aves
Mensagens: 8
Registado: sexta, 20/abr/2007, 23:35
Localização: aljustrel

Alimento vivo

boa tarde tenho algumas duvidas em relação a alguns alimentos vivos que podemos disponibilizar as nossas aves :
Em relação as moscas da fruta ,qual o produto final que deve ser dado as aves? as larvas ou as moscas em si ? E já agora tambem quais os métodos que utilizam para cria-las ,visto que os resultados que obtenho não são nada satisfatorios.
Outra questão esta relacionada com os Pinkies ,o que são ?como se criam?
Isto porque encontro diversas informações que os mostram como fundamentais no sucesso da criação de aves como o face carmesin ,laranja e os amarantes...

obrigado pela vossa atenção.
carlos brito[/b]
Avatar do Utilizador
AvilandiaPT
*****
Mensagens: 1007
Registado: domingo, 15/out/2006, 08:26
Localização: Benavente - PORTUGAL
Contacto: Sítio web

Alimento vivo

Carlos,

As moscas da fruta o mais simples é criares uma cultura aberta para que as aves apanhem as moscas. As larvas também são úteis, mas muito mais trabalhosas de manipular. Em termos de larvas dentro desse tamanho tens como alternativa galleria pequena ou grisella.
Para criar as moscas da fruta é simples, usa uma base de banana esmigalhada com um pouco de vinagre. Essa é a receita mais simples, para criação em quantidade existem outras fórmulas até às comerciais. Mas para usar em viveiros ou em cultura aberta, qualquer tipo de fruta que fermente mas não oxide facilmente serve.

Pinkies vivos é para esquecer, são uma carga de trabalhos para manter e manusear a temperatura ambiente. Congelados são simples de usar, mas nunca gostei muito, ou melhor, as minhas aves nunca gostaram muito. Uso de vez em quando misturados na papa mas de "fundamentais" em minha opinião têm muito pouco.
A base de alimento vivo continua a ser tenebrio (pequeno) e bufalo. Mosca da fruta nos viveiros no verão e larvas de galleria ou grisella em criação.

Cumprimentos,
Ricardo M.
ImagemImagemImagem
aves
Mensagens: 8
Registado: sexta, 20/abr/2007, 23:35
Localização: aljustrel

Obrigado pela ajuda Ricardo. Em relação a galleria e Grisella ,embora os termos nao me sejam totalmente estranhos ,não sei do que se trata , muito menos como cria-las , o que crio são as vulgares "traças" "tenebrio",estas com bastante facilidade.. por isso agradecia qualquer ajuda em relação a galleria e grisella...

saudações
carlos brito
paulito
Mensagens: 15
Registado: segunda, 30/jun/2008, 21:08

vi num outro topico a falar de pinkies

o que eu queria perguntar era se alguém usa ou usou estas larvas ou o asticot para dar ás aves ?
se sim davam-nas vivas ou mortas?
se mortas como as matavam por escaldão ou asfixia?
onde as arrajavam? criavam-nas ou compravam-nas? em lojas de pesca ou de animais?

estas larvas em formação livertam um toxico (salo erro amoniaco) como as limpavam para lhe retirar esse toxico?

e as simples minhocas alguem esperimentou em dar-lhas cortadas em pedaços e misturadas na papa na época da criação?

peço desculpa por tantas perguntas eu sei que sou um bacado chato :oops:
Avatar do Utilizador
AvilandiaPT
*****
Mensagens: 1007
Registado: domingo, 15/out/2006, 08:26
Localização: Benavente - PORTUGAL
Contacto: Sítio web

Alimento vivo

Paulito,

Asticot e pinkies não são bem a mesma coisa. Os pinkies são mais pequenos (e trepam que se farta, mesmo em vidro).
Podes encontrar congelados, ou então comprar vivos em algumas lojas de pesca, deixar uns dias em farelo/serradura, ferver e congelar.
Já experimentei vivos, mas congelados são mais simples de usar e provavelmente mais seguros. Larvas desse tipo vivas só mesmo galleria e grisella.

Nunca ouvi falar da libertação desse tóxico, pelo menos com a criação moderna, duvido que seja relevante.
Minhocas para as aves que tenho não uso.

Cumprimentos,
Ricardo M.
ImagemImagemImagem
paulito
Mensagens: 15
Registado: segunda, 30/jun/2008, 21:08

amigo avilandiapt

sim eu sei que são diferentes, sou pescador e conheço-os sim e foi da pesca que me falaram dessa libertação de amoniaco e da nessecidade de os limpar bem para lhes tirar aquele cheiro caracteristico e desagradavél que se devia a essa libertaçâo.
mas se vós os usam sem problemas não tenho de me preocupar.

eu para a pesca e quando os pretendo utilizar mortos coloco-os num saco de plastico bem fechado e retirando-lhe todo o ar que conseguir, e ponho-os uns minutos ao sol morrem todos.

goto mais deste metodo pois para mim ficam mais naturais e rijinhos do que escaldar.

obrigado pelos esclarecimentos :wink:

Voltar para “Alimentação e Nutrição”