xef
Site Admin
Mensagens: 228
Registado: quinta, 19/out/2006, 23:29
Contacto: Sítio web

Desmaios

Viva,


Tenho um casal de diamantes forbes e outro de diamantes tricolor. Por duas vezes um dos forbes desmaiou, não tenho a certeza se das duas vezes foi o mesmo uma vez que a primeira vez foi assim que o coloquei no viveiro aqui em casa.
Hoje, aconteceu o mesmo com um dos tricolor.

Quando isso acontece a ave fica parada no chao, normalmente a contorcer-se durante uns minutos até que acaba por se levantar e ir à sua vida com algumas dificuldades em voar, mas ao fim de poucos minutos fica normal como se não se tivesse passado nada.


Alguém tem ideia do que pode ser? Até hoje pensei que poderia ser alguma doença daquela ave mas depois de ver o mesmo acontecer o mesmo noutra espécie próxima fiquei com duvidas.
Sei que alguns animais têm uma defesa natural que os faz desmaiar quando se assustam, para evitar ser comidos pelos predadores, talvez possa ser isso. A ave que hoje desmaiou tinha-se atrapalhado e enrolado as patas num bocado de material para ninho, talvez isso tenha disparado essa defesa.

Os sintomas também são muito semelhantes à epilepsia nos humanos.

Que poderá ser isto?
NunoSantos
****
Mensagens: 358
Registado: terça, 24/out/2006, 21:45
Localização: Ourentã - Cantanhede
Contacto: Sítio web

Já uma vez verifiquei uma situação dessas num mandarim de um familiar meu... estranho não.. :shock:
Avatar do Utilizador
AvilandiaPT
*****
Mensagens: 1007
Registado: domingo, 15/out/2006, 08:26
Localização: Benavente - PORTUGAL
Contacto: Sítio web

Paralisia

Olá,

As situações de paralisia temporária são provavelmente sintomas de problemas com falta de cálcio ou vitamina B (no caso de ser uma causa neurológica).

Podem também ser sintomas de envenenamento por algumas substâncias (têm plantas naturais?) mas o mais comum é realmente falta de cálcio.
Observa-se muito em grande psitacídeos e fêmeas em postura.
Ricardo M.
ImagemImagemImagem
Pedro121
*****
Mensagens: 2752
Registado: terça, 17/out/2006, 09:46
Localização: Caldas da Rainha

Paralisias temporárias após situações de stress, com a ave incapaz de se mexer e com tremores associadas são frequentes em psitacideos, mas na minha experiência pessoal só em machos, porque não sei.


Pedro Ramalho
xef
Site Admin
Mensagens: 228
Registado: quinta, 19/out/2006, 23:29
Contacto: Sítio web

Obrigado pelas opiniões.


Penso que a possibilidade de falta de cálcio é pouco provável, pois os pássaros têm à disposição o conhecido osso de choco e recebem frequentemente uma papa à base de ovo.

Vitamina B, talvez. Para além da alimentação normal à base de sementes por vezes também lhes dou uma outra à base de frutos. Vou investigar um pouco por aí pra ver em que alimentos podem encontrar a vitamina B.
Avatar do Utilizador
AvilandiaPT
*****
Mensagens: 1007
Registado: domingo, 15/out/2006, 08:26
Localização: Benavente - PORTUGAL
Contacto: Sítio web

Paralisias

Eu não colocaria de lado o problema de carências de cálcio ou vitaminas B. A papa de ovo fornece pouco a nivel de suplementação mineral (a não ser que lhe sejam adicionados?) e o osso de choco (que também utilizo e recomendo mesmo com suplementação de cálcio) apesar de ser uma fonte de cálcio é composto por uma forma pouco absorvível, dai que possam existir na mesma carências.
Aliás a pedra da calçada também tem muito cálcio e não é por isso que se usa para fornecer cálcio na alimentação, por exemplo.

O cálcio está envolvido no processo de contracção muscular e relacionado com o sistema nervoso, dai que em situações de esforço/stress possam acontecer situações temporárias de paralisia ou descoordenação motora se existir uma carência (e é das mais comuns em aves).

As vitaminas do complexo B (hidrossolúveis) têm o problema de não serem armazenadas no organismo, normalmente existem em bastantes alimentos, incluindo os de origem vegetal, mesmo assim usar regularmente estas vitaminas não faz mal nenhum.
Ricardo M.
ImagemImagemImagem

Voltar para “Doenças / Medicamentos / Tratamentos”