Cristovao12
Mensagens: 6
Registado: terça, 07/dez/2010, 23:42

Higiene e Medicina preventiva na criação de Aves

Boa tarde!

Sou estudante de veterinária na UTAD, e pretendo fazer um trabalho acerca de Higiene e Medicina preventiva na criação de Aves.

Contudo, e estando em Vila Real, está a ser um pouco complicado obter contactos de criadores, de forma a saber quais as medidas que se aplicam na prática, pois não pretendo fazer um trabalho apenas teórico, mas sim complementá-lo com informações de quem trabalha na área.

Lanço então à discussão o seguinte artigo, do qual deixo apenas um resumo (retirado da página http://www.psitacultura.org)



Resumo

La medicina preventiva nos será útil para que las aves estén en la mejor condición posible y evitemos la aparición de procesos infecciosos. Los puntos clave, y como resumen de todo lo anterior, son los siguientes:

- Jaulas de un material resistente a detergentes y desinfectantes y con un diseño que facilite la limpieza.
- Evitar los materiales tóxicos en el diseño de las jaulas e instalaciones (plomo, cobre, pinturas tóxicas...).
- Facilitar suficientes comederos y bebederos para que todas las aves puedan acceder a ellos (evitando situaciones de dominancia-agresividad). Colocarlos en sitios alejados de los posaderos (para evitar que se ensucien por heces).
- Eliminación y control de roedores e insectos (actúan como portadores de algunas enfermedades).
- Tener en cuenta las características de cada especie (nivel de estresabilidad, tolerancia a otros individuos en la misma jaula...)
- Ofrecer una dieta adecuada a la especie, en cuanto al valor nutritivo y características físicas.
- El almacenaje de los alimentos se hará en una zona exclusiva, en las condiciones óptimas para la correcta conservación.
- La preparación de los alimentos se hará en una zona exclusiva.
- Realizar un control de calidad de los alimentos almacenados. Desinfectar y desinsectar las áreas de preparación de la comida, los comederos y los bebederos (diariamente).
- Realizar análisis (microbiológicos y toxicológicos) frecuentes del suministro de aguas.
- Evitar las visitas de personas ajenas a nuestras instalaciones.
- Evitar la superpoblación (disminuye el riesgo de transmisión de enfermedades).
- Cuarentena: todo animal nuevo debe someterse a un período de 30 o 90 días de cuarentena, en un local aislado del resto de animales y en contacto únicamente con el resto de aves de su partida. Durante este período se realizarán los controles sanitarios y tratamientos preventivos de los animales.
- Realización de tratamientos preventivos rutinarios, así como vacunación de los animales dependiendo del riesgo de exposición a ciertos agentes infecciosos.
- Cualquier ave que muera será necropsiada para intentar encontrar la causa de la muerte.
- Realización periódica de análisis de heces y hematología y bioquímica sanguínea a un número de animales representativo de la población.
- Colocación de filtros en los sistemas de ventilación.
- Limpieza diaria de los restos de excrementos y de alimentos, así como de las jaulas. Periódicamente se deberán realizar desinfecciones y cambios de posaderos.
Última edição por Cristovao12 em quarta, 08/dez/2010, 21:53, editado 1 vez no total.
Cristovao12
Mensagens: 6
Registado: terça, 07/dez/2010, 23:42

Re: Higiene e Medicina preventiva na criação de Aves

Gostaria então de saber na prática, quais as principais medidas que são utilizadas, de forma a proteger as aves.

Gostaria essencialmente que fossem abordadas as questões de quarentena, após aquisição de animais, medidas de protecção nas feiras de aves (ex. Feira dos Passaros no Porto) pois muitas aves de diferentes proveniencias contactam entre si... limpeza e desinfecçao das gaiolas e bebedouros, planos de vacinaçao/ desparasitação e quais as principais doenças infecciosas que poderão resultar de um mau maneio das aves.

Muito obrigado, e fico aberto às vossas sábias sugestões.

Atenciosamente,
Luis Cristóvão
Cristovao12
Mensagens: 6
Registado: terça, 07/dez/2010, 23:42

Re: Higiene e Medicina preventiva na criação de Aves

Alguém pode dar umas dicas acerca do tema?

Obrigado!
pfcarquejo
***
Mensagens: 222
Registado: quarta, 14/jul/2010, 14:40
Localização: Portugal

Re: Higiene e Medicina preventiva na criação de Aves

Olá,
Gostaria muito de ajudá-lo, mas as minhas pequeníssimas dimensões como criador não serão exemplo para o que pretende. Com efeito, algumas das medidas enumeradas são boas práticas que também tenho por bem fazer, mas há outras coisas que não faço. A Título de exemplo, análises periódicas de fezes necrópsia das aves mortas, são coisas que nunca fiz.
Já ao nível de “tratamentos preventivos”, tenho algumas reservas em encharcar as aves de antibióticos, mas não sou contra suplementação vitamínica e mineral, bem como de pré bióticos e pró bióticos, que ajudem as aves a enfrentar melhor as doenças que as possam acometer.
Acho que o mais importante, e direi até básico, é uma boa higiene das instalações e de todo o processo de preparação alimentar, uma alimentação adequada à espécie (incluindo suplementação), instalações adequadas á espécie e ao número de aves, boas condições ambientes (luz, temperatura e ventilação) e cuidados acrescidos na aquisição de aves (escolha de aves saudáveis, e não obstante realizar quarentena antes de misturar com as outras).

Cumprimentos e boa sorte com o trabalho
Cristovao12
Mensagens: 6
Registado: terça, 07/dez/2010, 23:42

Re: Higiene e Medicina preventiva na criação de Aves

Caro pcfcarquejo,

muito obrigado pela partilha da sua experiencia, são mesmo esses exemplos que ajudam a complementar um trabalho, para que este nao fique muito teórico.

Obrigado, e votos de muito sucesso!

Cumprimentos,
Luís Cristóvão

PS: São bem vindos mais relatos das práticas que utilizam relativamente a esta matéria.
Cristovao12
Mensagens: 6
Registado: terça, 07/dez/2010, 23:42

Re: Higiene e Medicina preventiva na criação de Aves

Lanço também à discussão o tema das Feiras / Exposições.

Quais as medidas que tomam para proteger as aves expostas a um ambiente estranho, com contacto próximo com aves de outras proveniências?

Espero no próximo Domingo fazer uma visita à Feira dos Pássaros, no Porto!

Obrigado!
pfcarquejo
***
Mensagens: 222
Registado: quarta, 14/jul/2010, 14:40
Localização: Portugal

Re: Higiene e Medicina preventiva na criação de Aves

Olá,
Eu realmente gostaria de ver mais participações em tópicos como este. São exactamente este tipo de assuntos lançados a discussão e debate que fazem surgir ideias e trocas de conhecimentos e experiências, podendo ajudar mutuamente todos os aficionados da criação de aves. :)

Tal como já tive oportunidade de dizer ao Cristóvão12 após troca de mails, algumas coisas já mudaram desde a minha última intervenção neste tópico. Com efeito, após alguma mortalidade de filhotes de Canário de Moçambique no ninho, e apesar de todas as aves adultas aparentarem estar saudáveis, decidi enviar para um laboratório amostras de fezes e um filhote morto para necrópsia. Estou a aguardar resultados para saber exactamente o que se passa e como agir, em vez de andar a artirar "tiros para o ar" de medicação para ver se acerto no que quer que seja que levou à mortalidade de filhotes.

Relativamente às feiras e exposições, lamentavelmente mais uma vez, não serei a pessoa indicada para partilhar experiências. Isto porque apesar de reconhecer a necessidade, a valência e o mérito destas feiras e exposições, nomeadamente na avaliação do trabalho dos criadores e no conhecimento do que se faz em termos de ornitologia, sou incapaz de sujeitar aves minha a tudo o que isso envolve. Seja em termos de saúde, exactamente pela proximidade com as demais aves expostas e o ambiente estranho (stress, diferenças de temperatura, manuseamento, etc.), seja também em termos de segurança (fuga das aves, roubos, etc.).

Não censuro quem o faz, saliente-se, e acho muito bem que o façam, simplesmente dou por mim a pensar que as minhas aves são-me demasiado preciosas para correr os riscos que eu acho que esse tipo se coisas sempre acaba por comportar. É uma decisão pessoal.
Gostava por isso também de ler aqui o que é a experiência das pessoas que participam assiduamente em exposições, e saber o que fazem para se precaver de tudo aquilo que a mim tanto me assusta.
astavares
***
Mensagens: 220
Registado: quarta, 06/dez/2006, 21:30
Localização: Porto

Re: Higiene e Medicina preventiva na criação de Aves

Olá, boa noite.
Começo por uma máxima que me ensinou um senhor que já não é deste mundo relativamente à higiene e medicina preventiva na criação de aves (concretamente canários) a saber:
1.º Limpeza (entenda-se higiene)
2.º Limpeza
3.º Limpeza
Obviamente esta máxima foi nos idos anos 70, apesar da higiene/limpeza não só das aves mas do canaril estar, para mim, entre as três mais importantes as outras duas têm a ver com a alimentação e as condições que proporcionamos às aves.
Genéricamente cumpro a máxima de os manter sempre o mais limpo possível e isto passa pela muda diária de água, as sementes dos comedouros são sempre novas, isto é não utilizo nenhum limpador para aproveitamento das sementes dos comedouros, tento ao máximo evitar dar medicamentos às aves, faço-o de um modo geral antes das criações.
Este ano era para utilizar a auto-vacina mas despois de pensar e como não tenho maleita no canaril optei por as não utilizar e pela primeira vez em muitos anos, este ano apenas as vou desparasitar, internamente, fornecer-lhes um polivitaminico e o AD3EC com vitamina K.
Vou optar por este sistema depois de chegar à conclusão de que estava a dar medicamentos preventivos que nada preveniam pois mais não são que antibióticos, os quais só se devem tomar para um fim especifico quando há um mal perfeitamente detectável. Ora se as aves estão sadias porquê ministrar antibióticos!?
Bem de um modo geral são estas as regras que utilizo como higiene e medicina preventiva.
Relativamente à situação das aves em feiras não tenho opinião formada mas com toda a certeza que a mais de 70% das pessoas que aparecem a vender aves não compraria nenhuma em face das condições deploráveis em que as mesmas são apresentadas quer em termos de higiene, saúde e jaulas/gaiolas em que estão colocadas às vezes pouco menos que umas em cima das outras.
Relativamente a quarentena das aves adquiridas, como não disponho de instalações que permitam o isolamento da ave numa outra dependência que não o canaril, coloco-a sózinha numa gaiola o mais afastado possível das outras.
Saudações ornitófilas.
Armindo Tavares.
Criador de: Canários Arlequim Português
http://www.canariosarlequimportugues.blogspot.com/
Avatar do Utilizador
Luis Grencho
*****
Mensagens: 1076
Registado: domingo, 24/fev/2008, 01:33
Localização: Benavente
Contacto: Sítio web

Re: Higiene e Medicina preventiva na criação de Aves

Boas.
Para dizer primeiro que nada que concordo 100% com astavares, acrescento só uma coisa a têr em conta, em possiveis alterações a questão do tipo de Espécie, pois existem espécies mais resitentes e outras menos.
Eu no meu caso primeiro sobre a aquisição de aves - tento sempre comprar aves jovens do ano, a criadôres e anilhadas, para salvaguardar a compra de aves velhas, com problemas reprodutivos, enfraquecidas, etc, essas aves adquiridas são mantidas algumas semanas numa gaiola a parte das outras, sem medicação, apenas boa alimentação, e isto porque ao dar-se remedios, preventivos, antibioticos, etc, pode-se encobrir alguma doença e que depois ao introduzir-se com as outras aves nossas possa pegar alguma doença, e por isso se tiver de adoeçêr ou tiver alguma coisa poderá manifestar-se a tempo na quarentena, se fôr alguma ave importada, faço o mesmo mas durante mais tempo pois podem têr algumas patologias ou virus diferentes das nossas aves uqe não afectam a ave em questão mas poderam afectar as nossas de forma grave.
Mantimento das aves descanço - mantenho as aves em voadouros grandes ao ar livre aonde podem apanhar sol, voar, tomar banho, interagir umas com as outras e mudar a pena de forma conveniente e aonde os reprodutores podem recuperar da epoca da criação desgastante.
Aves na reprodução - Gaiolas individuais para evitar lutas, controlo genético, facil maneio, anilhar e vigiar o crescimento e saude das crias com regularidade, alimentação de forma conveniente e individualizada se necessario conforme o estagio da criação, limpeza e higiene mais afincada, etc.
Muda da pena - igual ao mantimento das aves em manutenção na rua em voadouros grandes.
Alimentação - Procuro dar sempre as minhas aves uma alimentação de qualidade, com boas sementes isentas de poeiras e lixos, produtos variados, vegetais, choco, grit, areia, frutas, etc.
Saude e medicação - neste campo tenho a minha opinião que vale o que vale, vale pela minha experiência e pelos registos destes anos de criação aonde me tenho dado bem assim, practicamente sem mortes em aves adultas, apenas aves por idade e mortes naturais e crias normalmente uma ou outro nos ninhos quando são pequenas por assidentes naturais, por selecção dos pais, de caris genético, etc, e como se costuma dizer em equipe que ganha não se mexe, eu vou mantendo as coisas assim e fazendo pequenos acertos que ache necessario, por isso só desparasito as aves quando ache necessario (1 vez ao ano normalmente), não uso medicamentos nenhuns a não ser que haja alguma situação especifica de saude da ave (felizmente poucas para não dizer nenhuma), dou apenas complementos alimentares para equilibrar a dieta alimentar das aves, ajuda as fêmeas na altura das posturas, não dou estimulantes artificiais aos machos para criarem, banhos regulares para higiene das aves (um dos pontos mais importantes na vida de uma ave, da plumagem depende a sua sobrevivência na Natureza), nunca esqueçer isto nunca, a Luz solar muito importante para prevenir muitos problemas das aves em cativeiro, o exercico fisico das aves para as manter activas e saudaveis, e muito higiene, muita higiene, muita higiene, nas instalações, na comida e principalmente na agua, sim é depluravel ver em certas pessoas as aves com bebedouros imundos com agua de varios dias cheios de detritos dentro que são a maior fonte de bacterias para as aves, e eu prefiro gastar dinheiro na aquisição de material, de aves boas, de boa alimentação do que depois gastar dinheiro em medicamentos.
Exposições - como crio principalmente com esse propósito, pela busca de aves bonitas, perfeitas de plumagem, etc, o que se procura em aves para este fim, faço uma preparação das aves com um ou dois meses de anteçedência para a preparar psicologicamente a estar numa gaiola mais pequena, em contacto com estranhos, em ambientes mais barulhentos para minimizar o Stress que uma ave não habituada iria ganhar , e normalmente não tenho tido problemas, e preparo a sua robustez fisica com uma alimentação adequada a esse fim, para assim evitar que enfraqueça e adoeça, pois uma ave fraca mais facilmente se vai abaixo e adoeçe, enquanto andam em Exposições são mantidas em gaiolas individuais aonde permaneçem entre exposições e só no final deste processo são colocadas em gaiolas maiores para ai recuperarem e vêr se estão de prefeita saude antes de voltarem aos voadouros.
Tenhho.me dado bem assim, vou fazendo experiências pontuais, quer no maneio, alimentação, etc para tirar conclusões e ir aprendendo sempre mais, porque as aves é que nos ensinam se estiver-mos atentos aos sinais que nos vão dando.
É esta a minha Experiência na criação de aves, que como todos os metodos são faliveis ou passiveis de falhas, são processos de melhoria (ou n~ºao constante), e são baseados penso que em toda a gente com base no erro, rectificação, erro versus aprendizagem ,etc, assim se vai evoluindo, e em termos de finalização e comentario final, quando me perguntam o que dou de medicamentos e as ditas "poções magicas" que fazem aves boas, eu só digo uma coisa que eu fui aprendendo ao longo dos anos precisamente o contrario tenho tentado é a aprender a dar cada vez menos ou nenhuns medicamnetos as aves e descobrir como evitar que deles venham a precisar, mas como é claro e em nós humanos igual, quando é necessario e vital para salvar a ave, claro que se deve dar, mas saber o que se dá e porque se dá, e não por dar qualquer coisa.
Espero têr ajudado com este meu relato.
Cumprimentos.

Luis Grencho

Criação Agapornis Roseicollis
STAM BZ081

http://rosibird.webnode.com.pt/

Voltar para “Apoio Veterinário (neste momento sem Médico Vet. assistente)”