jpos
Mensagens: 8
Registado: quinta, 09/jun/2011, 17:02

Canário muito doente - AJUDA

Boas Tardes.
Venho expor o meu problema pois já nao sei mais o que fazer.

O 1º sintoma---reparei que tinha uma respiraçao fora do normal e que se fazia acompanhar de ruido
durante a noite, administrei um antiasmatico e penso ter resolvido o problema.

O 2º sintoma--Passado algum tempo o problema voltou mas muito pior apos ter consultado o site descobri
que poderia ser acaros na traqueia e pulmoes, administrei pulmosan e pensei ter resolvido o problema.

O 3º sintoma--FACA--Ora esta que mais me ira aconteçer ao pobre do canario, administrei um remedio que agora nao me lembra o nome
( embalagem com fundo verde e com muitas aves desenhadas em miniatura, para figado e intestinos),sempre desponivel tinha complexo b e por ultimo
até micostantim. Estes remedios tinham de ser dados com a seringua por o canario ja nem se segurava de pé.
O canario já nem consegiua engolir, simplesmente abria o bico e fazia investidas na papa para encher o bico e assim la comia alguma coisa.
Tinha o bico todo sujo porque já nao se conseguia limpar e está todo sujo de fezes.
As fezes nao sao liquidas, sao um pouco presas e muito comridas ( 5,6 milimetros).Para evitar esta sujidade cortei as penas em volta da
cloaca (penso que é assim que se chama)de salientar que esta está muito saida. O canario tem uma reaçoes estranhas quando defeca, este tem espasmos nas asas
e começa aos pulitos e so depois la vem as fezes

Tive melhoras muito boas quando administrei o micostantin e levedura de cerveja na papa. A ave ja se limpava e ja se segurava nos poleiros.
Hoje nao tocou na mistura so comeu papa e ja ta outar vez com muito mau aspecto e nao sai do fundo da gaiola.

Falta-me referir que este canario esta separado dos outros e esta dentro de casa onde ta mais quentinho.

Este é o meu testamento e peço desculpa ser tao grande.
Como sou enexpriente acontecem estas coisas mas estou a contar com a vossa preciosa a juda.

Obrigado e boa tarde
astavares
***
Mensagens: 220
Registado: quarta, 06/dez/2006, 21:30
Localização: Porto

Re: Canário muito doente - AJUDA

Olá, bom dia.
Penso que já deve ser um pouco tarde para safar o canário mas faça o seguinte corte-lhe as sementes oleoginosas (dê só alpista) e coloque-lhe na água SULFAPRIME. Tem de mudar a água todos os dias e dar o medicamento durante cinco dias seguidos, mesmo que a ave lhe pareça recuperada. Ao fim dos 5 dias dá-lhe dois dias seguidos de água limpa e dois durante três dias seguidos dê-lhe Complexo B.
Infelizmente, nas aves, muitas doenças tem sintomas semelhantes pelo que é sempre difícil sabermos o que dar à ave. No caso do SULFAPRIME é um antibiótico de largo espectro que funciona quase como que a Pomada Santa da Jiboia.
Saudações ornitófilas.
Armindo Tavares
Criador de: Canários Arlequim Português
http://www.canariosarlequimportugues.blogspot.com/
jpos
Mensagens: 8
Registado: quinta, 09/jun/2011, 17:02

Re: Canário muito doente - AJUDA

Boa tarde
Antes de mais muito obrigado pela resposta a meu pedido de ajuda.
Tou a dar ao meu branquinho 1 zooserine por dia, complexo b na agua e só alpista e está muito melhor.
Coloquei tambem uma taca com agua e umas gotas de vinagre de cidra para uma banhoca, Está mesmo com muito melhor aspecto.
Só tenho uma duvida se isto será normal!!?? Vou meter uma foto
Imagem
augusto1977
***
Mensagens: 112
Registado: quarta, 01/jun/2011, 14:16

Re: Canário muito doente - AJUDA

ola amigo boa noite

eu ja tive uma femea nessa condição pelo que pude observar tem uma mancha escura no ventre,isto podera ser sintomatico de problemas no figado,o zooserine e aconselhado neste tipo de situações ,tal como tu tambem administrei o zooserine e teve melhoras mas voltou a ter uma recaida tentei fazer novo tratamento mas ja não consegui salvar a femea....
espro que no teu caso corra pelo melhor...
tenta restringir a alimentação dela a alpista e perrilha para ver se vai ao sitio,entretanto podera serque mais alguem te possa ajudar,se tiveres cha de boldo da tambem que ajuda em problemas de figado...

boa sorte amigo espero que consigas recuperar...
jpos
Mensagens: 8
Registado: quinta, 09/jun/2011, 17:02

Re: Canário muito doente - AJUDA

O meu muito obrigado pela ajuda mas o meu canario qeu parecia estar a melhorar
morreu ontem á tarde.

Voltar para “Doenças / Medicamentos / Tratamentos”