quarta, 02/abr/2008, 00:22
Boas!
Num outro forum a propósito da diferença entre um purificador e um ionizador...
Vem a resposta que se segue, do Sr. Bruno Cardoso, que penso ser interessante:
"É asssim de uma forma geral o que um purificador de ar faz é retirar as impurezas(micoorganismos, odores etc) presentes no ar, atraves da sua passagem por um ou varios filtros.
Um ionizador, nao deixa de ser um purificador de ar, mas a ,purificação é conseguida graças à libertação de iões ,no ar, neutralizando, deste modo, micooorganismos que possam estar presentes.
Na natureza, os ioes positivos e negativos encontram se em equilibrio, contribuindo assim para a pureza do ar e dando aquela sensação de frescura, quando vamos a um local nao poluido.
Infelizmente nas grandes cidades, o ar esta cheio de "porcarias!" e os ioes ja nao se encontram em equilibrio, daí terem desenvolvido esta tecnologia de purificação de ar. Contudo há ionizadores que libertam somente ioes negativos e ao que tudo indica, apesar de ser muito eficaz na limpeza do ar, nao é aconselhavel para a saúde do homem, nem para a das nossas aves, claro. Os ionizadores têm a vantagem de nao necessitarem de manutenção, nao temos que mudar filtros...e sao realmente eficazes. Mas se me perguntarem se são os mais seguros..isso aí é que já nao estou tao certo...Se eles conseguissem realmente manter o ar equilibrado, ionicamente, como existe na natureza, seria fantastico, mas os desequilibrios existentes no nosso ar variam de local para local e não sao trivialmente reequilibrados, com um qualquer ionizador, sem qualquer especificaçao.
Resumindo, por questoes de saúde prefiro um purificador de ar (classico), mas admito que o ionizador pode ser mais efcaz...aliás os mais eficazes serão os purificadores de ar com filtro etc, que tambem possuem um ionizador incorporado."
Será que os ionizadores apesar de limparem o ar, não serão prejudiciais à nossa saúde e das aves?
Cumps,
Canary