lucaribeiro
Registado: quinta, 19/abr/2012, 20:31

Qual o local de criação de pássaros silvestres?

quinta, 27/jun/2013, 22:36

Boa Noite

Tenho algumas dúvidas que por acaso me andam a "intrigar":
Os tentilhões e os lugres criam cá em Portugal?
Eu acho que os verdelhões criam cá, mas os tentilhões e os lugres...

Desde já obrigado.

Marcelo Andre
Registado: sábado, 03/mar/2012, 20:57

Re: Qual o local de criação de pássaros silvestres?

sexta, 28/jun/2013, 11:01

Boas,

Verdelhões e tentilhões criam cá, lugres não, sendo aves migratórias.

Cumps.

lucaribeiro

sexta, 28/jun/2013, 11:52

ok mas eu já vi em livros e na internet, a dizer que criam cá e outros a sitios a fizer que não, e por coincidençia já reparei que num sitio onde sei que tinha lá alguns, agora nao tem nenhum, por isso a minha questao, mas eles fazem ninho onde é porque eu vi e sei que tem é uma vacaria, e tem ao lado mesmo galinhas e mesmo em frente tem tipo uma bouça e ao lado dela um rio, por isso achava que nao faziam ninho cá porque têm o que é preciso lá, que até lá e eu sei que os tentilhoes agora só comem insetos.
Onde Poderam fazer ninho? Fiquei corioso!

JoaoPedro231
Registado: sexta, 11/jul/2008, 00:21

sexta, 28/jun/2013, 14:03

Boa tarde

Isto vai de mal a pior. Nem vou comentar, só dizer que não percebi quase nada do que escreveu.
Bem, os tentilhões criam em Portugal, são aves mais reservadas que os verdelhões e por isso é mais frequente criarem em áreas de pinhal. Mas isso não impede que não criem em áreas rurais. Em relação à alimentação, os tentilhões são aves granívoras (como tal alimentam-se de sementes) mas é comum os insectos fazerem parte da alimentação, bem como a fruta.

Cumprimentos
João Marques

Pedro121
Registado: terça, 17/out/2006, 09:46

sexta, 28/jun/2013, 15:25

JoaoPedro231 Escreveu: Isto vai de mal a pior. Nem vou comentar, só dizer que não percebi quase nada do que escreveu.
Menos mal, eu a seguir a "mas eu já vi em livros e na internet" não percebi mais nada.
Pedro Ramalho

NunoP
Registado: quinta, 06/dez/2012, 18:13

sexta, 28/jun/2013, 16:39

Perdoe-me, não percebi grande coisa. Mas tal como o user acima referiu, eu irei reiterar das espécies que mencionou, apenas os lugres não criam cá, já são 2 a dizer o mesmo.

cumprimentos.
Vicio antigo: apostar em futebol! Novo vicio: Criação de aves!

lucaribeiro

sábado, 29/jun/2013, 15:40

ok muito obrigado a todos, eu escrevi assim porque estava com presa e era só para dizer que num sitio que sei que tem tentilhoes nao tem lá nenhum, por isso aquelo texto todo, e de ter perguntado.
Prometo que vou escrever melhor. e com mais atenção.
E claro que confio nos senhores, confiei logo no primeiro.

pedroleitao
Registado: terça, 12/jun/2007, 21:39

quinta, 05/dez/2013, 08:52

bom dia os tentilhoes fazem sim, em portugal. o ninho deles nao costuma ser na ponta dos ramos, mas sim mais encostado ao centro da arvore, com teias de aranha, ramos e muito musgo, que fica optimamente camuflado.

são aves granivoras, mas fica com uma alimentação muito mista entre sementes, bagas e insectos.

É uma ave que fica mo meio dos totalmente granivoros, e dos insectivoros. na epoca de acasalamento, só usa praticamente os insectos para alimentar as crias, e por isso não tem a capacidade de regurgitar a comida vinda do papo e segundo experiencia minha os tentilhoes nao guardam comida no papo, ou seja, vai directamente para a moela (estomago).
Eu ja tive tentilhoes bebés e sei disso porque na altura de ajudar com o palito os papos nunca enchiam, a comida descia directamente para a moela.
Cumptos, Pedro Leitão

Criador de pintassilgos, cardinalitos, pintarroxos, canários selvagens dos açores, goulds, canários de cor, pintarroxos de queixo preto.
visitem:
http://gestbird.avespt.com/

Canary
Registado: segunda, 17/dez/2007, 10:56
Contacto: Sítio web

quinta, 05/dez/2013, 09:49

Boas!
É uma ave que fica mo meio dos totalmente granivoros, e dos insectivoros. na epoca de acasalamento, só usa praticamente os insectos para alimentar as crias, e por isso não tem a capacidade de regurgitar a comida vinda do papo e segundo experiencia minha os tentilhoes nao guardam comida no papo, ou seja, vai directamente para a moela (estomago).
Eu ja tive tentilhoes bebés e sei disso porque na altura de ajudar com o palito os papos nunca enchiam, a comida descia directamente para a moela.
Interessante :) levou-me a ler um pequeno texto que transcrevo:

"O papo está ausente em algumas espécies aviárias, como em aves insetívoras e corujas, e é bem desenvolvida nos frangos e pombos."

Provavelmente até podemos dizer que os Tentilhões serão é mais insectivoros....pois a nível digestivo estarão mais próximos dos insectivoros, ao não terem papo. :wink:

E uma das funções principais do papo é amolecer os grãos, sementes.....

Abraço,
João Marques

Visite:
http://jmcanary.skyrock.com/

pedroleitao

quinta, 05/dez/2013, 10:15

Canary Escreveu: Interessante :) levou-me a ler um pequeno texto que transcrevo:

"O papo está ausente em algumas espécies aviárias, como em aves insetívoras e corujas, e é bem desenvolvida nos frangos e pombos."

Provavelmente até podemos dizer que os Tentilhões serão é mais insectivoros....pois a nível digestivo estarão mais próximos dos insectivoros, ao não terem papo. :wink:

E uma das funções principais do papo é amolecer os grãos, sementes.....

Abraço,
Bom dia, concordo plenamente.
Cumptos, Pedro Leitão

Criador de pintassilgos, cardinalitos, pintarroxos, canários selvagens dos açores, goulds, canários de cor, pintarroxos de queixo preto.
visitem:

pedroleitao

quinta, 05/dez/2013, 10:21

estao muito mais perto das escrevedeiras e afins do que dos granivoros, alimentam-se perfeitamente em adultos de sementes mas são exclusivamente insectivoros no desenvolvimento da cria.
querem cria-los? terá de ser com larvas moles, para que descam para a moela e nao haja problemas na digestão da cria, principalmente nos 1ºs dias, depois já podem dar até grilos etc etc.
Cumptos, Pedro Leitão

visitem:

Voltar para “Fringilídeos e Fauna legalizada, inc. híbridos”