rui gouveia
Mensagens: 1
Registado: segunda, 02/dez/2013, 21:35

Agapornis bebés morrem quase todos, desde há 1 ano (ajuda)

quarta, 04/dez/2013, 07:53

sou um pequeno criador que me dediquei só aos agapornis tudo corria bem ate ao ano passado quando me começaram
a morrer alguns agapornis bebes e hoje em dia estou em desespero pois morrem mais de 90% dos que nascem os sintomas que eles apresentam são : os pais poem ovos que eclodem todos ou como e normal a sempre um que falha mas depois de nascer a cria e quando tem 2 , 3, 4dias ou mais morre com comida no papo e com o ventre inchado e por vezes escuro e fica podre em pouco tempo . eu já desinfetei as instalações mudo a agua diariamente já fiz tratamento com SALMOCOLI NÂO resultou fiz com TIFORINE seguido de FLOROBACTIL nada resultou agora disseram para dar vinagre de cidra e comprei o POMAPPEL que vou dar durante 10 dias gostava de obter ajuda veterinária (Dº Márcio Cardoso Almeida) pois já não sei mais que fazer já com mais de 200 crias mortas em quase um ano

pedroviveiros
Mensagens: 34
Registado: quinta, 16/mai/2013, 11:42

Re: Agapornis bebés morrem quase todos, desde há 1 ano (ajud

quinta, 05/dez/2013, 09:51

Tenho um colega como mesmo problema primeiro acho que tens declamar um veterinário a casa pois por vezes dizem-nos isto e aquilo e podes não estar a fazer o tratamento certo e estás a fortalecer a doença, o veterinário vai a casa tira amostras das fezes e depois vai-te ajudar no tratamento só assim te safas, entretanto tiras os ninhos e não deixas criar , devem de ter salomelas quase decerteza abraco

Canary
****
Mensagens: 443
Registado: segunda, 17/dez/2007, 10:56
Localização: Astromil/Porto
Contacto: Sítio web

Re: Agapornis bebés morrem quase todos, desde há 1 ano (ajud

quinta, 05/dez/2013, 10:04

Boas!

Para a quantidade de crias que tem.....justifica-se que vá a um veterinário especializado em aves. Não pode ser qualquer veterinário!...no Porto existem!

Por vezes, com simples análises às fezes resolve o problema....as análises vão de 5€ a 35€ (não é nada de especial)

Poderá também ser necessário recorrer à autópsia de algumas aves.....e saberá ao certo do problema que têm e atuar no problema.

Cumps,
João Marques

Visite:
http://jmcanary.skyrock.com/

amcrola
***
Mensagens: 208
Registado: domingo, 04/nov/2012, 01:39
Localização: Mafra

Re: Agapornis bebés morrem quase todos, desde há 1 ano (ajud

segunda, 09/dez/2013, 01:10

parece um caso de salmonelas mas se já os tratou com salmocoli e continua poderá ser outra coisa, se puder optar pelas analises será o melhor. durante quantos dias deu o salmocoli?
cumprimentos, André Rola

andre--rola@hotmail.com

Avatar do Utilizador
antocastanheira
****
Mensagens: 340
Registado: terça, 17/abr/2007, 11:37
Localização: Alverca do Ribatejo
Contacto: Sítio web

Re: Agapornis bebés morrem quase todos, desde há 1 ano (ajud

segunda, 09/dez/2013, 15:09

Boas,

Já há muito que não escrevia neste forum, mas este post deixou-me de boca aberta. É inacreditável como é possível continuar a criar com essas aves sem saber o que elas têm?!?! Vai continuar a dar toda a gama de antibióticos e afins até matar todas as aves que tem? Não achou estranho que depois de 10 ou 20 aves terem morrido ter visto o que se estava a passar? Tem a certeza que são salmonelas? Não poderá estar presente um caso bacteriológico ou virológico?!

Se quer um conselho, pare IMEDIATAMENTe de criar!!! Faça análises às aves.

Avatar do Utilizador
mcamedjay
****
Mensagens: 408
Registado: sexta, 20/jun/2008, 14:18
Localização: Tarouca
Contacto: Sítio web

Re: Agapornis bebés morrem quase todos, desde há 1 ano (ajud

segunda, 09/dez/2013, 21:48

Isto não deveria ser assim, mas o problema não é só você, é quase todos os criadores, com o uso descriminado de medicamentos, que só vão gerar resistências atrás de resistências devido à má administração e dosagem.

Tal como já foi referido, tem que se realizar exames complementares para se saber ao certo o que se passa.
Não se pode andar a fazer o teste de hipótese com todos os medicamentos que exista no mercado, só porque fulano disse que um amigo do primo do colega do trabalho deu e melhorou.
Se continua a ter problemas, tem que actuar, e para isso em vez de gastar dinheiro em futilidades em medicamentos que nem sabe ao certo para que servem nem em que dosagem correcta deve administrar, é preferível chegar a um profissional da área e desmistificar o problema.
Ao continuar assim só vai continuar a ter perdas.
Como é óbvio não é por aqui que vai arranjar um tratamento para o seu problema, só pelo o que disse não vou poder chegar a nenhuma conclusão sem se observar e sem poder realizar testes.
Cumprimentos
________________________________________
Márcio Cardoso Almeida
Médico Veterinário
Especializado em medicina aviária
Endoscopias e medicina preventiva
C.P. 5220

Avatar do Utilizador
AvilandiaPT
*****
Mensagens: 1002
Registado: domingo, 15/out/2006, 08:26
Localização: Benavente - PORTUGAL
Contacto: Sítio web

Re: Agapornis bebés morrem quase todos, desde há 1 ano (ajud

terça, 10/dez/2013, 09:45

Olá,

O Márcio já respondeu, eu já tentei ajudar, o Castanheira e outros membros já te tentaram aconselhar a procurar ajuda mas não percebemos nada disto, portanto o que fazes agora é contigo. Também já te indicaram medicamentos e tudo, pode ser que até acertes e ai estávamos todos enganados mas como ficas com o problema resolvido por agora saber o que se passa/passou presumo que não te interesse.

Considerar quanto custam as análises e exames sem saberes/perguntares primeiro e perante a perda de tantas aves é algo que não consigo compreender. Vinagre de cidra, vitaminas e afins é muito engraçado, mas se fosse assim que se resolviam estas coisas ninguém ficava doente, nem aves nem... pessoas.

Só te dou um exemplo, ainda a semana passada num caso que segui em necrópsia, de um criador a quem morriam aves muito pontualmente com sintomas arrastados semelhantes entre elas (estamos a falar de perder 3-4 aves num ano), o que se identificou foi bastante inesperado e por mais antibióticos que experimentasse não se ia resolver. E não vou sequer comentar o que lhe custou porque nem vale a pena. Não se vai andar a fazer análises todos os dias dai se falar/usar um ou outro medicamento, mas há uma diferença entre sermos práticos no dia a dia quando há algum problema pontual ou uma situação como esta.

Cumps.
Ricardo M.
ImagemImagemImagem

Voltar para “Apoio Veterinário (neste momento sem Médico Vet. assistente)”