Labrador
Mensagens: 13
Registado: sábado, 22/dez/2012, 06:57

[Ajuda] Canário com olho doente (fotos)?

Boa tarde,

Não me lembro se comprei o canário já assim (em Outubro/Novembro do ano passado), mas desde que me recordo que ele tem um dos olhos diferentes, isto é, maior e mais exposto do que o outro. Pensei que fosse "defeito" do próprio pássaro, no entanto, há dois dias, parece que piorou, isto é, surgiu uma pequena película carnosa no canto do olho. Estou preocupado, pois se se tratar de uma doença não quero que ele sofra com ela e quero tentar curá-la pois habituei-me ao canário.

O aspeto é o das fotografias:
...

O canário canta, está sempre a saltitar, passa o dia a penicar nas sementes. Em termos de comportamento não aparenta doença, mas...

Qual é a vossa opinião? Caso seja uma doença, que medicamentos devo usar?
Última edição por Labrador em sexta, 19/abr/2013, 17:07, editado 1 vez no total.
Labrador
Mensagens: 13
Registado: sábado, 22/dez/2012, 06:57

Re: [Ajuda] Canário com olho doente (fotos)?

Alguma ideia? Agradeço!
Criadouro Guadiana
****
Mensagens: 296
Registado: sábado, 12/jan/2013, 22:50

Re: [Ajuda] Canário com olho doente (fotos)?

ele coça o olho?
Aves Criadouro Guadiana
Artigos sobre Criação de Aves
http://avescriadouroguadiana.wordpress.com/
Labrador
Mensagens: 13
Registado: sábado, 22/dez/2012, 06:57

Re: [Ajuda] Canário com olho doente (fotos)?

Criadouro Guadiana Escreveu:ele coça o olho?
Boa tarde.
Não coça o olho.
Labrador
Mensagens: 13
Registado: sábado, 22/dez/2012, 06:57

Re: [Ajuda] Canário com olho doente (fotos)?

Comecei hoje a pôr soro fisiológico e estou a dar trimetoprim via oral (suspensão na água). Mas acho que o trimetoprim não vai resultar...
Armando Moreira
Site Admin
Mensagens: 1263
Registado: sábado, 14/out/2006, 22:38
Localização: Maia - PORTUGAL
Contacto: Sítio web

Re: [Ajuda] Canário com olho doente (fotos)?

:-D Ola a Todos!

A pergunta é simples como tratar o canário?

A avaliação e diagnostico para mim é a parte mais complicada.

Pode ser uma destas hipóteses ou outra:

Tricomonas se olho lacrimejante, penas ao redor dos olhos estiverem pegajentos, pequena irritação na pálpebra inferior.

Viruela seca - se olho apresentar crostas... Baixa mortalidade.

Viruela húmida - causa conjuntivite... Mortalidade alta.

Herpes vírus...

Bactérias - Clamidias...

Deficiências de vitamina A

Conjuntivite...


Claro esta que para cada uma das situações anteriores existe um remédio. Bom seria se houvesse um só medicamento que curasse todas as doenças dos olhos. Infelizmente não há. Temos de identificar a doença e só depois aplicar o medicamento certo. Para isso existem os veterinários e os meios de diagnostico como sejam as analises clínicas.

Se não quer recorrer ao veterinário...

Para ter uma ideia "das doenças dos olhos" e tentar acertar aqui fica uma ajuda... 8)

http://www.slideshare.net/guestcf1014/mal-de-ojos

Faça a sua escolha acertada e boa sorte... Na próxima tenha mais cuidado com as compras que faz...

Cordiais cumprimentos a todos :)
Labrador
Mensagens: 13
Registado: sábado, 22/dez/2012, 06:57

Re: [Ajuda] Canário com olho doente (fotos)?

Obrigado Armando Moreira.

Não fui eu quem comprou o canário, mas um familiar. Não me lembro ao certo se ele já viria assim ou não, mas sei que há muito tempo que um dos olhos é diferente do outro em termos de aparência, mas sem apresentar qualquer tipo de alteração, quer involução ou evolução - daí que sempre pensei que fosse "defeito" do passáro, mas não uma doença. No entanto, nos últimos três, quatro dias alterou-se, o que me deixou alerta. Agora desde ontem canário deixou de cantar e anda a comer menos do que habitual. Amanhã já vai ao veterinário.
Labrador
Mensagens: 13
Registado: sábado, 22/dez/2012, 06:57

Re: [Ajuda] Canário com olho doente (fotos)?

Fui hoje ao veterinário com o canário. Levou uma injeção anti-ácaros e está a fazer um antibiótico via oral (na água). Vamos lá ver se resulta...

Voltar para “Doenças / Medicamentos / Tratamentos”