Jorgeafonso
Mensagens: 2
Registado: sexta, 23/mai/2014, 09:56

Canários com várias patologias [ajuda]

Bons dias,
Tenho alguns canários que súbitamente manifestaram alguns sintomas estranhos; Ponto1: Um casal começou por apresentar uma perda excessiva de penas (já morreram há duas semana); um casal, da gaiola acima desta, também o macho ficou completamente "careca" ainda está vivo, está com a fêmea sem sintomas e tem apenas uma cria com 2 semanas; Ponto 2: uma fêmea que estava isolada no lado oposto começou por apresentar os olhos muito remelosos umas crostas na base do bico e na borda do bico umas pintas negras tipo sangue, acabou por morrer há uma semana, com este tipo de sintomas apareceu também num D. Fafe (morreu há dois dias) e num verdilhão que está moribundo (estes dois pássaros são de cativeiro já criaram e estão na minha posse há mais de dois anos).
A todos eles estou administrar ZOODIMETOXIN, porque me disseram haver a possibilidade de contaminação por bactérias.
Correndo o risco de perder algumas crias e ovos em incubação fiz uma difestação possível no canaril, mesmo assim continuam a aparecer canários com alguns sitomas.
O canaril é novo, foi criado por mim há um ano, comecei a criar canários há cerca de 5 anos, nunca vendi, pelo contrário, vou comprando, e hoje tenho 28 casais em criação maioria arlequim português (2ª e 3ª postura), tenho 26 canários novos já separados do ninho e estou com algum receio em perder todos os pássaros incluído a nova criação.
Gostaria de receber alguma opinião sobre o que devo fazer.
Desculpem ser muito grande a minha exposição mas agradeço a ajuda possível. :(
Jorge Afonso
Avatar do Utilizador
borllock
Site Admin
Mensagens: 3848
Registado: domingo, 01/jul/2012, 16:23

Re: canários com várias patologias

Não sei o que seja e o melhor seria fazer análises às aves ou corre o risco de perder tudo!
Enquanto não souber o que é aconselho a iolar as aves com sintomas e as aves que estão em contacto com as que têm sintomas das outras todas. Lavar as mãos depois de mexer nas aves doentes etc, isso parece ser contagioso.
Cumprimentos,
José Jesus

Porto - Penafiel

Visitem: https://placeofbirds.wordpress.com/
Jorgeafonso
Mensagens: 2
Registado: sexta, 23/mai/2014, 09:56

Re: canários com várias patologias

borllock Escreveu:Não sei o que seja e o melhor seria fazer análises às aves ou corre o risco de perder tudo!
Enquanto não souber o que é aconselho a iolar as aves com sintomas e as aves que estão em contacto com as que têm sintomas das outras todas. Lavar as mãos depois de mexer nas aves doentes etc, isso parece ser contagioso.
Obrigado pela resposta,
dado ao estado dos canários, que me tem deixado apreensivo, vou contactar com um veterinário para vir ao canaril fazer uma análise, sendo certo que o tecnico da loja de animais onde vou com frequência diz ser uma possível contaminação com bactérias (Protozoário) que se aloja nos ossos da cabeça, cavidade oral ou esófago. è bastante contagiosa, especialmente de adultos para as crias.
O que me parece estranho é que um dos animais contagiado, e que está sem penas na cabeça, tem um comportamento natural e está a alimentar a cria sem quaisquer problemas a nível dos sintomas, que na fêmea quer para a cria.
Logo que tenha uma informação mais aprofundada, colocarei neste forum...
Jorge Afonso
Setubal
Mensagens: 20
Registado: terça, 20/mai/2014, 19:36

Re: Canários com várias patologias [ajuda]

Boas,

Em primeiro lugar deve ser avaliado o seu plantel por veterinário de exóticos, e fazer exames a fezes.

Desinfecção de todo o material, Hexaplus não é muito tóxico e que pode ajudar e é um dos bons produtos e aconselhável na preparação dos reprodutores. Este produto serve na limpeza de material e feridas, na agua combate a 100% os tricomonas.
Combate também fungos, bactérias e vírus...

Deve avaliar a humidade e a temperatura aonde estão os pássaros. Temperaturas altas e excesso de vitaminas também provoca queda das penas. Piolho e ácaros também podem estar a atacar os pássaros.

Por aquilo que relata deve também questionar os alimentos - o plantel pode estar com Coccidiose.

Voltar para “Apoio Veterinário (neste momento sem Médico Vet. assistente)”