astavares
***
Mensagens: 220
Registado: quarta, 06/dez/2006, 21:30
Localização: Porto

Cabeça de canário roda quase 180º

Boa noite!
Saiu há dois ou três dias do ninho um canário arlequim, que não tem qualquer grau de consanguinidade com aves do meu canaril e que hoje ma aparece no fundo da gaiola com a cabeça a dar quase uma volta de 180º (exemplo o bico em vez de estar virado para o chão na posição normal de qualquer canário está praticamente virado para o tecto e às vezes fica numa posição de 45º relativamente à posição que qualquer canário tem).
A ave movimenta-se com alguma dificuldade em virtude da posição da cabeça, os pais talvez pelo posicionamento da cabeça não alimentam bem o canário e este, por sua vez está "reguileiro" pede comida, limpa-se mas movimenta-se com dificuldade.
Para mim, não sendo um entendido na matéria, é definitivamente uma doença do foro neurológico ou provocada por qualquer bactéria.
Em 32 de criação nunca tive um caso destes nem, tão pouco, ouvi falar de situação idêntica.
Alguém já terá tido uma ave com estes sintomas? Se sim qual o diagnóstico e/ou tratamento!
Agradeço desde já a quem possa partilhar a experiência.
Saudações ornitófilas.
Armindo Tavares.
Criador de: Canários Arlequim Português
http://www.canariosarlequimportugues.blogspot.com/
Avatar do Utilizador
ferreira
****
Mensagens: 253
Registado: quarta, 29/nov/2006, 18:29
Localização: Vendas Novas
Contacto: Sítio web

Re: Cabeça de canário roda quase 180º

Bom dia Amigo Armindo.
Tenho conhecimento de mais casos do genero no entanto são raros felizmente.
Pelos sintomas só pode ser duas coisas, Doença de Newcastle ou parasita capilaria no cérebro, para ser a doença de Newcastle também os outros tinham sintomas do genero, portanto inclino-me mais para parasitas.
Este parasita quando habita nos intestinos é facil a sua eliminação com os desparasitantes normais existentes no mercado, agora quando entra na corrente sanguínea e provocando estragos no coração, figado e cérebro é uma gaita, recomendo-te que apliques o PARASITA-BOGENA ou o PULMOSAN uma vez que actua na corrente sanguínea, duas gotas, uma debaixo de cada asa mas na pele, para teres a certeza que a Ivermectina penetra na pele tens que tirar a água 2 horas antes para te certificares que está enxuto e só voltas a meter água na gaiola 2 horas após a aplicação para dar tempo que a ivermectina penetre na pele e enxuge, repetir isto ao fim de 21 dias (tempo que os ovos do parasita levam a encubar).
Boa sorte.

Um abraço, Ferreira
tony
***
Mensagens: 126
Registado: sábado, 18/jul/2009, 14:10

Re: Cabeça de canário roda quase 180º

Bom dia ,já me aconteceu ter aves assim ,é um problema dos neurónios das aves ,algumas ficam mesmo no fundo da gaiola revirando frequentemente a cabeça toda pra trás ,acho que esse problema não tem cura ,é como se fosse uma dificiência crónica ,mete bastante impressão ver assim a ave ,muito sinceramente não sei como se poderá criar esse grave problema ,pode ser que com a idade atenue ,mas cá pra mim é tipo do mongolismo ou trissoma 21 é muito díficil de resolver Armindo
Boa sorte com a ave
astavares
***
Mensagens: 220
Registado: quarta, 06/dez/2006, 21:30
Localização: Porto

Re: Cabeça de canário roda quase 180º

Olá, boa noite.
Ferreira, que falha a minha esqueci-me, e logo, de ti que sei que até percebes destas coisas. Obrigado pela dica, já apliquei o Parasita apesar de estar convencido de que o problema deve ser neurológico. Ficarei apenas com uma dúvida se a ave morrer é se o medicamento fez efeito ou se oa pais não a alimentaram bem. Como disse é uma ave saída há pouco do ninho e ainda pede de comer.
Mas sobreviva ou morra darei notícias.
Tony, obrigado pelo seu comentário. Só lhe digo que se a ave tiver alguma qualidade de vida, salvando-se, ficará no canaril até que chegue a hora dela.
Saudações ornitófilas.
Armindo Tavares.
Criador de: Canários Arlequim Português
http://www.canariosarlequimportugues.blogspot.com/
Avatar do Utilizador
ferreira
****
Mensagens: 253
Registado: quarta, 29/nov/2006, 18:29
Localização: Vendas Novas
Contacto: Sítio web

Re: Cabeça de canário roda quase 180º

Bom dia Armindo.
Sim claro que é do foro neurológico, mas provocado pelo parasita que chega ao cérebro através da corrente sanguínea e começa a destruir a células.

Um abraço, Ferreira
astavares
***
Mensagens: 220
Registado: quarta, 06/dez/2006, 21:30
Localização: Porto

Re: Cabeça de canário roda quase 180º

Olá boa noite.
Pouco há a fazer pelo canário. Cada dia está mais fraco. Vejam o video deste link que um criador espanhol fez o favor de me enviar.

http://herminioconca.blogspot.com/searc ... -results=7
Saudações ornitófilas.
Armindo Tavares.
Criador de: Canários Arlequim Português
http://www.canariosarlequimportugues.blogspot.com/

Voltar para “Doenças / Medicamentos / Tratamentos”