Página 1 de 1

Canario Ajuda

Enviado: quarta, 28/mar/2007, 19:36
por Antonio Ferrao
Eu tenho um canário macho já com alguma idade (talvez 6/7anos). Acontece que nos últimos tempos tenho-o achado muito estranho: sempre com as penas da cabeça e pescoço sujas, com o bico sujo, muitas vezes com o bico aberto, como se tentasse expelir algo.

Levei-o ao veterinário especialista em aves, que lhe diagnosticou uma pneumonia, sendo que seriam as secreções (uma espécie de baba)que se colavam às penas e as sujavam. Indicou medicação a fazer durante 8 dias (2 gotas de Maxilase de 12/12 h e 2 gotas de um antibiótico por dia). Disse que com esta medicação o "bico aberto" iria desaparecer e as secreções diminuir mas que o canário sofria de uma insuficiência respiratória crónica (perceptível pelos estalidos que ele faz a dormir, presumo qu que seja a respirar), pois os sacos aéreos já não dilatam bem.

Fez medicação do dia 13/3 a 21/3. Dia 23/3 voltei ao vet, pois apesar de ele estar mais arrebitado, as secreções continuam a sair, a mim parece-me que ele tosse. Indicou-me nova medicação, desta vez 2 gotas de Prepulsid por dia e para dia 2/4 ligar para a clínica a dizer se houve melhoria ou não. Ele está um pouco melhor mas continua com as secreções a sairem pelo bico.

Não querendo desconfiar do veterinário pergunto aos senhores, se têm alguma recomendação a fazer ou algum conselho a dar. Eu sei que esta medicação que o canário está a fazer é medicação para humanos, mas pergunto se haverá algum antibiótico especial para canários para tratar estes casos?

Agradeço a ajuda que me possam dar

Enviado: quinta, 29/mar/2007, 00:02
por astavares
Há tempos encontrei na Net, não sei já qual o site, uns pequenos resumos de doenças - digamos habituais - que aparecem nos canários.
Penso que o que a seguir transcrevo não lhe vá servir de muito no entanto aí vai o que apanhei sobre pneumonia:

PNEUMONIA

Causas: Queda repentina de temperaturas, ambientes quentes com correntes de ar, banhos excessivos em dias frios.

Sintomas: Embolam colocando a cabeça sob as asas, a cauda acompanha o ritmo respiratório, febre e asas caídas. Falta de vivacidade, penas soltas.

Tratamento: Colocar a ave em gaiola separada com temperatura de 30 a 32o, existem vários medicamentos de vários fabricantes no mercado. Reforçar a alimentação adicionando vitaminas na papa.


Boa sorte.

Arturo Santini Tomaso.

Enviado: segunda, 15/set/2008, 22:37
por soldarier
a respeito do seu problema posso-lhe apenas recomendar a exprimentar utilizar pulsoman... aqui neste forum tens vários métodos de utilização...

penso que seja ácaros na traqueia, num modo avançado...

penso que zoospray + pulmosan + antibiotico tipo zooserine

iria fazer a festa :) cumprimentos

Re: Canario Ajuda

Enviado: terça, 16/set/2008, 01:32
por Rodrigues76
Antonio Ferrao Escreveu:Eu tenho um canário macho já com alguma idade (talvez 6/7anos). Acontece que nos últimos tempos tenho-o achado muito estranho: sempre com as penas da cabeça e pescoço sujas, com o bico sujo, muitas vezes com o bico aberto, como se tentasse expelir algo.



Não querendo desconfiar do veterinário pergunto aos senhores, se têm alguma recomendação a fazer ou algum conselho a dar. Eu sei que esta medicação que o canário está a fazer é medicação para humanos, mas pergunto se haverá algum antibiótico especial para canários para tratar estes casos?

Agradeço a ajuda que me possam dar
Olá Ferrão,

mandei uma MP com um medicamento para esse tipo de casos, que aconselho a utilizares com o teu canários.