Fernandofm
***
Mensagens: 128
Registado: sexta, 18/dez/2015, 01:43

Aves com penas das asas ratadas e penas das asas a caírem

Boa tarde
Venho pedir ajuda porque há uns dias detectei um Gould com as penas das asas ratadas e pensei que tinha sido um rato. Como há algum tempo tive um Sparrow que ficou com falta de muitas penas e fiz-lhe menforsun e uma gota de pulmusan, tendo ficado bom, acabei por fazer o mesmo a este Gould. Só que hoje, percebi que tinha mais aves com asas ratadas, inclusive um Ring Neck a cair penas das asas. Como tenho aves a criar, estou um pouco perdido em relação ao que fazer, pelo que peço ajuda. De referir que em setembro fiz uma gota de pulmusan a todos os que tinha em casa e repeti passados 21 dias.
Fernando
Avatar do Utilizador
borllock
Site Admin
Mensagens: 3848
Registado: domingo, 01/jul/2012, 16:23

Re: Aves com penas das asas ratadas e penas das asas a caíre

Vai ter que fazer o mesmo procedimento que fez antes, a TODAS AS AVES, mesmo as que não apresentem sintomas. O que se passou é que da última vez não conseguiu eliminar por completo os ácaros/piolho que havia e voltou a alastrar-se. Aplique e lave bem as instalações, mas com aves a criar vai ser dificil porque não pode limpar os ninhos!!
Cumprimentos,
José Jesus

Porto - Penafiel

Visitem: https://placeofbirds.wordpress.com/
Fernandofm
***
Mensagens: 128
Registado: sexta, 18/dez/2015, 01:43

Re: Aves com penas das asas ratadas e penas das asas a caíre

Mas aplico a gota e o menforsan a todos. Deduzo que às crias não faço nada. E se aplicar aos que estão no choco, não corro o risco de o abandonarem? E o menforsan aplico só uma vez ou mais?
Fernando
Avatar do Utilizador
borllock
Site Admin
Mensagens: 3848
Registado: domingo, 01/jul/2012, 16:23

Re: Aves com penas das asas ratadas e penas das asas a caíre

Eu aconselhava a aplicar quando não estiver em criações ou vai voltar ao mesmo.
Tem as aves em gaiolas, certo? À medida que as crias forem saindo do ninho tire o ninho e não deixe criar, quando não tiver mais nenhum casal com ovos ou crias no ninho aplique o pulmosan e o menforsan a todas as aves, adultas e jovens.
O menforsan aplica conforme a bula, Como fez da outra vez? Eu nunca utilizei esse produto, nunca tive essa necessidade.
Cumprimentos,
José Jesus

Porto - Penafiel

Visitem: https://placeofbirds.wordpress.com/
Fernandofm
***
Mensagens: 128
Registado: sexta, 18/dez/2015, 01:43

Re: Aves com penas das asas ratadas e penas das asas a caíre

Da última vez apliquei uma gota de pulmusan, tendo repetido ao fim de 21 dias. Quanto ao menforsan, pulverizei três ou quatro dias. A bula diz que se pode aplicar uma semana, mas isso é incomportável, com o número de aves que tenho. Amanhã vou inspecionar todas as aves que não tenham ovos ou crias e aplico uma gota de pulmusan e menforsum. A medida que as crias fiquem independentes, aplico aos reprodutores e crias. Se agora for esperar que termine as posturas em curso, vai decorrer muito tempo e acabo por perderuma grande parte da época de criação. Em todo caso, vou estar focado naquelas que apresentem alterações na plumagem.
Se houver alguém que queira dar mais alguma "dica, agradeço.
Avatar do Utilizador
borllock
Site Admin
Mensagens: 3848
Registado: domingo, 01/jul/2012, 16:23

Re: Aves com penas das asas ratadas e penas das asas a caíre

Atenção que se agora aplicar apenas a algumas aves, depois quando for aplicar ás outras, as que aplicou o produto agora já podem ter outra vez piolho/ácaros. Convém fazer tudo de uma vez. Compreendo que faça menos uma postura este ano, mas ninguém morre por isso. É a minha opinião, claro.
Cumprimentos,
José Jesus

Porto - Penafiel

Visitem: https://placeofbirds.wordpress.com/
ashwinder
*****
Mensagens: 693
Registado: domingo, 23/nov/2014, 14:30

Re: Aves com penas das asas ratadas e penas das asas a caíre

Foi o que me aconteceu a mim com os bichenovs. Spray para piolhos e vinagre na agua e resolvi o problema. Meti spray por todo lado ate acabar
Fernandofm
***
Mensagens: 128
Registado: sexta, 18/dez/2015, 01:43

Re: Aves com penas das asas ratadas e penas das asas a caíre

Já apliquei uma gota de pulmusan ou duas de acordo com o tipo de aves e apliquei também menforsan a todos exceto os que estão a chocar ou tem bebês. A estes, a medida que forem criando os filhotes, faço o mesmo. Vou tentar gerir desta forma todo o plantel e no final da época de criação, faço então tratamento a todas as aves e desinfestação das instalações.
Sendo a causa os ácaros das penas, não tenho a certeza, se o correto é administrar os dois produtos ou se deve ser só um.

Voltar para “Doenças / Medicamentos / Tratamentos”