crisbmendes
Registado: sábado, 18/abr/2009, 00:14

Canário com doença oftalmológica - que tratamento fazer?

quinta, 30/mai/2013, 11:28

Bom dia
Volto ao Fórum depois de vários anos ausente, pois confesso, o quotidiano deixa-nos sem muito tempo e só quando estou com problemas com meus canários é que recorro a vós.

Sou criadora muito amadora, mas gosto muito dos meus canários. Hoje reparei que o meu canário com franja está com o olho esquerdo inchado e fechado. Já andei a pesquisar em vários sites de criadores e dentro dos prognósticos semelhantes àqueles que já citei, alguns me deixaram deveras preocupada, pois tiveram que sacrificar o pássaro. Eu não queria chegar a este ponto. Tenho muita estima por este canário, pois é manso e bom pai. Agora mesmo está a alimentar 5 crias.

Por favor, me ajudem a encontrar um tratamento ou um bom veterinário aqui em Lisboa ou arredores.

Obrigada.
Cristina Mendes

astavares
Registado: quarta, 06/dez/2006, 21:30

Re: Canário com doença oftalmológica - que tratamento fazer?

sexta, 31/mai/2013, 12:22

Olá,
A indicação que dá é muito vaga pois tanto pode ser uma conjuntivite como algo mais grave. Penso que na dúvida deverá lavar o olho do canário com um pouco de soro fisiológico uma a duas vezes por dia e ir vendo se nota melhoras até à cura total. Deverá manter a ave na mão durante dois ou 3 minutos a fim de ele não se poder coçar e o soro fazer efeito e. depois, metê-lo numa gaiola sem poleiros até notar que ele já não procura coçar o olho pois se o meter na gaiola com poleiros a primeira coisa que fará será esfregar o olho no poleiro.
Não sou técnico nem veterinário, sou apenas um criador pelo que este conselho se baseia apenas na experiência adquirida na criação e por isso poderá não surtir efeito.
Boa sorte e saudações ornitófilas.
Armindo Tavares.
Criador de: Canários Arlequim Português
http://www.canariosarlequimportugues.blogspot.com/

crisbmendes
Registado: sábado, 18/abr/2009, 00:14

Re: Canário com doença oftalmológica - que tratamento fazer?

sexta, 31/mai/2013, 14:20

Boa Tarde

Obrigada pela dica.

Ontem, como estava desesperada pois tenho meus canários como animais de estimação, e depois de ver alguns sites em que alguns prognósticos eram reservados, inclusive um deles teve que sacrificar o canário, arrisquei e usei uma pomada oftalmológica (Predniftalmina). Facto é que 2 horas após, o inchaço começou a diminuir e ele conseguiu abrir o olho. Ao fim do dia já estava bem melhor. Não sei se agi certo. Só queria aliviar o sofrimento do animal. Hoje já está todo arrebitado.
Estou fazendo 2 vezes ao dia: de manhã e à noite. Vou repetir por 3 dias. Espero que as melhoras continuem

Obrigada pela atenção e abraços.

Cristina Mendes

Voltar para “Apoio Veterinário (neste momento sem Médico Vet. assistente)”