Página 1 de 1

Proteina Animal/Vegetal

Enviado: sexta, 01/jun/2007, 21:26
por carlosbombarral
Boas.
É sabido que para a criação de exoticos, principalmente africanos, é necessário fornecer proteina para fomentar a criação e para as crias vingarem. Normalmente socorremos de Tenébrio, Buffalo e afins. Mas com isto estamos a fornecer proteina animal.
Agora com os produtos mais recentes, como a Spirulina, que tem na origem algas, torna-se mais fácil de fornecer a dita proteina. Só que esta é vegetal.
A minha pergunta é se existe grande diferença entre uma e outra, tendo em vista os fins que referi.
O que é que acham? É que é muito mais fácil e acessivel fornecer a proteina assim do que na formna de alimento vivo. Sendo certo que o alimento vivo tem o seu ritual para as aves :D
Cumprimentos[/b]

Enviado: sábado, 02/jun/2007, 00:10
por PedroMatos
olá Carlos,

Eu não crio exoticos, e certamente que as aves preferem o alimento vivo, em termos de resultados, mas a spirulina fornece muito mais do que simplesmente proteina, é um complemento alimentar muito bom, coloquei há uns tempos atrás informação detalhada sobre a spirulina e seus beneficios,não sei se viste?.

Em termos de proteina, a spirulina apresenta 2x mais que a soja, 3x mais que o peixe, frango e carnes vermelhas, 9x mais que o arroz.

Um abraço,

Pedro

Enviado: sábado, 02/jun/2007, 10:01
por carlosbombarral
Boas.
Antes de mais obrigado pela tua atenção Pedro.
Eu li o teu post sobre a Spirulina, eu já conhecia, embora não ao pormenor como surgiu no post.
A minha ideia, não é de forma alguma deixar de dar alimento vivo, uma vez que eles alem de gostarem também são estimulados para a criação, é apenas para usar como complemento.
Cumprimentos

Proteina vegetal e animal

Enviado: domingo, 03/jun/2007, 11:27
por AvilandiaPT
Carlos,

Proteina vegetal e animal são diferentes, ou melhor são proteina, mas têm diferenças entre si a nivel de composição (alguns aminoácidos por exemplo), por isso a questão não é de "substituir" uma por outra, apenas uma questão de equilibrio. Como 70-80% da dieta mais coisa menos coisa é de origem vegetal, não vejo grande sentido em suplementar com mais proteina vegetal (excepto tendo em vista o teor bruto como por exemplo na soja).
A spirulina é um alimento interessante mas quanto a mim mais pelos outros nutrientes que tem do que pela proteina, até porque em "altas" quantidades sabe mal que se farta...
Em termos de proteina, a spirulina apresenta 2x mais que a soja, 3x mais que o peixe, frango e carnes vermelhas, 9x mais que o arroz.
Pedro, depende da forma como são comparadas as análises. Possivelmente estás a comparar Matéria seca com matéria total.

Cumprimentos,

Enviado: domingo, 03/jun/2007, 23:55
por PedroMatos
Olá,

Concordo com o Ricardo, se é só pela proteina não faz sentido complementar mais, em relação há comparação com outros alimentos devo confessar que não sei em que bases a fizeram pois recolhi-a num artigo sobre a spirulina, no entanto posso dizer-vos que pela minha experiência em usá-la, estou muito satisfeito, no inicio e porque modifica o sabor do alimento em que é colocada as aves não comiam muito , depois dando-a nas doses certas comem muito bem com as sementes germinadas e com a papa.

Um abraço,

Pedro