Avatar do Utilizador
romao
Mensagens: 15
Registado: quinta, 14/fev/2008, 19:54
Localização: Marinha Grande

Ionizador, ferramenta indispensável

terça, 01/abr/2008, 09:05

Srá que o ionizador é uma ferramenta indispensável, imprescindivel ou luxo?

Avatar do Utilizador
eduardo_garcia
*****
Mensagens: 569
Registado: quarta, 03/out/2007, 13:07
Localização: Sangalhos/Figueira da Foz

terça, 01/abr/2008, 16:52

Boa tarde;
na minha opinião é muito util,visto que ajuda no melhoramento, assim se pode dizer, do ambiente do nosso "canaril!" :lol:

Cumpriementos; :wink:
Eduardo Garcia
Criador de Canários de Côr e Agapornis

Vários prémios em Nacionais e Internacionais
Camp Mundial França 2011:
Med.Prata Equipa Ágata Onix Amarelo Intenso


http://www.moranguitoedu.blogspot.com/

http://eduardogarcia1982.skyrock.com/

Armando Moreira
Site Admin
Mensagens: 1263
Registado: sábado, 14/out/2006, 22:38
Localização: Maia - PORTUGAL
Contacto: Sítio web

ionizador

terça, 01/abr/2008, 23:34

:D Ola a Todos!

Se eu tiver meia dúzia de casais de pássaros baratos penso que será um luxo.

Agora se eu criar com 50 casais de canarios ou tiver 2 de casais de pintassilgos a valer uma fortuna, o ionizador é uma peça de ferramenta para diminuir o risco de contaminação provocado pelas poeiras do ar.

Como diz o Eduardo e muito bem melhora o ambiente do canaril.

Portanto é tudo uma questão de escala. Penso eu :roll:

Cordiais cumprimentos a todos, :)

Canary
****
Mensagens: 443
Registado: segunda, 17/dez/2007, 10:56
Localização: Astromil/Porto
Contacto: Sítio web

quarta, 02/abr/2008, 00:22

Boas!

Num outro forum a propósito da diferença entre um purificador e um ionizador...

Vem a resposta que se segue, do Sr. Bruno Cardoso, que penso ser interessante:

"É asssim de uma forma geral o que um purificador de ar faz é retirar as impurezas(micoorganismos, odores etc) presentes no ar, atraves da sua passagem por um ou varios filtros.
Um ionizador, nao deixa de ser um purificador de ar, mas a ,purificação é conseguida graças à libertação de iões ,no ar, neutralizando, deste modo, micooorganismos que possam estar presentes.

Na natureza, os ioes positivos e negativos encontram se em equilibrio, contribuindo assim para a pureza do ar e dando aquela sensação de frescura, quando vamos a um local nao poluido.
Infelizmente nas grandes cidades, o ar esta cheio de "porcarias!" e os ioes ja nao se encontram em equilibrio, daí terem desenvolvido esta tecnologia de purificação de ar. Contudo há ionizadores que libertam somente ioes negativos e ao que tudo indica, apesar de ser muito eficaz na limpeza do ar, nao é aconselhavel para a saúde do homem, nem para a das nossas aves, claro. Os ionizadores têm a vantagem de nao necessitarem de manutenção, nao temos que mudar filtros...e sao realmente eficazes. Mas se me perguntarem se são os mais seguros..isso aí é que já nao estou tao certo...Se eles conseguissem realmente manter o ar equilibrado, ionicamente, como existe na natureza, seria fantastico, mas os desequilibrios existentes no nosso ar variam de local para local e não sao trivialmente reequilibrados, com um qualquer ionizador, sem qualquer especificaçao.

Resumindo, por questoes de saúde prefiro um purificador de ar (classico), mas admito que o ionizador pode ser mais efcaz...aliás os mais eficazes serão os purificadores de ar com filtro etc, que tambem possuem um ionizador incorporado."

Será que os ionizadores apesar de limparem o ar, não serão prejudiciais à nossa saúde e das aves?

Cumps,


Canary

Canary
****
Mensagens: 443
Registado: segunda, 17/dez/2007, 10:56
Localização: Astromil/Porto
Contacto: Sítio web

quarta, 02/abr/2008, 12:32

Boas!

Quanto aos ionizadores não é só vantagens!!!

"Inonizadores
São lançados na atmosfera iões que carregam electrostáticamente as partículas em suspensão, atraindo-as para as superfícies. Não extermina os microrganismos, simplesmente aglutina-os em superfícies (como paredes, pessoas, móveis etc...) ou numa placa de captação, como se fosse uma espécie de íman. Possui um agravante: emite ozono como subproduto (um dos principais desencadeantes da asma). "

De acordo com EPA e o FDA, o ozono interno é um gás tóxico que destrói o tecido pulmonar, agrava crises asmáticas e causa outras doenças respiratórias. "

Lanço aqui esta questão, para que os interessados neste tipo de equipamento, façam as suas pesquisas e vejam os prós e contras.

Cumps,

Canary

Pedro Sousa
Mensagens: 47
Registado: domingo, 13/jan/2008, 21:44
Localização: Pontevel

quinta, 03/abr/2008, 00:09

Boa noite a todos

Na minha opinião, considero um luxo o uso deste aparelho.
Quem tiver o cuidado de ter uma boa higiene no seu criadouro e alguma circulação de ar, que se pode fazer com uma simples ventax, não cria grandes desequilibrios no ambiente ao ponto de causar mortandade nas aves. Digo isto porque muitas vezes quem paga a factura do uso deste aparelho e de outros como aquecimentos, desumidificadores, ar condicionado, são os criadores iniciantes que ao comprarem aves criadas nestas condições, muitas vezes nem duram 24 horas nas suas casas pois não tem as mesmas condições.

Cumprimentos

Pedro Sousa

VMPH
***
Mensagens: 70
Registado: domingo, 27/abr/2008, 19:48

sábado, 24/mai/2008, 06:03

Bom dia!

Apesar de não ser criador e ter apenas duas aves (papagaios amazónicos), estava a pensar comprar um. Digo que estava porque, após o que li do Canary, retirado de outro fórum, mudei de ideias. Contudo, não sei até que ponto poderá ser prejudicial. É algo que só lendo mais e falando com veterinários, ou mesmo criadores. Pelo muito pouco que tenho lido na Internet, em páginas pessoais de criadores, há menção ao uso de ionizadores e da sua importância.
Concordo, como é óbvio, que a limpeza das instalações é deveras importante para a saúde deles, bem como a circulação de ar. Sobre estes e outros aspectos, algumas questões:

1) Quantas vezes costumam limpar as vossas instalações?

2) No meu caso, para duas aves, usando areia anizada no fundo da gaiola, quantas vezes por semana deverá o fundo ser mudado? Três? E a gaiola? Com que frequência deverá a gaiola ser desinfectada?

3) há por aqui criadores que usem purificadores/ionizadores? Notam melhorias? Usam só purificador ou só ionizador? Ou purificador com ionizador? Se sim, qual a marca e quanto vos custou? Se não, porquê?

É algo que terá de ser bem estudado da minha parte. Até lá, vou dando algum ar, luz natural e limpeza às minhas aves, que estão numa varanda. Mas será o suficiente? Ficam (re)lançadas estas questões.
Obrigado.

Avatar do Utilizador
vitor anastacio
Site Admin
Mensagens: 494
Registado: segunda, 16/out/2006, 19:42
Localização: setubal

domingo, 25/mai/2008, 00:20

Boas eu falo por mim,nunca utilizei nenhum tipo de ionizadores,comigo e tudo ao natural :lol: quanto a limpeza devido ao meu trabalho e feita dia sim dia não e nunca tive problemas de maior por isso.
Vitor Anastacio criador de Psitacideos.
www.vitoranastacio1973.spaces.live.com

VMPH
***
Mensagens: 70
Registado: domingo, 27/abr/2008, 19:48

quarta, 25/jun/2008, 13:11

Boa tarde.

Fui recentemente ao veterinário com os meus papagaios e perguntei-lhe sobre o uso de ionizadores. A doutora disse-me que tal não era aconselhável, pois um ar extremamente puro permitir-lhe-ás não ganharem depois defesas. O exemplo que ela deu foi o da chucha de uma criança cair e os pais terem o erro de desinfectarem, não dando de imediato a mesma à criança. Por mais que nos custe, esta também era a minha opinião, ao ponto de, recentemente, ter havido um estudo de que as crianças não têm defesas por excesso de zelo dos pais. Aparentemente, com os animais também é o mesmo. Isso não invalida, porém, que haja um cuidado quanto à limpeza das gaiolas (eu faço-o 2/3 vezes por semana).

Cumprimentos.

Voltar para “Doenças / Medicamentos / Tratamentos”