Avatar do Utilizador
odete castro
***
Mensagens: 51
Registado: sexta, 13/fev/2009, 16:00
Localização: Caçarelhos - Vimioso - Bragança

Coriza - existe vacina de prevenção?

Tenho várias espécies de phasianideas assim como collinus, faisões, codornizes japonicas, francolinus, Callipeplas e também galinhas. Quando as crias são novas com cerca de um mês a mês e meios ficam com coriza, mais em épocas de inicio de primavera e fim de verão, quando as temperaturas estão menos quentes. Na altura quando os pintos têm as penas diminui o aquecimento na criadeira e por esta altura ficam sempre com respiração ruidosa e complica-se com corrimento e inflamação do olhos . Administro na ágau na altura de apresentação dos sintomas terramicina em pó ou sulfaprime da zoopan, sei que são dois antibióticos. Já me disseram que a sulfaprime torna inferteis os macho e tem mais contra indicações que a terramicina mais é mais eficaz.
Gostaria de saber se no nosso país existe uma vacina de prevenção a dar nos primeiros dias de vida ou outro tipo de prevenção. A criadeira tem uma lampada de aquecimento que conforme vão crescendo vou diminuindo o calor onde controlo com o termometro digital. A higiene é semanal onde desinfecto a criadeira que é de PVC.
O que me aconcelho a dar afim de não prejudicar a fertilidade das aves.
Avatar do Utilizador
mcamedjay
****
Mensagens: 408
Registado: sexta, 20/jun/2008, 14:18
Localização: Tarouca
Contacto: Sítio web

Re: Coriza - existe vacina de prevenção?

Boa noite, peço desculpa pela demora na resposta, o que lhe posso dizer, é que existem no mercado vacinas para a criação industrial de frangos. Como tal apenas um veterinário poderá ter acesso as ditas vacinas.
Tente entrar em contacto com algum veterinário responsável por uma exploração avícola para que lhe a possa ajudar. Caso não consiga, diga-me alguma coisa.
Cumprimentos
________________________________________
Márcio Cardoso Almeida
Médico Veterinário
Especializado em medicina aviária
Endoscopias e medicina preventiva
C.P. 5220

Voltar para “Apoio Veterinário (neste momento sem Médico Vet. assistente)”