Avatar do Utilizador
canaril almada
***
Mensagens: 84
Registado: segunda, 16/out/2006, 10:07
Localização: Portugal / Lisboa / Almada
Contacto: Sítio web

Doença da faca, artigo...

Boas...
Coloquei um artigo no meu site que ajuda a entender o porque da doença da faca, e qual os conselhos que devemos seguir para evitar que tal aconteça com os nossos canarios.

Clique no endereço e clique no item 7 e escolha doenças depois escolha o que pretende que neste caso será a doença da faca.

Site http://canarilalmada.no.sapo.pt/artigos ... rtigos.htm

cumps
Armando Moreira
*****
Mensagens: 1263
Registado: sábado, 14/out/2006, 22:38
Localização: Maia - PORTUGAL
Contacto: Sítio web

Doença da faca?

:D Olá a Todos!

Não conheço essa doença.
Conheço é a perde de massa muscular em volta da quilha, ficando esta mais saliente e afiada lembrando a lamina de uma faca.
Que doenças provocam este sintoma devem ser várias, mas eu deixo esta consideração para os veterinários, pois não quero meter a foice em seara alhei.
Espero que o Leandro não intreprete mal o meu comentário.

Com amizade respeito, :)
Avatar do Utilizador
canaril almada
***
Mensagens: 84
Registado: segunda, 16/out/2006, 10:07
Localização: Portugal / Lisboa / Almada
Contacto: Sítio web

Não conheço essa doença.
Conheço é a perde de massa muscular em volta da quilha, ficando esta mais saliente e afiada lembrando a lamina de uma faca.
O que dizes que perde a massa muscular, é devido a uma doença, que se chama doença da faca, ou peito seco como dizem no Brasil...
E existem varis causas para o aparecimento dessa doença, das quais, eu refiro no site...

cumps.
Avatar do Utilizador
Diogo
Mensagens: 22
Registado: quarta, 08/nov/2006, 00:00
Localização: TROFA

Boas!!!

Tenho formação em Biologia, e sou Ornitólogo (nunca me identifiquei como tal) e além de criar aves também as estudo e observo. (inclusive ja colaboirei com o ICN)

Aproveito aqui para saudar o nosso Grande amigo e moderador do forum Sr. Armando Moreira e lhe perguntar se todos os participantes neste forum ([i]ornitofilos[/i] ou não), quando vão comprar um medicamento,recorrer a um veterinário para a "doença da faca" (para mim tuberculose), mas muito bem denominada "doença da faca" tem de explicar que a sua ave e passso a citar "...tem uma perda de massa muscular, etc...etc...), pergunto eu conhecemos a "gripe das aves" ou o h5n1??? Nos humanos a "doença dos pezinhos" como se chama??

Acho eu e posso estar enganado que mesmo no meio cientifico a forma correcta usada no dia-a-dia é a doença da faca...por isso um grande abraço

Diogo Leão
Armando Moreira
*****
Mensagens: 1263
Registado: sábado, 14/out/2006, 22:38
Localização: Maia - PORTUGAL
Contacto: Sítio web

Doença da faca2

:D Olá Diogo!

Agradeço as suas amaveis palavras, aproveito a oportunidade para o saudar. Congratulo-me por ter uma pessoa que tenha já colaborado com o ICN entre os membros deste forum.

Vamos com calma. Não sou nem mais nem menos pelo facto de ser moderador.

Se calhar não me fiz entender. Passo a explicar. Quando toma um comprimido para uma dor de cabeça o que é que faz está a curar o sintoma ou a curar a doença? Uma pessoa com a sua formação entre os membros deste forum será uma das pessoas mais indicadas para nos esclarecer.


Se leu o artigo do Leandro verá que o tratamento para a tuberculose não será o mesmo que para doenças intestinais ou parasitárias. Se a doença for intestinal oa agentes causadpres dessa doença podem ser vários. Consoante o tipo de doença o seu tratamento irá ser diferente.

Quanto as perguntas que me faz, não sou médico por isso desculpe eu não lhe responder, não considere isso como falta de consideração.

Com amizade e respeito, :)
Avatar do Utilizador
AvilandiaPT
*****
Mensagens: 1007
Registado: domingo, 15/out/2006, 08:26
Localização: Benavente - PORTUGAL
Contacto: Sítio web

Doença da faca

Diogo,

Acho que a afirmação do Armando foi mal entendida.
Realmente a "doença da faca" pode estar relacionada com diversas situações, a coccidiose é das mais comuns pelos sintomas que apresenta e porque a ave pode estar assim durante alguns dias (e tem mais tempo para emagrecer).
A tuberculose pode ser outra, tal como podem ser várias infecções de protozoários como Giardia ou tricomonas, e mesmo alguns fungos (Candida gástrica ou intestinal). Bactérias intestinais é mesmo frequente, excepto como infecção secundária das lesões causadas pelos coccideos (que muitas vezes são o que mata a ave).

Penso que o comentário foi feito no sentido de alertar os membros que consultem o artigo de que, nem todas as causas de "faca" (ou seja emagrecimento) são obrigatoriamente coccidiose. Além de que o tratamento da coccidiose nem sempre (quase nunca) é bem sucedido, enquanto outras doenças que podem também causar emagrecimento podem ser tratadas com alguma facilidade.

Por norma sou contra a adopção de nomes "populares" ou correntes para este tipo de situações. A única justificação que encontro é que a identificação de sintomas é fácil, mas a identificação de doenças não e por isso é o melhor que temos!
tem uma perda de massa muscular, etc...etc...),
Supostamente, será ao veterinário que cabe fazer essa observação já que fazer um diagnóstico sem ver a ave é no minimo complicado...
A perda de massa muscular em si não identifica um quadro de coccidiose, mas se for complementada com informação sobre o comportamente/observação da ave pode ajudar. Numa infecção bacteriana, a ave tende a deixar de comer, numa infecção por protozoários também ou a tentar vomitar, o aspecto das fezes é diferente. Na minha opinião, a coccidiose é realmente a situação mais tipica (e longa) que provoca emagrecimento, as restantes não provocam tanta perda muscular e a ave costuma morrer mais rapidamente se não for tratada.

Se é usado no meio cientifico o termo "doença da faca" sinceramente desconheço, mas não deixa de ser um termo corrente, associado ao sintoma e que pode ter várias origens/causas.

Entendo que o fórum é um excelente meio de comunicação, mas temos que nos capacitar que não é o meio mais correcto para dicutir doenças e curas, porque sobretudo nas aves, isso é extremamente complicado.
Por acaso com a coccidiose, até se acaba algumas vezes por "acertar" nas infecções secundárias um bocado ao calhas já que os principios da maioria dos produtos também actuam em bactérias. Mas volto a dizer que não me agrada particularmente a discussão de doenças e tratamentos em fóruns e devemos ter alguma atenção para não influenciar outros membros a usar este ou aquele tratamento só porque se falou no assunto.

Cumprimentos,
Ricardo M.
ImagemImagemImagem
Avatar do Utilizador
Diogo
Mensagens: 22
Registado: quarta, 08/nov/2006, 00:00
Localização: TROFA

Boas!!!

Antes demais os meus cumprimentos ao Ricardo M., forista que aprecio, e que gosto de "ler", e que em minha opinião muito contribui para, e falo em mim, uma aprendizagem correcta e esclarecida de alguns temas aqui postos em discussão. Facilmente se entende que é uma pessoa atente e interessada nesta (e já que estamos a falar de doenças) "doença" que é a paixão pelas aves.
Em relação ao meu tópico não quis de forma alguma entrar em desacordo com o Sr. Armando Moreira, apenas quis fazer notar que um forista ao lançar um tópico como o que foi lançado está e bem a pensar em contribuir para o enriquecimento do forum, e dizer-se neste meio em que acho que todos os aficcionados já ouviram falar na "doença da faca", dizer-se repito que não se conhece, desculpem a minha presunção mas não é o mais correcto, e o que mais me sensibilizou e mais uma vez posso estar enganado foi a réplica "desconsolada" do forista inicial.

Agora volto a salientar aproveitem ao máximo todos os conhecimentos e experiências de cada um, às vezes com meia duzia de peças controi-se o puzele.

E quanto ao Ricardo M. deixo aqui uma palavra de apreço, pois em meu entender presta um ENORME serviço ao Forum, tenho apreendido muito consigo.

Um Abraço e os meus melhores cumprimentos,

Diogo Leão
Avatar do Utilizador
AvilandiaPT
*****
Mensagens: 1007
Registado: domingo, 15/out/2006, 08:26
Localização: Benavente - PORTUGAL
Contacto: Sítio web

Faca? Doença ou não?

Diogo,

Não faço mais do que muitos outros membros.
Eu percebi a questão e acho que o comentário inicial não deve ser levado a mal, penso que se enquadra mais no esclarecimento de que aquilo que chamamos "doença da faca" não é uma doença em sim, mas um sintoma. Sinceramente gosto mais da expressão brasileira "peito seco" ou "sindroma da faca" a parte de "doença" é que não me soa muito bem.

Acho muito bem que se lancem todos os temas para consulta aqui no fórum, e isto inclui também os que sejam menos "consensuais" e gerem opiniões diferentes, é a discutir opiniões que aprendemos e acho que em nada se deverá levar isso a mal.

Cumprimentos,
Ricardo M.
ImagemImagemImagem
Avatar do Utilizador
Diogo
Mensagens: 22
Registado: quarta, 08/nov/2006, 00:00
Localização: TROFA

Boas!!!

Quero aproveitar este espaço para desde já endereçar, os meus mais sinceros pedidos de desculpa ao Sr. Armando Moreira, e restantes foristas, pela forma se calhar pouco "ortodoxa", como repliquei ao seu comentário.

Nunca foi minha intenção sequer chamar à atenção do Sr. Armando Moreira, apenas tive um lapso de interpretação.

Um Abraço, e os meus melhores cumprimentos,

Diogo Leão

Voltar para “Doenças / Medicamentos / Tratamentos”