PCoelho
Mensagens: 8
Registado: terça, 29/abr/2014, 23:46

Pavoa doente (coxa)

Boas,

Tenho um casal de pavões há cerca de 1 mês. As instalações são novas e eu não tenho outras aves. Após cerca de 15 dias a pavoa (que entretanto tinha colocado 4 ovos) deixou de ser capaz de se levantar e ficou muito magra. Levei-a ao veterinário já sem grandes esperanças e perante os sintomas (fezes líquidas e falta de força) tratava-se provavelmente de uma doença infecciosa que estaria em estado latente no momento da aquisição dos animais e que se manifestou devido ao stress da mudança de instalações e postura. A opção foi administrar-lhe antibióticos de largo espectro. Durante 4 dias dei-lhe uma injecção por dia (não sei o que era, foi preparada pela veterinária) e mediquei a água com zoopan sulfaprime durante 5 dias. Para minha surpresa a pavoa recuperou rápido e já está a comer bastante bem. No entanto está coxa da pata direita desde essa altura. Mal consegue apoiar a pata no chão. O pavão está bastante saudável. Quando ela ficou doente escrevi um tópico aqui no fórum (viewtopic.php?f=33&t=11489). Lá os sintomas estão um bocado mais detalhados. Tirando o facto de estar coxa, a pavoa aparenta estar de boa saúde. Será alguma carência? Cálcio talvez? Eu estou a suplementar a água com vitaminas (zoopan vitamino L, salvo erro). Também lhes estou a dar ração para perús com coccidiostático por recomendação de um amigo que trabalha em aviários.

Obrigado. Cumprimentos,
PCoelho
Avatar do Utilizador
borllock
Site Admin
Mensagens: 3848
Registado: domingo, 01/jul/2012, 16:23

Re: Pavoa doente (coxa)

Não precisava de criar outro tópico, escrevia no outro, até era melhor para as pessoas que seguiram o outro se situarem.
Provavelmente ela estará manca devido ao longo tempo que esteve sem andar e deve ter ficado pousada em cima dessa pata, mas isto é uma suposição minha.
Cumprimentos,
José Jesus

Porto - Penafiel

Visitem: https://placeofbirds.wordpress.com/
thomazzi
***
Mensagens: 61
Registado: terça, 01/abr/2014, 23:08

Re: Pavoa doente (coxa)

Boa tarde, onde foi aplicada a injecao durante esses 4 dias?
Jesus te ama....

Elisabete
PCoelho
Mensagens: 8
Registado: terça, 29/abr/2014, 23:46

Re: Pavoa doente (coxa)

Boa tarde,

Pois também me lembrei disso! As injecções foram dadas no único sítio onde era possível - nas coxas!
Tive o cuidado de alternar todos os dias e de não penetrar mais de 1 cm no músculo.
Será que acertei nalgum nervo?

Cumprimentos!
thomazzi
***
Mensagens: 61
Registado: terça, 01/abr/2014, 23:08

Re: Pavoa doente (coxa)

Talvez, mas vamos crer que e so magoado por causa das injecoes e que daqui a alguns dias ja recupere e fique boa.
As melhoras!
Jesus te ama....

Elisabete
PCoelho
Mensagens: 8
Registado: terça, 29/abr/2014, 23:46

Re: Pavoa doente (coxa)

Obrigado!
Sim, esperemos que recupere. O pior é que já lá vão mais de 2 semanas e ela está na mesma...
daniferraz
Mensagens: 6
Registado: sexta, 14/ago/2015, 14:55

Re: Pavoa doente (coxa)

Boa tarde,

este tópico já tem mais de um ano mas gostava de saber como ficou a sua pavoa. Eu e o meu marido moramos nos Açores e temos um casal (penso eu) de pavões com um ano (mandamos vir ovos e uma galinha chocou-os. Desde então os três têm estado sempre juntos). Eles estavam bem até há uns dias atrás. Comecei por achar a fêmea parada e com as asas descaídas. Nem a comida ela procurava quando deitava algo para o chão. Observamos as fezes deles e estão líquidas com a diferença que as do macho são brancas e as da fêmea são amareladas. Começamos por dar vitaminas (Anima Strach), uma injeção durante 4 dias (demos ao pavão também como forma de prevenção) e FP 20 20. Entretanto falamos com um sr que tem pavões que nos aconselhou a alimenta-los com milho demolhado em água (forçando, metendo pelo bico abaixo) e de uma possível doença coccidiose. Compramos então um medicamento para isso da Zoopan que demos 4 dias e depois paramos. Mas a fêmea continua sem procurar a comida e para além disso o macho deixou também de conseguir saltar para o poleiro (não sei se por causa das injeções na coxa). Voltamos hoje a por FP 20 20 na água, continuamos a dar as vitaminas em dias alternados e como comida misturamos milho picado (farinha), milho e ração de galinha.O macho parece-nos que come bem mas têm ambos as asas bastante descaídas e as algumas penas desalinhadas (não sei se será altura da muda de pena). Estamos preocupados e não sabemos mais o que fazer. Ele pesa 2,200 kg e ela 1,800 kg.
Anexos
Pavoa
Pavoa
Pavão
Pavão
Avatar do Utilizador
borllock
Site Admin
Mensagens: 3848
Registado: domingo, 01/jul/2012, 16:23

Re: Pavoa doente (coxa)

Se estiverem magros o mais certo é ser coccidiose mesmo.
Mas para resultar não pode dar o fp 20/20 como prevenção, mas sim no modo cura!!!
Uma coisa quando der o fp 20/20 na água não dê verduras, aliás não dê qualquer tipo de verduras enquanto não estiverem a 100%, pois ao comerem as verduras não bebem tanto para além de que tb não ajuda no sistema digestivo.
Apalpe o osso do peito a ver se tá afiado.
Qual foi o medicamento da zoopan que deu?
Cumprimentos,
José Jesus

Porto - Penafiel

Visitem: https://placeofbirds.wordpress.com/
daniferraz
Mensagens: 6
Registado: sexta, 14/ago/2015, 14:55

Re: Pavoa doente (coxa)

Obrigado pela resposta.

O medicamento da Zoopan é o Coccimir. Os ossos do peito estão realmente bastante afiados. O que aconcelha a fazermos?
Avatar do Utilizador
borllock
Site Admin
Mensagens: 3848
Registado: domingo, 01/jul/2012, 16:23

Re: Pavoa doente (coxa)

O que aconselho é o que disse em cima, dar outa vez o fp 20/20 no modo cura ou o coccimir, acho que também serve, até ver melhorias. Não dê verduras.
Cumprimentos,
José Jesus

Porto - Penafiel

Visitem: https://placeofbirds.wordpress.com/
daniferraz
Mensagens: 6
Registado: sexta, 14/ago/2015, 14:55

Re: Pavoa doente (coxa)

Como é o modo cura? Neste momento estamos a fazer uma colher de medida para 2 lts de agua. Obrigada!
Avatar do Utilizador
borllock
Site Admin
Mensagens: 3848
Registado: domingo, 01/jul/2012, 16:23

Re: Pavoa doente (coxa)

Já não me lembro das quantidades, mas o modo cura é dar mais medicamento por litro de água.
Na bula diz.
Atenção que como são aves muito pesadas a quantidade deve ser mais alta.
Não tenha medo de dar a mais, porque neste caso se não os curar eles acabam por morrer, não vale a pena dar vitaminas e afins...
EDIT: Encontrei a bula:
http://www.avizoon.pt/site/ficheiros_pr ... niv2.0.pdf
Como vê quando as aves já apresentam sintomas eles aconselham 2 colheres cheias, isto para pombos e psitacideos, como são pavões eu arriscava e dava 3 colheres cheias por litro de água.

Como você aplicou 1 colher por 2l de água não deve ter feito efeito, dê 3 colheres por litro durante uns 5 dias.
Não dê mesmo vitaminas porque corta o efeito do medicamento!
Faça o medicamento todos os dias porque ao fim de 24h pode ficar estragado, não coloque ao sol.
Cumprimentos,
José Jesus

Porto - Penafiel

Visitem: https://placeofbirds.wordpress.com/
daniferraz
Mensagens: 6
Registado: sexta, 14/ago/2015, 14:55

Re: Pavoa doente (coxa)

Já seguimos o seu conselho. Vamos esperar para ver. Mas estamos bastante esmorecidos porque achamos que estão pior. A pavoa até deita uma "água" pelo bico fora. E o pavão, que não o fazia, já se aninha nas suas próprias fezes. Enfim :(
Avatar do Utilizador
borllock
Site Admin
Mensagens: 3848
Registado: domingo, 01/jul/2012, 16:23

Re: Pavoa doente (coxa)

Pois, pode já ser tarde, mas esperemos que não.
Cumprimentos,
José Jesus

Porto - Penafiel

Visitem: https://placeofbirds.wordpress.com/
NunoP
***
Mensagens: 128
Registado: quinta, 06/dez/2012, 18:13

Re: Pavoa doente (coxa)

Este post também me tirou algumas dúvidas. Espero que recupere rápido. :)
Vicio antigo: apostar em futebol! Novo vicio: Criação de aves!

Voltar para “Apoio Veterinário (neste momento sem Médico Vet. assistente)”