode na prática não ficar mais caro...pois dispensa suplementos vários.
A Vantagem do "Legazín", para mim, optei pelo F3 (tem 12% de gordura),
reside na variedade. Existe uma maior flexibilidade.....do produto...à situação da ave.
Têm tb granulos já com corante (factor vermelho)....misturar "F2 com corante" ...podem os pintassilgos ficar mais bonitos...será? penso que talvez...
12% de gordura parece-me um bom numero....Saudações ornitológicas
João Marques