O canto Pintassilgo muda ao logo da sua vida?

Fauna silvestre Europeia, Americana, Híbridos: Pintassilgos, Verdilhões, Tentilhões, Cardinalitos, Xanthogastras, Magellanica, etc.

Moderador: Armando Moreira

O canto Pintassilgo muda ao logo da sua vida?

Mensagempor Armando Moreira » quinta, 25/jul/2013, 23:25

:) Ola a Todos!

Alguém sabe (ou tem experiência) se um pintassilgo macho adulto pode aprender novos cantos ao longo da sua vida?

Em caso afirmativo:

1 - como posso aperfeiçoar ou acrescentar novas notas ao seu canto?
2 - existe alguma época do ano mais favorável para ele aprender?

Em caso negativo:

1- qual a razão do canto de uma ave não evoluir ao longo da vida?

Quem diz pintassilgo, tentilhão, canário, cerezino, verdilhão e outras aves canoras de pequeno porte.
Não sei se estas outras espécies se comportam da mesma maneira. :?

Cordiais cumprimentos a todos :)
Armando Moreira
Site Admin

Registado: sábado, 14/Oct/2006, 22:38

Re: O canto Pintassilgo muda ao logo da sua vida?

Mensagempor Canary » sexta, 26/jul/2013, 23:29

Olá boa noite,

...... macho adulto pode aprender novos cantos ao longo da sua vida?

Se entendermos "novos cantos" como um canto completamente diferente do anterior, aí acho muito difícil.

Se entendermos que "novos cantos" é um canto diferente do inicial, aí sim acontece. Quanto a mim o canto vai-se alterando ao longo do tempo...mesmo que nada façamos para tal.

"O canto Pintassilgo muda ao longo da sua vida?" A resposta é positiva

Tenho um timbrado espanhol em que o canto actual, já só tem algumas partes iguais ao canto original. Já tem pelo meio canto de rouxinol do japão e partes de um canto de hibrido de pintassilgo.

Para desenvolver mais este tópico, nada melhor que o pessoal dos canários de canto. :)

Mas lendo algumas coisas dá para perceber que podemos ensinar as nossas aves (aqui depois há vários metodos.....e também bons e maus alunos...) e também há épocas mais favoráveis e até momentos do dia....

Uma coisa que não li, mas parece-me natural é que o macho aprende melhor se estiver sozinho..... Na companhia de uma fêmea para quê mudar o canto? :wink:

Cumps,

JM
João Marques

Visite:
http://jmcanary.skyrock.com/
Canary

Registado: segunda, 17/dez/2007, 11:56

Mensagempor Canary » sábado, 27/jul/2013, 12:14

Boas!

Queria acrescentar que o meu rouxinol apesar de estar junto de outras aves, este não copiou o canto das outras....já o inverso aconteceu, caso que já referi do timbrado espanhol. De qualquer forma noto que o canto actual do rouxinol é ligeiramente diferente do inicial, tem pequenas variações.

Também tive um hibrido de pintassilgo que introduziu notas de pardal....já depois de adulto.
O híbrido de pintassilgo é conhecido por mudar o canto na muda da pena....sendo já uma ave adulta, muda o canto.

Parece-me que todas as aves mudam o seu canto ao longo do tempo, mas nem todas da mesma maneira.....
Umas mudam apenas de forma muito subtil......outras mudam muito, caso dos canários timbrados e hibridos de pintassilgo..........factores como espécie, raça, ambiente têm com certeza influência.

Abraço,

JM
João Marques

Visite:
Canary

Mensagempor Armando Moreira » quarta, 31/jul/2013, 23:15

:) Ola a Todos!

Canary disse cito:

"Se entendermos que "novos cantos" é um canto diferente do inicial, aí sim acontece. Quanto a mim o canto vai-se alterando ao longo do tempo...mesmo que nada façamos para tal."

Digo eu :? :

Então se no primeiro ano usarmos uma gravação para ensinar o canto, poderemos no ano seguinte editar essa gravação e alterar/acrescentar algumas notas novas para melhorar o canto inicialmente aprendido.

Se existem épocas e momentos do dia mais favoráveis, pergunto quais são? 8)

Cordiais cumprimentos a todos, :)
Armando Moreira
Site Admin

Registado: sábado, 14/Oct/2006, 22:38

Mensagempor Canary » quinta, 01/ago/2013, 12:53

Boas!

Digo eu :? :

Tomara eu saber metade do que o Armando sabe...sobre aves....

Mas como dizem que os mestres também aprendem com os alunos, arrisco a dizer umas coisas...

Então se no primeiro ano usarmos uma gravação para ensinar o canto, poderemos no ano seguinte editar essa gravação e alterar/acrescentar algumas notas novas para melhorar o canto inicialmente aprendido.

há uns anos li um artigo, muito interessante, que divulguei aqui no forum...."o melhor método para ensinar canários canto" ....

1º O melhor seria o Armando selecionar o seu melhor pintassilgo cantor e fazer uma gravação desse canto.

2º Trabalhar essa gravação tirando os defeitos.

Apartir daqui teria uma boa base de trabalho....que poderia enriquecer (acrescentando notas) e ver como os alunos se iam portando.

Outra forma (caso não se tenha um bom maestro) seria pegar num bom CD de canto pintassilgo, ensinar aos jovens pintassilgos. E quando estes jovens fossem adultos eleger o maestro, gravar o seu canto, retirar os defeitos e ir acrescentando elementos favoráveis ao canto.

Mas o melhor é ler o artigo viewtopic.php?f=74&t=2359

Está em espanhol mas é muito bom.

Se existem épocas e momentos do dia mais favoráveis, pergunto quais são?

Aqui, tendo como base o que li e a minha experiencia a ensinar um papagaio a cantar a canção "atirei o pau ao gato"....

Do que li a melhor época é a muda da pena...não sei se é assim...dizem que os travessos nesta fase mudam o canto etc...etc....deve ter um fundo de verdade.

Em relação aos momentos do dia mais favoráveis....são os momentos em que as aves estão mais sossegadas, mais atentas, mais disponiveis para aprender.
Talvez antes do nascer do sol e depois do nascer do sol? Na penumbra? Fala-se em 2 horas de manhã e duas à tarde....já ouvi qq coisa assim.....

A mim 2 horas parece-me tempo demasiado :| !!!!! 5 minutos 10 minutos...parecem-me tempos mais razoávei para a capacidade de atenção das aves. Quando treinei o papagaio eram treinos curtos e várias vezes ao dia nos momentos em que estivesse mais atento. Com este método dos treinos curtos e momentos de maior atenção da ave, consegui que o papagaio cantasse toda a canção do principio ao fim sem se enganar, por isso resultou. :D (também me gravei a cantar a canção e reproduzia-a ao papagaio)

Espero que o pessoal dos canários de canto intervenha mais neste tópico....e quem deve perceber deste assunto também devem ser nuestros hermanos...os silvestristas.

Abraço

João Marques
João Marques

Visite:
Canary

Mensagempor Canary » quinta, 31/Oct/2013, 15:53

Boas,

"Observou que os tentilhões aprendiam a cantar de exemplares adultos uma só vez na sua vida, justamente antes de conseguirem a sua maturidade sexual, e posteriormente, perdiam para sempre esta capacidade de aprender. O período em que podem aprender chama-se "Período Crítico" da aprendizagem. Não acontece de igual modo com os canários, já que estes mudam de canto de um ano para o outro e são, deste modo, aprendizes ilimitados no tempo. Todos os anos tem um " Período Crítico" de aprendizagem antes de chegar a Primavera, desde os finais do Outono a princípios da Primavera ."

texto retirado de:
http://timbradosdiogosantana.blogspot.p ... nario.html

Eu já dizia:

Parece-me que todas as aves mudam o seu canto ao longo do tempo, mas nem todas da mesma maneira.....
Umas mudam apenas de forma muito subtil......outras mudam muito, caso dos canários timbrados

Foi mais uma pequena colaboração para este interessante tópico.....mas pelos vistos só eu acho o tópico interessante....o pessoal dos canários de canto onde andam?

Cumps,
João Marques

Visite:
Canary

Voltar para Fringilídeos e Fauna legalizada, inc. híbridos

Quem está ligado:

Utilizadores a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 2 visitantes