ruileote
Registado: terça, 06/mai/2014, 10:30

Canário sem algumas penas - o que poderá ser? (fotos)

sexta, 23/mai/2014, 09:47

Bom dia tenho um canário que está assim como visto nas fotos, quando me deram já vinha neste estado.
O que pode ser, alguém sabe?

Obrigado
Anexos
image3.jpeg
image2.jpeg
image1.jpeg

vasconcellos
Registado: sexta, 16/mai/2014, 16:28

Re: Sem penas

sexta, 23/mai/2014, 10:29

Tenho uma canária que quando a comprei há um mês vinha com falta de penas na cabeça junto ao bico e na zona da garganta. Dias depois verifiquei que também a zona do peito estava sem penas. Levei-a a uma veterinária especializada em aves e exóticos que disse ser sarna. Deu-lhe uma injeção e no próximo dia 31 vai levar nova dose, porque na auscultação também apresentava ácaros na traqueia. Desde a 1ª consulta, há 1 semana, está a beber água com 5 gotas de Provit (vitaminas em gotas para crianças, que se compra na farmácia). Esta foi a experiência que tive. Por isso, aconselho-o a fazer o mesmo e não tentar adivinhar qual o problema de saúde que será e ir dando antibiótico, vitaminas, desparasitante, etc. Só bombardeia a ave com tratamentos desnecessários e o problema continua lá. E acaba por gastar dinheiro em vão. A consulta custou 25 euros, as vitaminas quase 6. No fim disto tudo, só admiro a lata de certos criadores em vender aves nestas condições, com o risco de irem contaminar aquelas que temos em casa e que são tratadas com o máximo cuidado. A minha canária é um exemplar verde da Raça Espanhola, adquirida, há quase mês e meio. Custou 20 euros, mais 31, o preço da primeira fase do tratamento e mais 25 da próxima consulta, imagine-se em quanto nos podem ficar estas brincadeiras resultado da atitude de certos criadores que não merecem a menor confiança. A canária foi-me entregue diretamente em casa, evitando ter de me deslocar ao criador e só não a devolvi por ter pena do animal, que tirando isto está saudável.

borllock
Site Admin
Registado: domingo, 01/jul/2012, 16:23

sexta, 23/mai/2014, 16:26

Mas não estará apenas magoada?
Pode nem ser nenhuma doença...
Cumprimentos,
José Jesus

Porto - Penafiel

Visitem: https://placeofbirds.wordpress.com/

ruileote

sexta, 23/mai/2014, 16:46

Podia ser, mas acho estranho por ser nos 2 lados.

ruileote

sexta, 23/mai/2014, 16:51

E reparei agora que esta sem penas no peito também.

vasconcellos
Registado: sexta, 16/mai/2014, 16:28

sexta, 23/mai/2014, 18:12

Pois, não apresentando quaisquer feridas nas zonas afetadas, é de pensar tratar-se mesmo de parasitas. Aproveito para concluir que quando a canária me foi entregue em casa, reparei logo nas falhas de penas. Ao questionar o criador por esse facto, ele disse-me que isto acontece há vezes devido ao tipo de alimentação, o que já de si levanta algumas suspeitas sobre a forma como as aves são tratadas... Como não sou expert nestes assuntos mas também não sou desinformado de todo apesar de ter canários apenas por hobby, não me deixei convencer e tratei de resolver a questão.
Portanto, não fique à espera que as penas nasçam ou que com a muda as coisas se resolvem e, sobretudo, isolá-la dos restantes se os tiver. Apesar de andar "carequinha" a canária já começa a transportar o que sobre das verduras que lhe ponho - alface, bróculos - no bico... Só que o parceiro não anda para aí virado e entrou na muda. É um canário de Moçambique. pela primeira vez vou tentar cruzar duas espécies diferentes, porque infelizmente não consigo encontrar-lhe uma fêmea da raça. Está muito difícil!!

ruileote

sexta, 23/mai/2014, 20:05

Qual o tratamento adequado que devo fazer, como devo fazer, e onde devo comprar os medicamentos?

Obrigado

astavares
Registado: quarta, 06/dez/2006, 21:30

Re: Canário sem algumas penas - o que poderá ser? (fotos)

sábado, 24/mai/2014, 00:50

Olá, boa noite.
Dá-me a sensação que a ave está a desenvolver penas demasiado grossas, preste alguma atenção se assim for, geralmente há uma ou outra pena que encrava e vem a dar origem ao aparecimento de quistos.
Sinceramente, não dá para ver bem se a falha é originada por aquilo a que vulgarmente sarna, contudo, se for esse o caso geralmente é fácil de resolver com a aplicação de CANESTEN; isto sei que resulta, mas também já me disseram que lavando a zona com a pseudo sarna regularmente com água oxigenada a mesma acaba por desaparecer. Não sei se esta última versão terá veracidade pois nunca a experimentei.
Boa sorte.
Armindo Tavares
Criador de: Canários Arlequim Português
http://www.canariosarlequimportugues.blogspot.com/

ruileote

Re: Canário sem algumas penas - o que poderá ser? (fotos)

sábado, 24/mai/2014, 08:03

Vou experimentar, obrigado pela ajuda.

Voltar para “Doenças / Medicamentos / Tratamentos”