Avatar do Utilizador
Antonio Ferrao
***
Mensagens: 230
Registado: sábado, 14/out/2006, 23:11
Localização: Almada
Contacto: Sítio web

Canario Ajuda

Eu tenho um canário macho já com alguma idade (talvez 6/7anos). Acontece que nos últimos tempos tenho-o achado muito estranho: sempre com as penas da cabeça e pescoço sujas, com o bico sujo, muitas vezes com o bico aberto, como se tentasse expelir algo.

Levei-o ao veterinário especialista em aves, que lhe diagnosticou uma pneumonia, sendo que seriam as secreções (uma espécie de baba)que se colavam às penas e as sujavam. Indicou medicação a fazer durante 8 dias (2 gotas de Maxilase de 12/12 h e 2 gotas de um antibiótico por dia). Disse que com esta medicação o "bico aberto" iria desaparecer e as secreções diminuir mas que o canário sofria de uma insuficiência respiratória crónica (perceptível pelos estalidos que ele faz a dormir, presumo qu que seja a respirar), pois os sacos aéreos já não dilatam bem.

Fez medicação do dia 13/3 a 21/3. Dia 23/3 voltei ao vet, pois apesar de ele estar mais arrebitado, as secreções continuam a sair, a mim parece-me que ele tosse. Indicou-me nova medicação, desta vez 2 gotas de Prepulsid por dia e para dia 2/4 ligar para a clínica a dizer se houve melhoria ou não. Ele está um pouco melhor mas continua com as secreções a sairem pelo bico.

Não querendo desconfiar do veterinário pergunto aos senhores, se têm alguma recomendação a fazer ou algum conselho a dar. Eu sei que esta medicação que o canário está a fazer é medicação para humanos, mas pergunto se haverá algum antibiótico especial para canários para tratar estes casos?

Agradeço a ajuda que me possam dar
astavares
***
Mensagens: 220
Registado: quarta, 06/dez/2006, 21:30
Localização: Porto

Há tempos encontrei na Net, não sei já qual o site, uns pequenos resumos de doenças - digamos habituais - que aparecem nos canários.
Penso que o que a seguir transcrevo não lhe vá servir de muito no entanto aí vai o que apanhei sobre pneumonia:

PNEUMONIA

Causas: Queda repentina de temperaturas, ambientes quentes com correntes de ar, banhos excessivos em dias frios.

Sintomas: Embolam colocando a cabeça sob as asas, a cauda acompanha o ritmo respiratório, febre e asas caídas. Falta de vivacidade, penas soltas.

Tratamento: Colocar a ave em gaiola separada com temperatura de 30 a 32o, existem vários medicamentos de vários fabricantes no mercado. Reforçar a alimentação adicionando vitaminas na papa.


Boa sorte.

Arturo Santini Tomaso.
Avatar do Utilizador
soldarier
***
Mensagens: 68
Registado: segunda, 04/ago/2008, 01:39
Localização: Ribeira Grande, Azores

a respeito do seu problema posso-lhe apenas recomendar a exprimentar utilizar pulsoman... aqui neste forum tens vários métodos de utilização...

penso que seja ácaros na traqueia, num modo avançado...

penso que zoospray + pulmosan + antibiotico tipo zooserine

iria fazer a festa :) cumprimentos
Rodrigues76
***
Mensagens: 90
Registado: domingo, 30/dez/2007, 18:23
Localização: Peniche
Contacto: Sítio web

Re: Canario Ajuda

Antonio Ferrao Escreveu:Eu tenho um canário macho já com alguma idade (talvez 6/7anos). Acontece que nos últimos tempos tenho-o achado muito estranho: sempre com as penas da cabeça e pescoço sujas, com o bico sujo, muitas vezes com o bico aberto, como se tentasse expelir algo.



Não querendo desconfiar do veterinário pergunto aos senhores, se têm alguma recomendação a fazer ou algum conselho a dar. Eu sei que esta medicação que o canário está a fazer é medicação para humanos, mas pergunto se haverá algum antibiótico especial para canários para tratar estes casos?

Agradeço a ajuda que me possam dar
Olá Ferrão,

mandei uma MP com um medicamento para esse tipo de casos, que aconselho a utilizares com o teu canários.
Sérgio Rodrigues, Sócio do Clube Ornitológico de Peniche e STAM (FONP) PT799P
Criador de Canário Negro Intensivo/Nevado Vermelho, Castanho Intensivo/Nevado Vermelho, Feo Intensivo/Nevado Vermelho, Castanho Opala Intensivos/Nevado Vermelho.

Voltar para “Doenças / Medicamentos / Tratamentos”