Dolfo
Registado: quinta, 25/jan/2007, 01:56

Alimentando cria ring-neck cinzento

terça, 19/jun/2007, 15:24

Boas,

Tal como sugeri na rubrica "Sugestões", tópico "Videos de criação à mão", aqui vai uma 1ª tentativa.

Esta foi a refeição das 13h (tinha comido 15cc ás 8h), e como se pode ver nem para os primeiros 5cc ele estava com apetite! :(
Depois ainda comeu mais 10cc, mas sempre a insistir como nas imagens!

Logo vou-lhe atrasar a refeição das 18h e dar-lha só ás 19h, a ver se tem mais apetite e tentar refazer novo video.

Mas para já aqui fica este.

Gostava de ler a opinião de outros membros que criam à mão, sugestões, dicas, conselhos, é tudo bem vindo (desde que seja construtivo, claro :wink: ).

E já agora, ponham cá também os vossos videos :wink:

Cumprimentos,

Dolfo

http://www.youtube.com/watch?v=_noU7hED10I

BrunoSilva
Registado: terça, 13/mar/2007, 10:35

terça, 19/jun/2007, 16:23

Olá Dolfo,

Bem tens ai um "osso duro de roer", também trato dum piriquito à mão e eu que até pensava que ekle me dava trabalho...
Mas com o meu piriquito eu já reparei em duas coisas: ele prefere a papa mais ralinha do que mais para o consistente, e além disso basta a papa um dia estar um pouco mais fria do que o abitual ele começa logo a rejeitar.
Mas ai o teu caso parece-me mesmo ser dele(feitio), cada caso é um caso...

Qualquer dia tb vou tentar adicionar um filme meu.

Boa sorte.

Cumprimentos,

Bruno Silva.

Dolfo

terça, 19/jun/2007, 16:44

Boas,

É assim, hoje acho que ele além de não estar com muito apetite também estava estranho por ver a máquina, sentia-o mais irrequieto que de costume.
Além disso, é possível que a papa hoje estivesse 1 pouco menos quente que de costume, pois já tinha tudo pronto antes de começar a filmar.

Quanto à consistência da papa é assim: eu estou-lhe a dar a "Juvenile Formula" da Harrison. Eles dizem que a partir do 7º dia, é 1 parte de água para 1 parte de papa. Se eu fizer isso aquilo fica que nem cimento! De modo que ponho sempre um pouquinho mais de água, para ela ficar um pouco menos grossa, porque já reparei que se estiver muito espessa ele não gosta. Mas tendo em conta a idade dele também não a posso fazer muito líquida senão não fica suficientemente forte para ele, suponho.

Por isso tudo é que sugeri pormos cá os nossos videos.
Assim podemos comparar métodos, aprender uns com os outros e os comentários, dicas, conselhos, de outros membros com mais experiência poderão ajudar a corrigir eventuais erros.

Cumprimentos,

Dolfo

Pedro121
Registado: terça, 17/out/2006, 09:46

terça, 19/jun/2007, 18:51

Dolfo Escreveu:
Quanto à consistência da papa é assim: eu estou-lhe a dar a "Juvenile Formula" da Harrison. Eles dizem que a partir do 7º dia, é 1 parte de água para 1 parte de papa. Se eu fizer isso aquilo fica que nem cimento!
Dolfo
Realmente a consistência da papa dava panos para mangas, se seguirmos as instruções dos fabricantes a consistência da papa será demasiado grande para ser fácil dá-la com seringa ou colher, só mesmo com sonda, por outro lado eu vi varias vezes crias de espécies de rápido crescimento que alimentadas com papas com grande percentagem de agua apesar de serem alimentadas regularmente e comerem muito bem estavam sempre com fome e eram nitidamente mais enfezadas do que crias da mesma faixa etária criadas pelos pais, e só normalizaram quando começaram a comer sementes/granulado, por isso a questão da papa tem muito o que se lhe diga
Pedro Ramalho

Dolfo

terça, 19/jun/2007, 19:17

Pedro,

Bom, tenho de corrigir o que disse antes, foi um lapso.
O que eles dizem é:
Dia 1, para 1 parte de papa » 6 partes de água
Dia 2-6, para 1 parte de papa » 3 partes de água
e a partir de Dia 7, para 1 parte de papa » 2 partes de água (e não 1 como disse antes)

Ou seja, no caso do Garfield, o dobro de água, para cada parte de papa.

O que eu faço é preparar a papa seguindo as instruções do fabricante.
Como fica muito grossa, acabo por juntar sempre mais 1 pouquinho de água, apenas o suficiente para tornar a papa um pouco menos grossa, mas nem de longe chego ás 3 partes de água como é recomendado pelo fabricante, entre o dia 2 e o dia 6! Vá lá, digamos que a diluo ligeiramente, só para a tornar mais apetecível para ele (já reparei que quanto + grossa + ele a rejeita) e mais fácil de a dar com a seringa.

Mas de facto ele digere muito bem e muito rápidamente, umas 2 horas depois de comer já tem o papo vazio!
Por isso é que já devia ter passado a 3 refeições/dia mas continuo nas 4!
De vez em quando lá o vejo mastigar 1 semente ou 2, mas leva 1 eternidade para comer 1 simples semente de painço, por exemplo!
Hoje até comeu 1 pouco de granulados cortados pequenos, que lhe ofereci à mão, mas vê-se que ainda não está preparado para passar ás sementes, nem ao granulado.

Normalmente como devia ter comido ás 18h e só vai comer lá prás 19h pode ser que tenha + apetite.

Obrigado,

Dolfo

Dolfo

terça, 19/jun/2007, 21:53

Ora aí vai o 2º video.
Já comeu melhor que ás 13h, mas está-me a deixar ficar mal, porque por vezes come com mais apetite.

Mas bom, aqui ficam 2 exemplos, e a sugestão para outros membros postarem também os videos da hora da refeição das suas aves criadas à mão.

Cumprimentos,

Dolfo

http://www.youtube.com/watch?v=gxRmes3mOEQ

carlosbombarral
Registado: terça, 17/out/2006, 23:20

terça, 19/jun/2007, 22:49

Boas
Então acedendo aqui ao pedido do Dolfo aqui fica um dos meus videos.
Espero que gostem... e depois digam qqr coisa.
Cumprimentos

http://www.youtube.com/watch?v=mHtLlNCGvM8
Carlos Felicio

Dolfo

terça, 19/jun/2007, 23:48

Boas,

:lol: Tão todos com um apetite voraz, assim é que é, pra ficarem grandes e fortes, como eu repito ao meu ring-neck :lol:

Desculpa a minha ignorância sobre bicos direitos :oops: Que aves são, Carlos? Canários? Pintassilgos?
E já agora, que idade têm?
Reparo que lhes dás a papa bastante líquida de modo que devem ser bem novinhos, certo?
E já agora, que marca lhes dás, quantas refeições/dia e em que quantidades?

É um espectáculo, a passarada pequenina a comer :wink:

Obrigado pelo video,

Dolfo

BrunoSilva

quarta, 20/jun/2007, 10:36

Bom dia,

Já fiz a minha gravação, mas não ficou mt boa(a máquina não ajuda nada), não tem som e tá um pouco escura, mas aqui fica o meu passarinho a ser alimentado.

http://www.youtube.com/watch?v=1DcjBRXDeQQ

Cumprimentos,

Bruno Silva

carlosbombarral
Registado: terça, 17/out/2006, 23:20

quarta, 20/jun/2007, 10:54

Dolfo Escreveu:Tão todos com um apetite voraz
Nas primeiras vezes não é bem assim, mas depois eles habituam-se e não querem outra coisa.
Dolfo Escreveu:Reparo que lhes dás a papa bastante líquida de modo que devem ser bem novinhos, certo?
Sim a papa é um pouco liquida e vai-se engrossando á medida que crescem, até passar a pasta e aí passo a dar em "palito"
Dolfo Escreveu:E já agora, que marca lhes dás, quantas refeições/dia e em que quantidades?
Dou-lhe 5 ou 6 vezes por dia, não ligo muito a horários e sempre me dei bem. Tento dar-lhe espaçado mas por motivos de serviço nem sempre é possivel, assim tento que tenham sempre o papo cheio. É da Nutribird, passando a publicidade.
Cumprimentos
Carlos Felicio

Dolfo

quarta, 20/jun/2007, 16:40

Boas,

Obrigado a ambos por participarem :wink:

Bruno, a tua gravação está ok, de facto só é pena não ter som.

Acho que ambos precisamos de melhorar é o enquadramento :lol:

Agora o Carlos é que é um verdadeiro profissional, a filmagem dele está impecável :P
Para além do facto que as aves dele são uma delícia de se ver a comer, com aquele apetite voraz!
Acho que o Bruno e eu temos muito que aprender contigo, nas filmagens como na alimentação!
Obrigado pelas tuas respostas.
Só não fiquei elucidado quanto a que aves são e que idade têm.
Nas primeiras vezes não é bem assim, mas depois eles habituam-se e não querem outra coisa.
Começaste a criá-las à mão desde muito cedo, para se habituarem com tanta facilidade? Parece que quanto mais cedo melhor, certo?
Eu até agora tenho tido receio de o fazer antes das 3 semanas, mas um dia destes vou tentar começar mais cedo.

Cumprimentos,

Dolfo

Dolfo

quarta, 20/jun/2007, 19:33

Carlos,

Estive a rever o teu video.

Se bem percebo usas uma seringa de 10cc, daquelas que têm uma borracha na ponta do êmbolo.
O Bruno aliás creio que também usa uma dessas, deve ser o modelo standardizado em voga agora.
Eu já tive várias dessas e não me consigo ajeitar com elas :x
O maior problema é que, provávelmente por ferver as seringas após cada refeição (de seguida guardo-as no frigorífico, prontas para a refeição seguinte), aquele bocado de borracha deve inchar e torna-se práticamente impossível manuseá-la! Aliás se forçar a puxar acontece o que já me aconteceu várias vezes, a borracha salta e fica presa lá dentro! :evil:
Tu também ferves as seringas? E se as ferves, ferves também a borracha?

Por isso é que continuo a usar uma velhinha de 5cc, que não tem borracha na ponta do êmbolo e que desliza bastante bem.
O problema com esta é que já deve começar a ter folga ou coisa do género, porque agora ao aspirar a papa lá para dentro tem tendência a fazer enormes bolhas de ar!
Ainda agora fui a uma farmácia ver se tinham deste género sem borracha, mas todas as que vi têm borracha na ponta! E esta foi uma veterinária que me deu 2 ou 3 há bastante tempo, para alimentar 1 gata que já não se conseguia alimentar porque sofria de insuficiência renal, e sobrou esta que uso agora.

Será que fervendo a seringa mas sem a borracha, já não alarga a borracha?
Ou será o facto de a ferver e em seguida a manter no frigorífico que produz esse efeito?

Já pensei tirar-lhe a borracha e usá-la sem borracha, mas aquilo na ponta do êmbolo tem uma espécie de espigão onde encaixa a borracha, e que impede que o êmbolo vá até ao fim se retirar a borracha.

Conselhos? Sugestões? Dicas?

Obrigado,

Dolfo

Milas
Registado: sexta, 09/mar/2007, 23:53

domingo, 24/jun/2007, 00:48

Boas,

Dolfo,
dou a papa mais liquida, mas como o Pedro chamou á atenção isso pode levar a problemas de má alimentação. Não meço as quantidades quando faço a papa, vou adicionando o pó até ter uma consistencia que me parece adequada. Tenho que fazer com medidas para ver se ando muito longe do recomendado pelos fabricantes. Já fiz mesmo como está recomendado mas não consegui dar sem juntar mais agua.

Uso seringas de 5cc e de 20cc todas em plastico, deixei de usar as que tem borracha porque se estragavam quando fervidas

Em relação ao teu cinzento Dolfo acho que deves forçar-lo um pouco a comer porque por vezes eles acham que já sabem tudo e não querem comer, mas se já come umas sementes eu não forçava demais que ele na proxima refeição já deve ter mais fome.

Cumprimentos

Dolfo

domingo, 24/jun/2007, 01:44

Milas,

Obrigadíssimo pela tua preciosa ajuda e por partilhares os teus conhecimentos práticos!

Quanto à consistência da papa: eu esta da Harrison, sobretudo desde que o Pedro disse aquilo sobre as crias ficarem enfezadas, estou a dar ao ring-neck tal como recomenda o fabricante: 1 parte de papa para 2 partes de água.
É 1 facto que fica espessa, e que ele gosta menos, mas neste momento como desde há uns dias passei a 3 refeições/dia, estou a dar-lhe 20cc de cada vez (com 1 seringa de 10cc), e óbviamente tenho de insistir, sobretudo para a 2ª seringa.
Mas não quero que ele fique enfezado :P
Em relação ao teu cinzento Dolfo acho que deves forçar-lo um pouco a comer porque por vezes eles acham que já sabem tudo e não querem comer, mas se já come umas sementes eu não forçava demais que ele na proxima refeição já deve ter mais fome.
Pois, eu insisto, ás vezes sou obrigado a forçar um pouco, porque por ele ficava bem com 5cc, e acho que isso não chega de forma alguma!
Mesmo a comer 20cc 3 vezes/dia, tipo umas 2 horas depois de comer já tem o papo vazio! E as refeições só são de 6 em 6 horas: 8:00; 14:00; 20:00.
É que ele não come sementes!
Se eu lhe der 1 girassol para a boca, para ele brincar, lá tenta mas deixa-o cair, nem sequer o abre.
Hoje tentei dar-lhe milho cozido (em massaroca), não lhe tocou (no entanto a fêmea lutino devorou tudo o que lhe dei!).
Ás vezes dou-lhe a roer 1 bocadinho de maçã golden, ou 1 pedacinho dum granulado Harrison (1 que eles têm que é suposto ser 1 guloseima, e serve para ajudar a converter as aves das sementes ao granulado), mas ele dá-lhes uma roedela e pronto, deixa cair.
Tem mesmo de comer a papa, para já não há outra hipótese.
Mas claro, todos os dias vou insistindo, ora com sementes, ora fruta, ora os tais granulados...
Uso seringas de 5cc e de 20cc todas em plastico, deixei de usar as que tem borracha porque se estragavam quando fervidas
Pois, eu comprei agora 1 de 10cc, mas tem a tal borracha na ponta do êmbolo!
O que tenho feito para evitar 1 deterioração rápida, é só ferver a parte exterior da seringa, mas não o êmbolo com a borracha. Só o mergulho (o êmbolo com a borracha) na água fervida em que fervo o exterior da seringa, depois de o ferver. E até agora tem dado resultado, mas bom, também só estou a usar esta seringa há uns 3 ou assim.

Onde arranjas tu essas seringas sem borracha?! Na minha zona parece que não há!

Mais uma vez obrigado.

Cumprimentos,

Dolfo

BrunoSilva

domingo, 24/jun/2007, 02:26

Olá Dolfo,

De facto isto tb me aconteceu, a borracha inchava quando fervida o que me causava um enorme transtorno :evil: , quando a minha namorada(que é enfermeira) me disse que era causado devido à água fervida. Comprei uma nova e já a usei imensas vezes e nunca mais tive esse problema, assim só fervo a outra parte e a parte com a borracha acabo só por a desinfectar.

Cumprimentos,

Bruno Silva

Voltar para “Vídeos e Áudio”